Turismo de Aventura Segmentos Turísticos do Paraná:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
Advertisements

Classificação de trilhas
DESENVOLVIMENTO DO TURISMO
FMU – PÓS GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE DE AVENTURA
Atividades e Esportes de Aventura
ASPECTOS RELACIONADOS AO TURISMO E A NATUREZA
ATIVIDADES DE AVENTURA Ar – Terra - Água
O desejo de ocupar a grande área inexplorada do Paraná era antigo
ESPORTES RADICAIS: AÉREOS, AQUÁTICOS E TERRESTRES
A Rede Bourbon está presente em: São Paulo Paraná Santa Catarina.
PARQUE DA ÁGUA BRANCA – SÃO PAULO/SP
UEPG – Sobre a região do Segundo Planalto Paranaense e algumas de suas características, assinale o que for correto. 01) Nessa região do território.
Parque Estadual do ibitipoca-mg
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
Parque Estadual dos Três Picos
ATIVIDADES DE LAZER EM ÁREAS NATURAIS – UMA VISÃO DO TURISMO DE AVENTURA Adilson Nalin Luiz Diego Rigon Menão
C u b a t ã o.
Tudo o que querias saber e não tinhas coragem de perguntar.
ESTADO DO PARANÁ MAPAS PONTOS TURÍSTICOS
TURISMO HISTÓRICO NO PARANÁ
Análise dos Segmentos Turísticos do Paraná
TURISMO DE SOL E MAR NO PARANÁ
Plano Estratégico Regional de Turismo
1º fuso 3º fuso 2º fuso 4 º fuso.
PRO ADVENTURE Turismo de aventura Fone: (98) /
Equipe: Alessandra, Andressa, Anna Carolline, Hannah. 1.
O caso da Travessia do Pantanal MT & MS
Le Grand Canyon Avanço manual.
Carlos Alberto Tavares de Toledo
DIVERSIDADES DOS ESPORTES
A seguir, mostraremos os vários pontos comuns observados:
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de abril de 2012 “Roteiro Aventura” Dra. Patricia Ortiz e Ms.
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
Curso de Técnico(a) Administrativo(a) 1 Trabalho realizado por: Isabel Rio.
Portugal “Um destino de sonho” 1 Teresa Fernandes Entrar.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
DINAMICA FORMATAÇÃO DE PRODUTOS SUSTENTAVEIS
Turismo de Aventura.
RAPHAEL RAINE COORDENADOR ABETA RJ SENAC RJ 13 de Abril de 2010.
O Programa Turista Seguro tem por objetivo proteger empresas que trabalham com turismo de aventura, rural e ecoturismo, sem limitar idade, com cobertura.
Segmentação em Turismo (Mtur)
GESTÃO DO TURISMO Profa. Andreia Roque. Conteúdo Programático.
A FRAGILIDADE FINANCEIRA DO LITORAL DO PARANÁ Franciele Ortis dos Santos Iniciação Científica UFPR/TN Mayra Taiza Sulzbach Introdução/Objetivos A microrregião.
O Programa Meu Evento Seguro tem por objetivo proteger empresas que trabalham com turismo de aventura, rural e ecoturismo, sem limitar idade, com cobertura.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa.
FOCO DO PROGRAMA MEU EVENTO SEGURO
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Parque Estadual dos Três Picos. O começo Criado pelo Decreto Estadual de 05 de junho de Criado pelo Decreto Estadual de 05 de junho.
Plano de Turismo do Estado do Paraná
Crescendo Junto com o Esporte.  Fundada em 25 de setembro de 2002;  Clubes Filiados:  Clube Paranaense de Montanhismo – CPM;  Associação de Escalada.
Teoria e Prática de Turismo e Meio Ambiente
GUARTELÁ ECOTURISMO Agência de Turismo Receptiva Desde 2005
Roteiro Turístico Caminhos da Mata Atlântica
Da natureza nada se tira
Trabalho de Geografia Biomas Brasil
CAMPING DO PAIOL ÁGUAS DA PRATA - SP.
Santuários.
Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul é uma das 27 Unidades Federativas do Brasil. Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina.
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
Foz do Iguaçu Destino do mundo!
CHAPADA DOS GUIMARÃES.
Bonito-MS, o destino natural de seu evento.
Descobrindo informações no mapa. Leitura de mapa  Qual é o título do mapa?  O mapa apresenta uma escala? Qual é?  O que é a escala no mapa?  O que.
Normalização em Turismo de Aventura Secretaria Técnica – ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Delegação Brasileira – ISO International.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Descobrindo informações no mapa. Leitura de mapa  Qual é o título do mapa?  O mapa apresenta uma escala? Qual é?  O que é a escala no mapa?  O que.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
Intervenção em Ambiente e Património: urgências e emergências de int. no Património Fernando Magalhães Org. :Ctesp em Intervenção em Ambiente e Património.
LIMITES DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
VISITE O PARQUE TERRA RONCA COM TUDO ISSO E MUITO MAIS , CONFIRA!
Transcrição da apresentação:

Turismo de Aventura Segmentos Turísticos do Paraná: Alunas: Alana Machado, Camila Bizinelli e Thaysa Detsch 1

Turismo de Aventura: “Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo”. (Ministério do Turismo) Principais modalidades: cicloturismo, pára-quedismo, balonismo, parapente, arvorismo, rafting, canoagem, mergulho, kite-surf, windsurf, vela, bóia-cross, canionismo, trekking, ultraleve, off-road, etc. 2

O Turismo de Aventura no Paraná: Segmento turístico que está em franco desenvolvimento Teve sua exploração iniciada ‘recentemente’ Baseia-se principalmente nos recursos naturais existentes Envolve tanto o patrimônio natural, quanto o cultural em sua prática Buscou desde o início das atividades no estado a correta e eficiente certificação nas questões de segurança 4

O Turismo de Aventura no Paraná: Os maiores produtos do segmento no Estado são: Os parques nacionais Os parques estaduais Os parques municipais E as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) localizam-se em: Foz do Iguaçu, Guaraqueçaba, Ponta Grossa, Tibagi, Planaltina do Paraná, Morretes, entre outros municípios. Esses produtos vem sendo divulgados de forma mais efetiva ultimamente (feiras do segmento) 5

Roteiro de Aventura no Paraná: calango 6

Agências e operadoras de Turismo de Aventura cadastradas no Ministério do Turismo que operam roteiros e/ou atividades no Paraná: - Calango Expedições (Morretes), Atol das Rocas Turismo (Curitiba), Iguassu Esportes de Aventura (Capanema), Macuco Ecoaventura (Foz do Iguaçu), Vela e Aventura (Colombo), Ytayape Turismo (Tibagi), entre outras. 7

Modalidades mais exploradas: O público tem várias opções de roteiros, envolvendo modalidades como: Rafting Trekking (caminhadas) Rapel Arvorismo, tirolesa e escalada Cicloturismo Cavalgada – em propriedades rurais - Espeleoturismo (caving) – Ponta Grossa, Castro e Rio Negro 8

Modalidades pouco exploradas: Pára-quedismo: Campeonato de pára-quedismo em Londrina Asa-delta: Campeonato Paranaense de Voo Livre em Terra Rica Parapente: Campeonato Paranaense de Parapente do Paraná (FVLP – Federação de Vôo Livre do Paraná) em Terra Rica Off-road – Raid do Litoral em trilhas da região metropolitana e do litoral Montanhismo: São Luis do Purunã (Clube Paranaense de Montanhismo) Veleiros e lanchas: Paranaguá 9

Modalidades praticamente inexploradas: Sand boarding Kite-surf, windsurf, mergulho Bungee jump 10

Destaques: Regiões: Campos Gerais, Iguassu e Caminhos ao Lago Itaipu, Litoral, Curitiba e Região Metropolitana. Municípios: - Foz do Iguaçu - passeios de barco inflável (floating), trekking – trilhas das Bananeiras e do Poço Preto, macuco safári, rafting, rapel (cascading), arvorismo, tirolesa e muro de escalada - Cerro Azul - Rafting (noturno e diurno) próximo às nascentes do Vale do Rio Ribeira - Morretes - Boia-cross no rio Nhundiaquara - Prudentópolis - Cachoeiras, RPPN Ninho do Corvo, trekking, arvorismo, tirolesa - Ponta Grossa - Espeleoturismo (caving) - Caverna Olhos D`Água, as formações das Furnas Gêmeas, o Buraco do Padre e outros atrativos próximos - Tibagi - Rafting, canoagem e bóia-cross no rio Tibagi 11

Carências do segmento no estado: Poucos eventos realizados com enfoque no Turismo de Aventura; Divulgação deficiente, ou realizada de maneira isolada por cada destino, à um público restrito; Estado não é visualizado como um destino competitivo para aventura, quando comparado à São Paulo (Brotas) e Mato Grosso do Sul (Bonito), por exemplo. 12