A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A mensagem Fundamental do Livro do Génesis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A mensagem Fundamental do Livro do Génesis"— Transcrição da apresentação:

1 A mensagem Fundamental do Livro do Génesis

2 Deus é a resposta à razão da existência é o sentido de tudo e para tudo o que existe.
Na dinâmica da criação a relação é fundamental. O mundo deve a sua existência a um Outro.

3 Entendida neste sentido religioso, a criação é a boa notícia que diz que tudo o que existe, existe por amor. Isto quer dizer que só o Amor que chama à existência nos pode dar a certeza de que toda a vida e cada vida tem um sentido.

4 Os autores bíblicos através da sua forma poética de falar e de escrever, com uma linguagem carregada de imagens, símbolos e metáforas apenas pretenderam levar o homem a aproximar-se de Deus e a descobrir que Ele está presente e vivo na história.

5 Para o povo de Israel a Criação não é mais que a intervenção de Deus na construção do universo e da história humana. É Deus que traz a paz e a harmonia, a luz e a bondade. É Deus que faz surgir os elementos e faz viver. Por isso toda a criação é boa, porque Deus é BOM.

6 Adão e Eva são nomes simbólicos
Adão e Eva são nomes simbólicos. Adão significa humanidade criada por Deus à sua imagem. é aquele que é tirado da terra, o que significa o enraizamento corporal do homem no universo material.

7 O texto bíblico refere esta relação com a terra sublinhando que é o sopro de vida que Deus lhe insufla nas narinas que faz dele uma pessoa viva, capaz de se relacionar e amar. Eva, significa vida, mãe dos viventes, lugar da vida, maternidade. Exprime a função maternal da mulher. Aquela que transporta em si a vida.

8 Outros elementos simbólicos da narrativa da criação:
SETE, é um número sagrado que significa plenitude, totalidade e perfeição

9 Jardim do Éden: Jardim das Delícias ou Paraíso Terrestre é, na tradição das Religiões Abraâmicas, o lugar simbólico da primeira habitação da humanidade Se tivermos em atenção que as origens remotas do povo bíblico estão situadas na Mesopotâmia, uma região muito fértil entre os rios Tigre e Eufrates, perceberemos a razão de ser desta imagem

10 A Árvore: a imagem das duas árvores evoca os desejos mais profundos da humanidade. A árvore da vida evoca a imortalidade A árvore do conhecimento do Bem e do Mal, evoca o desejo de conhecimento absoluto e de domínio. Ser para si mesmo a referência absoluta, isto é, assumir-se como Deus.

11 A Bíblia apresenta dois relatos da criação. Ver p
A Bíblia apresenta dois relatos da criação. Ver p. 34 do MA §1 das narrativas. Estes textos têm como objetivo expressar a fé num Deus bom que tudo criou.

12 São textos com uma mensagem religiosa sobre Deus e a humanidade
São textos com uma mensagem religiosa sobre Deus e a humanidade. Deus intervém com cuidado e bondade de pai na formação do homem e da mulher Estes são feitos um para o outro e são reflexo da glória de Deus , porque são criados à sua imagem e semelhança

13 É Deus que tudo cria e é Ele que por puro amor mantém todas as coisas na existência. Ver p. 37 § 3
A harmonia original no paraíso terrestre, retrata o grande sonho da humanidade, ao mesmo tempo é um apelo à transformação do mundo.

14 Então, em quem acreditar, na Bíblia ou na Ciência?
Esta é uma pergunta que não faz sentido para quem quiser usar honestidade intelectual

15 Na verdade em vez do ponto de interrogação é importante colocar um ponto final: Bíblia e Ciência.
A intenção do autor sagrado era dizer que Deus chamou o homem ao princípio e continua a chamar-nos a uma vida de amor e de harmonia com todas as coisas criadas. Ver p. 39 último §

16 O Amor, o Respeito e a admiração pela criação enquanto obra do amor infinito de Deus, vêm retratadas no livro das orações de Israel: Os Salmos. O Salmo 8 é disso testemunha. É um canto de admiração e de louvor ao Deus Criador e, ao mesmo tempo, uma afirmação da dignidade do ser humano, como a obra-prima da criação. Ver p.41 Salmo 8

17 O Salmo confronta a grandeza do universo, a imensidão de Deus com a pequenez do ser humano.
Um confronto que produz uma enorme admiração pela bondade de um Deus que faz dos homens seres quase divinos.

18 Olhando a criação nós descobrimos outra coisa interessante, ela não é um facto acabado, que vive algures mergulhada no passado. Deus continua a criar e nesta ação criadora tem o contributo das suas criaturas.

19 Podemos perguntar-nos qual é o nosso contributo hoje para continuarmos a obra da criação
Como podemos nós contribuir para esta obra grandiosa? Ver p. 43 dois últimos § Todos temos um dom especial uma habilidade peculiar, que é necessário desenvolver e colocar a render pelo trabalho e empenho, como contributo e colaboração na obra da criação

20 Síntese final: Não era o passado que preocupava os autores de Gn 1-2, eles quiseram dar resposta a interrogações e situações das pessoas do seu tempo. A harmonia original de que falam retrata o grande sonho da humanidade. E, ao mesmo tempo, apresenta a possibilidade real de as pessoas conseguirem a perfeita harmonia e paz, se se deixarem guiar pela luz e pela força de Deus, colaborando na sua obra.


Carregar ppt "A mensagem Fundamental do Livro do Génesis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google