RESUMO LEI DE OHM, RESISTORES, ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES, ENERGIA ELÉTRICA, GERADOR, RECEPTOR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciências da Natureza e suas tecnologias - FÍSICA
Advertisements

ELETRÔNICA x ELETROTÉCNICA. ELETRÔNICA É a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel.
Circuitos elétricos Corrente elétrica - movimento orientado de portadores de carga elétrica por ação de forças elétricas. Os portadores de carga podem.
ELETRÔNICA x ELETROTÉCNICA
Condutores Apresentam portadores de cargas elétricas “livres”. Sólidos – Metais (cobre, prata) – elétrons Liquido – Soluções eletrolíticas (solução aquosa.
Nome: Ana Beatriz Ferreira Série: 3º Ano Maututino Professor: Vanderley.
Robert L. Boylestad Introductory Circuit Analysis, 8ed. Copyright ©1997 by Pearson Education, Inc. Upper Saddle River, New Jersey All rights reserved.
GERADOR ELÉTRICO Dispositivo que transforma uma certa forma de energia em energia elétrica.
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 2
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 3ª Série Capacitores.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física FUSÍVEIS E DISJUNTORES.
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
1.2.3 Grandezas elétricas: resistência elétrica de um condutor
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 95
Medições – parte I: Precisão.
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Confiabilidade Estrutural
Conceitos introdutórios
ELETRODINÂMICA BÁSICA
Física 3 CORRENTE E RESISTÊNCIA Fundamentos de Eletricidade
Fundamentos de Eletricidade
Aula 5 - Capacitância Carolina A. Ghelli
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
ELETRODINÂMICA.
SEL 0312 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS II Aula 10 – Proteção e Coordenação
Medida da resistência do circuito de terra
Física 3 OSCILAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS E CORRENTE ALTERNADA
Medidores de Temperatura
CIRCUITOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM engenharia mecânica CAMPUS LAGES.
Circuitos Elétricos Prof. Ademir Amaral.
Efeito Joule 10º ano.
AO VIVO CIRCUITO ELÉTRICO
Ciências da Natureza e suas tecnologias - FÍSICA
Capacitores e Indutores
Energia Potencial Elétrica Potencial Elétrico
Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?
CIRCUITOS ELÉTRICOS. Circuito elétrico é uma composição de dispositivos elétricos conectados entre si por materiais condutores e ligados a uma fonte de.
Eletromagnetismo – Aula 5
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
FÍSICA TIO ROSY.
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff
Professor Caio Gomes – Aula 2
Resistência elétrica 10º ano.
Professor Antenor Araújo
Formas fundamentais de energia
Professor Caio Gomes – Aula 2
O que você deve saber sobre
CIRCUITOS ELÉTRICOS.
ELETRODINÂMICA Corrente Elétrica; Resistência Elétrica;
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Geradores de corrente contínua
Riscos do uso da eletricidade
A Lei de Coulomb
Aparelhos de medição elétrica
Mecânica de Locomotivas II Sistema De Transmissão Elétrica:
Eletricidade e Magnetismo
Efeito Joule Miguel Neta, abril de 2019.
Geradores de corrente contínua
Corrente elétrica e diferença de potencial
RESISTORES Prof. Luciano.
ELEMENTOS DE MÁQUINAS II e SISTEMAS MECÂNICOS II
Corrente Elétrica Prof. Luciano.
3º ANO/2019 Física – Educador Airton Coelho. Ciências da Natureza e suas tecnologias – FÍSICA Ensino Médio, 3ª Série ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Primeira Lei de Ohm em Operação
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

RESUMO LEI DE OHM, RESISTORES, ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES, ENERGIA ELÉTRICA, GERADOR, RECEPTOR.

RESISTOR É todo elemento de circuito, cuja função exclusiva é efetuar a conversão de energia elétrica em energia térmica. O fenômeno da transformação de energia elétrica em energia térmica é denominado efeito térmico ou efeito Joule. • Símbolo do resistor:

LEI DE OHM A lei de Ohm estabelece a lei de dependência entre a causa (a ddp U) e o efeito (intensidade de corrente elétrica i ) para um resistor: OHM, Georg Simon (1787-1854), físico alemão. É conhecido pelos trabalhos sobre corrente elétrica, expostos em sua Teoria Matemática dos Circuitos Elétricos (1827), em que apresentou a noção de resistência elétrica e a lei que leva o seu nome.

