O que é filosofia? Professor José Roque Pereira de Melo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
A Concepção Objetiva da Arte
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Psicologia das Relações Interpessoais
FILOSOFIA O que faz um filósofo?
FILOSOFIA.
1 - Ética, sociedade e tecnologia CLAUDIO LUIS DE ALVARENGA BARBOSA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
By Búzios Slides A CASA DO AMOR 1.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
ARTES DA IMAGEM, DA MÚSICA E DO PENSAMENTO
Respostas Tema: O que é Filosofia?
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
O início da transformação
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
A CASA DO AMOR.
Teorias do conhecimento
Em busca de uma compreensão
O Tempo de Deus Em alguns momentos, temos a impressão de que Deus está muito distante como se estivesse indiferente ás nossas necessidades, sem pressa.
“É preciso saber Vê-lo”
HUMILDADE X ORGULHO.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Liberdade avanço manual.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Filosofia O que é filosofia?.
Platão e o mundo das Ideias
Tecle para o avanço dos slides.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
O que vim fazer neste mundo?
POR QUE TANTOS PROBLEMAS?
Ciência, tecnologia e sociedade
Professor Douglas Pereira da Silva
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Immanuel Kant.
FILOSOFIA.
Unidade 1: A Origem da Filosofia
INTRODUÇÃO ..
René Descartes ..
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
As bases da ciência moderna
René Descartes ..
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
02 de janeiro de 2015 O que é felicidade? “Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a.
Professor: Suderlan Tozo Binda
FILOSOFIA.
Filosofia Moderna.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Transcrição da apresentação:

O que é filosofia? Professor José Roque Pereira de Melo Filósofo e Sociólogo

O Método Filosófico: Para Platão, o método da Filosofia é a dialética, cujo ponto de partida seria “nada sabemos, mas queremos saber”. Porém, esse saber deve ser apreendido e ao mesmo tempo negado, para se tornar uma verdade filtrada em discussão. É um método de diálogo consigo mesmo e com o outro. Visa à busca de um conhecimento mais resistente às críticas, para formar o chamado saber filosófico. Esse saber é essencialmente racional, mas não exclui aspectos intuitivos, pois a filosofia busca entender até mesmo o que parecer ser irracional, incompreensível ou inquestionável. Além do método dialético, a Filosofia conta também com a disposição de ânimo do filósofo, seu rigor e a intuição tanto sensível quanto intelectual e espititual.

Seria a filosofia inútil? Muitos desprezam a filosofia e julgam-na uma ferramenta complicada e totalmente inútil. Alguns enxergam os filósofos como meros guardiões de falácias inúteis. Para compreender esse desdém é preciso considerar o que as pessoas atualmente julgam como útil ou inútil. Analisando os eventos históricos, especialmente dos últimos séculos, percebe-se que a filosofia teve um papel fundamental para a transformação não apenas do mundo, mas das pessoas, individualmente. Os filósofos já afirmavam isso: para Descartes, a filosofia é o conhecimento perfeito de todas as coisas, para Kant a felicidade humana pode ser obtida pelo conhecimento da razão adquirida de si mesma.

Para Marx: a filosofia deve ultrapassar a mera contemplação, a fim de poder transformar o mundo. Segundo Espinosa, a filosofia é o caminho árduo e difícil, por isso, uma mente desacostumada a refletir pode rotulá-la como inútil. Falácia: qualidade do que é falaz, falsidade, no aristotelismo, qualquer enunciado ou raciocínio falso que , contudo, simula a veracidade, sofisma. Podemos afirmar que inútil é a negação do útil. E o que é o útil, nessa perspectiva? Dinheiro, coisas, carreira, corrida contra o tempo, prestígio, fama e poder? Tudo isso tende para o individualismo e resulta na avaliação do homem pelo que ele conquista e não pelo que ele é. É o que podemos chamar de reverência ao útil.

