A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARQUE DA ÁGUA BRANCA – SÃO PAULO/SP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARQUE DA ÁGUA BRANCA – SÃO PAULO/SP"— Transcrição da apresentação:

1 PARQUE DA ÁGUA BRANCA – SÃO PAULO/SP
7ª FEIRATUR - 13 A 15 DE AGOSTO /2010 PARQUE DA ÁGUA BRANCA – SÃO PAULO/SP

2 REGIÕES TURÍSTICAS DO RIO GRANDE DO SUL

3 TURISMO RURAL O Rio Grande do Sul por suas características culturais, históricas e geográficas, converte-se e um autêntico paraíso para a prática do Turismo Rural.

4 TURISMO RURAL “É o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. (EMBRATUR)

5 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Identidade Autenticidade Harmonia ambiental Preservação das raízes Divulgação dos costumes

6 BREVE HISTÓRICO 1985 – Projeto piloto de Turismo no espaço rural em Lages – SC como a alternativa para a inconstância da renda agrícola;

7 BREVE HISTÓRICO 1992 – Município de Lavras do Sul na região do Pampa Gaúcho – Microrregião Campanha, organizou 4 propriedades rurais.

8 BREVE HISTÓRICO 1994 – Criação da Associação Brasileira de Turismo Rural – ABRATUR, em Lages SC – O RS contava com mais de 20 propriedades. – Atualmente são mais de 100 propriedades turísticas rurais cadastradas na Setur-RS.

9 BREVE HISTÓRICO 1998 – Marco conceitual do Turismo Rural no Brasil. Realização da Oficina de Planejamento Subsídios ao Plano Nacional de Turismo Rural, desenvolvido no âmbito da EMBRATUR e do Ministério da Agricultura.

10 BREVE HISTÓRICO 2006 – Criação da Associação Brasileira
2006 – Oficina de elaboração do Plano Estratégico para o Turismo Rural 2007/2010 através do Programa de Regionalização do Turismo – “Roteiros do Brasil” – Ministério do Turismo; 2006 – Criação da Associação Brasileira de Turismo Rural do RS.

11 BREVE HISTÓRICO 2007 – Assinatura do Termo de Cooperação Técnica que instaurou o Grupo Gestor de Turismo Rural, que estabelece ações e programas direcionados ao processo de ordenamento e fortalecimento do Turismo Rural no Estado do Rio Grande do Sul.

12 GRUPO GESTOR DE TURISMO RURAL
Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer; Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio; Secretaria Estadual da Cultura; Secretaria Estadual do Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre; Representantes das 23 Microrregiões Turísticas; ABRATURR-RS; SENAR;

13 GRUPO GESTOR DE TURISMO RURAL
EMATER; SENAC; SEBRAE; Quinta da Estância Grande e Pousada de Todos os Santos (representando os empreendedores); Instituto Escola do Chimarrão; FETAG-RS; IGTF; FAMURS; SINDEGTUR-RS; ABBTUR-RS.

14 BREVE HISTÓRICO Em 2007: Criação da Lei nº de 26 de novembro de 2007 que institui a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural no Estado do Rio Grande do Sul.

15 BREVE HISTÓRICO Em 2008 foi firmado Termo de Compromisso entre a Setur, Seappa, Emater, Senar, Senac, Sebrae, Fetag e o IMB, visando o desenvolvimento de Programa de Cooperação para a elaboração, captação de recursos e gestão de projetos.

16 MEIOS DE HOSPEDAGEM DE TURISMO RURAL
Classificação estabelecida pela Setur: Casas de Colônia Casas de Fazenda Hospedarias Coloniais Fazenda-Hospedarias Programa Especiais

17 Oferta de Produtos e Serviços
Visitação/participação em atividades da propriedade Produtos coloniais Shows Atividades ligadas aos hábitos e estilos de vida do campo. Na plantação = pomar, horta plantio fiação Caminhadas tapetes Oferta de Produtos e Serviços Feiras Na indústria Pescarias sucos de fruta conservas Danças folclóricas Cavalgadas Gastronomia Visitação a atrativos da região Rodeios Atividades recreativas, esportivas, lazer e entretenimento. Práticas artesanais

18 Melhorar sua relação social
Proximidade com a natureza e as formas de vida do campo Conservar e valorizar seu patrimônio Melhorar sua relação social e de seus filhos Melhorias na propriedade Ingresso extra de dinheiro Benefícios Empreendedores UM LUGAR AUTÊNTICO E NATURAL

19 BenefíciosVisitantes
Um contato com gente local, com objetivo de compensar a despersonalização das cidades Uma proximidade com a natureza e com as formas de vida do campo BenefíciosVisitantes Um tipo de vida diferente que lhes permita recuperar forças Um lugar tranquilo, sem ruídos urbanos e não massificado ALGO AUTÊNTICO E NATURAL

20 PLANO ESTRATÉGICO – 2007/2010 OBJETIVOS
Ordenar o segmento Turismo Rural; Promover e estimular a eficiente informação/comunicação no setor; Promover a articulação de ações; Incentivar e apoiar formas eficientes de promoção e comercialização;

21 OBJETIVOS Promover e estimular a capacitação de Recursos Humanos;
Estimular o envolvimento das comunidades locais; Promover, incentivar e estimular a criação e a adequação de infra-estrutura para o setor.

22 ESTRUTURAÇÃO/ORDENAMENTO E DESENVOLVIMENTO
4 EIXOS: EIXO 1 EIXO 3 EIXO 4 EIXO 2 ORGANIZAÇÃO GESTÃO INFRA-ESTRUTURA SERVIÇOS PÚBLICOS PROFISSIONALIZAÇÃO CAPTAÇÃO PROMOÇÃO COMERCIALIZAÇÃO

23 INCENTIVO Identificação de fontes de cooperação e captação;
Negociação de crédito diferenciado; Simplificação de mecanismos de concessão de crédito; Definição de critérios de alocação de recursos para financiamento de infra-estrutura;

24 INCENTIVO Fomento e apoio a iniciativas de pequenos e micro empreendedores. Elaboração e efetivação de estratégias e ações eficientes para a promoção e comercialização de produtos e serviços; Criação de mecanismos que priorizem a qualidade de produtos e serviços; Divulgação permanente.

25 CONSIDERAÇÕES Atuação integrada para o aprimoramento do Turismo rural;
Legislação específica; Capacitação profissional; Qualificação dos aspectos construtivos, equipamentos e serviços apresentados;

26 CONSIDERAÇÕES Captação e fidelidade da clientela;
Comercialização permanente; Turismo Rural deve ser entendido como negócio, encarado de maneira séria e profissional; É o segmento que tem a cara do Rio Grande do Sul.

27 Recursos da União RECURSOS PÚBLICOS Recursos do Estado SETUR
Ministério do Turismo Emendas: Deputados Federais e Senadores RECURSOS PÚBLICOS Recursos do Estado SETUR Emendas: Deputados Estaduais Recursos do Município Secretaria Municipal do Turismo Emendas: iniciativa popular Emendas: Vereadores

28 CONTATOS E-mail: turismo-rural@turismo.rs.gov.br
Divisão de Planejamento/SETUR Telefone: (51) 3288 – 5448 Site:


Carregar ppt "PARQUE DA ÁGUA BRANCA – SÃO PAULO/SP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google