RESISTOR ÔHMICO É o resistor que obedece à Lei de Ohm, isto é, U é diretamente proporcional a i (ou seja, R é constante para um dado resistor, mantido à temperatura constante). Curva característica de um resistor ôhmico:

POTÊNCIA ELÉTRICA DISSIPADA POR UM RESISTOR Um resistor transforma toda a energia elétrica recebida de um circuito em energia térmica; daí ser usual dizer que um resistor dissipa a energia elétrica que recebe de um circuito. Assim, a potência consumida por um resistor é dissipada.

RESISTIVIDADE A experiência mostra que a resistência elétrica de um resistor depende do material que o constitui, de suas dimensões e de sua temperatura. A resistência R de um resistor em forma de fio, de comprimento L e a área de seção transversal A, é dada por: Onde, ρ é a resistividade do material.

APLICAÇÕES DO EFEITO JOULE O efeito Joule, embora seja um inconveniente nas máquinas elétricas e nas linhas de transmissão, por representar perda de energia elétrica, tem grande utilidade em aquecedores elétricos em geral: ferro elétrico, chuveiro elétrico, fusíveis e lâmpadas incandescentes.

Reostatos   São resistores cuja resistência elétrica pode ser variada.

Fusíveis São dispositivos cuja finalidade é assegurar proteção aos circuitos elétricos. Sendo constituídos essencialmente de condutores de baixo ponto de fusão, como chumbo e estanho, que, ao serem atravessados por corrente elétrica de intensidade maior do que um determinado valor, se fundem.

Os fusíveis devem ser colocados em série com os aparelhos de um circuito. Abaixo temos alguns tipos: fusível de rosca; fusível de cartucho; representação de fusível em circuito.

Você sabe por quê? É comum ouvir-se falar, em noticiários, que esse ou aquele incêndio foi provocado por um curto-circuito. Considerando que o curto-circuito não causa danos ao aparelho em que ocorre, por que ele pode ser acusado de causador de incêndios?

Curto-circuito Provoca-se um curto-circuito entre dois pontos de um circuito, quando esses pontos são ligados por um condutor de resistência elétrica desprezível.

VOCÊ SABIA? Modernamente, nos circuitos elétricos de residências, edifícios e indústrias, em vez de fusíveis utilizam-se dispositivos que têm base no efeito magnético da corrente elétrica e são denominados disjuntores. Mas, afinal de contas, o que são disjuntores?

Disjuntor é uma chave magnética que se desliga automaticamente, quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o valor limite do dispositivo. A sua função é proteger o circuito elétrico no qual está inserido.

RESISTOR EQUIVALENTE   Inúmeras vezes tem-se necessidade de um valor de resistência diferente dos valores fornecidos pelos resistores de que dispomos; outras vezes, deve atravessar um resistor corrente maior do que aquela que ele normalmente suporta e que o danificaria. Nesses casos, deve-se utilizar uma associação de resistores. Em qualquer associação de resistores, denomina-se resistor equivalente o resistor que faria o mesmo que a associação.

GRAMÁTICA DA FÍSICA ! ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES   Os resistores podem ser associados basicamente de duas formas: série e paralelo. GRAMÁTICA DA FÍSICA ! De acordo com o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, associação significa combinação ou união.

Associação em série   Vários resistores estão associados em série, quando são ligados um em seguida do outro.

Na associação em série... • Todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. • As potências elétricas dissipadas são diretamente proporcionais às respectivas resistências.

• A resistência equivalente é igual à soma das resistências associadas: A ddp total é a soma das ddps parciais:

Associação em paralelo Vários resistores estão associados em paralelo, quando são ligados pelos terminais.

Todos os resistores estão submetidos à mesma ddp. • A intensidade de corrente total é igual à soma das intensidades de correntes nos resistores associados: O inverso da resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências associadas: As potências elétricas dissipadas são inversamente proporcionais às respectivas resistências.

GERADORES São equipamentos que transformam qualquer tipo de energia em energia elétrica. Pilhas, baterias, tomadas de rede pública, etc. A diferença de potencial entre os pólos de um gerador ideal é chamado força eletromotriz (f.e.m.). A f.e.m. é representada pela letra E, e sendo uma ddp sua unidade de medida é volt.

Gerador Ideal A diferença de potencial U entres os pólos de um gerador real é igual à diferença entre sua f.e.m.

RECEPTORES – FORÇA CONTRA-ELETROMOTRIZ Quando um gerador estabelece uma diferença de potencial U entre os terminais de um receptor, ela se divide da seguinte forma: uma parte desta E’, chamada de força contra eletromotriz (f.c.e.m.), é utilizada de forma util e a outra parte, que representa a queda de tensão r’ . i decorrente da passagem da corrente elétrica, é dissipada sob forma de calor.