Nesse critério de excelência para vida, onde o meio se torna um fim, a Filosofia não é útil, pois sua esfera de atuação inclui o questionamento, o comprometimento e a dádiva. Isso, naturalmente da mais trabalho e cansa a mente habituada com o tudo pronto ou deixa que eu penso por você. * Encerrar toda a vida num paradigma de indiferença, e de utilidade é o mesmo que reduzir o homem, a uma existência alienada, e sem sentido. É provável que por essas razões, Aristóteles, afirmava que o valor intrínseco da filosofia, estava no fato de ela ser uma ciência inútil.

O Mundo é movido por ideias filosóficas: O mundo é visto hoje como um campo de batalha das ideias, e os filósofos dão a direção de marcha dos seres humanos. Vidas preciosas estão sob o cunho das ideologias. Basta lembrar os feitos de Adolf Hitler, com sua concepção sobre o poder e elitismo étnico, e Mahatma Gandhi, em sua luta pela paz e liberdade na ìndia. A filosofia de Karl Marx, por exemplo, representava concepções contrárias às que predominavam no seu tempo. Isso resultou em sua expulsão da Alemanha, sua terra natal. Porém, com o tempo, suas reflexões inspiraram revoluções em diversos países. Sua princiapal obra, O Capital, é estudada até hoje. É impossível falar de relações empregado e empregador, por exemplo, sem considerar seu nome e suas ideias.

Contra os filósofos que possuem Deus sem Jesus Cristo Filósofos- eles acreditam que Deus é o único digno de ser amado e admirado, e desejaram ser amados e admirados pelos homens; e não conhecem sua corrupção. Sentem-se cheios de sentimentos para amá-lo, e acham nisso a sua alegria principal, estimem-se bons enquanto é tempo. Mas, se se acham repugnantes, se a sua única tendência é estabelecer-se na estima dos homens e se, por toda perfeição, conseguem apenas que, sem forçar os homens, os façam achar a felicidade em amá-los, direi que essa perfeição é horrível. Conheceram Deus e não desejaram unicamente que os homens se detivessem neles! Quiseram somente ser o objeto da felicidade voluntária dos homens! Pascal.

É possível aprender a Filosofar? Na filosofia, as perguntas são mais importantes que as respostas, e o ouvir tem maior relevância que o falar. As perguntas nos inquietam e nos fazem caminhar como se a estrada não tivesse um fim. O ouvir sinaliza nosso interesse, busca e empatia. O filósofo é muito mais um garimpeiro do saber do que dono da verdade. Quando meditamos ou discorremos sobre as questões e problemas filosóficos; quando raciocinamos e discutimos metodicamente sobre temas e pensamentos morais; quando produzimos textos que enfatizam nossa preocupação com o ser “tu” e com ser “eu”, quando construímos e reconstruímos por meio de abstrações ; quando nos entregamos a lingas reflexões para compreender o mundo e agir sobre ele, estamos filosofando.

A filosofia é um instrumento inovador na vida daquele que busca a sabedoria. Mas é necessário também que esse instrumento funcione como uma chave para abrir os significados de si mesmo e do mundo. Os primeiros passos de um filósofos são dados quando ele se permite conviver com ideias diferentes das suas. Assim, ele passa a amar o exercício reflexivo e torna-se um cultivador e semeador de sabedoria. Após estudar conceitos de filosofia neste módulo, percebemos que o nome da mais antiga área do saber não expressa toda a sua dimensão. As próprias definições conferidas pelos filósofos ao longo da história foram tão divergentes, que nos dão uma ideia da exaustiva tarefa de encontrar uma conceituação exata do que é filosofia.

Isso significa que tais definições estejam erradas, mas evidenciam as inúmeras tentativas de criar uma definição capaz de abranger os diversos sistemas filosóficos dos últimos 25 séculos. Basicamente, a filosofia pode ser vista como o homem refletindo sobre si mesmo, bem como a busca por compreender as relações primeiras e últimas das coisas. Trata-se da construção de uma visão de mundo puramente racional.