Simbologia do conto O Tesouro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGRADECIMENTO.
Advertisements

O CÉU: JESUS GLORIFICADO Apocalipse 1:1.
É TEU SANGUE É TEU SANGUE, MEU SENHOR JESUS,
Jeová é o teu cavaleiro Sobre tua vida, meu irmão, não vale encantamento Sobre tua vida, meu irmão, está a benção do Senhor A força do teus opressores,
O Sanctus do Requiem de Fauré faz-os sentir a SANTIDADE de Jesus
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
O corvo e o jarro.
MARCOS
MARCOS
Oração Eucarística IV Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida.
Ezequiel 36, A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: “Filho do homem, os da casa de Israel estavam morando em sua terra. Mancharam-na.
Rute a Moabita Época dos Juízes.
O Cachorro e o Coelho.
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
A mesa do velho avô....
DIANTE DO TEU ALTAR DIANTE DO TEU ALTAR, SENHOR,
Na primavera de 1947, numa enfermaria de um hospital na cidade da Itália -Montichiari, uma jovem chamada Pierina Gilli, teve uma visão da Virgem Maria.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
A luz é como a água.
O TESOURO de Eça de Queirós.
Conhecer o personagem central de um livro o faz mais agradável. O mesmo ocorre com o Apocalipse A palavra “Apocalipse” significa: Revelar Descobrir.
Aceitação incondicional
Uma beleza indiscutível e incomparável
COLACIO.J SLIDES APRESENTA
Vestido Azul.
BOMBEIROS... Uma filosofia de vida!.
QUEM É O VERDADEIRO COELHINHO?.
Em Caná.
Leon Tolstói Clic 2006.
OS CAMINHOS DE DEUS.
A eucaristia Começar.
Natal Natal História de Natal.
Discernindo os tempos Lucas
Seja.
NATAL EM PAZ Era uma vez dois irmãos que se chamavam Alex e Madalena. Apesar da diferença de idades entre eles – Alex tinha catorze anos e Madalena tinha.

PROJETO PEQUENOS LITERATOS
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
CAMPANHA “A ESPADA DO ESPÍRITO”
Os Três Porquinhos.
IGREJA CORPO DE CRISTO A NOIVA Aula5 – 08/06/14.
O perigo de perder a si próprio
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Você já parou para pensar, algum dia, como era o homem Jesus? Se nos inspirarmos nos Evangelhos podemos esboçar Sua aparência física e espiritual. Verdadeiramente,
“Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces
O BAPTISMO SACRAMENTO QUE NOS TORNA FILHOS DE DEUS E MEMBROS DA IGREJA.
Simplesmente Igreja.
"Fazei o que Ele vos disser". "Fazei o que Ele vos disser"
1 OLHANDO A SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ, * SAIBAMOS FAZER A PARTILHA DOS GESTOS DE AMOR E DE FÉ. MARIA, MÃE SANTA E ESPOSA EXEMPLAR; * JOSÉ, PAI.
Maria a escolhida de Deus
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
SER FORMADO NAS ADVERSIDADES
A verdadeira história do Natal
O vestido azul Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado.
A Estrela Dourada A noite estava fria, muito fria, e como todas as vésperas de Natal, a minha mãe e a minha avó estavam a preparar a comida habitual para.
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
Em uma casa muito simples, moravam dona Ana e "seu" Flávio, com 4 filhos. O mais velho era o Gerson, que estava com 9 anos de idade. "Seu" Flávio estava.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Recentemente terminei minha faculdade. O último trabalho que tive que apresentar foi o de sociologia. O professor apresentou um projeto chamado sorriso.
1 Samuel ao 4 O AMOR É UM TEMA MUITO IMPORTANTE PARA OS CRISTÃOS. JESUS ENSINOU QUE OS MANDAMENTOS MAIS IMPORTANTES QUE É?
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
Para inicio da apresentação : F5
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Conto criado a partir da “ Receita para conto de fadas ” de Garatujas fantásticas cozinhado na “Panela das Histórias” pelas crianças da Sala Fixe
Lição 12 para 18 de junho de «Ora, derramando ela este ungüento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento» (Mateus 26:12) Pouco.
Abraçand o Jesus Consagrado à Sta. Zita- protetora da empregada doméstica USE O MOUSE.
Transcrição da apresentação:

Simbologia do conto O Tesouro

O conto “O Tesouro” é enriquecido com uma simbologia especial O conto “O Tesouro” é enriquecido com uma simbologia especial. Há símbolos que tornam a história macabra e sombria acentuando a fraternidade familiar versus ambição, que revela o poder do egoísmo e as suas consequências.

O número três Durante a narrativa nota-se a presença marcante do número três, que, além de outros significados, refere-se na obra à representação de um inteiro. Como uma família, que é representada por pai, mãe e filho, numa hierarquia, os irmãos Medranhos possuem tal hierarquia. No entanto, são uma família imperfeita, ao contrário do três, símbolo da perfeição. “Os três irmãos de Medranhos...” “... a comprar três alforjes de couro, três maquias de cevada, três empadões de carne e três botelhas de vinho.” “... três chaves nas suas três fechaduras...”

O cofre, as fechaduras, as chaves O cofre simboliza a proteção e a preservação que são asseguradas pelas três fechaduras. Só as três chaves em conjunto permitem abrir o cofre. Num momento de cooperação entre os irmãos foi-lhes possível ver o tesouro; no entanto, esse espírito não se manteve, por causa da ganância, e perderam o tesouro e a vida.

A lareira A lareira, na simbologia, é o “centro de vida”, pois traz calor e luz ao lar. No conto, ela é descrita como “lareira negra” que não é acesa há muito tempo, passando a ter significado oposto. “... diante da vasta lareira negra, onde desde então não estalava lume, nem fervia panela de ferro...”

A água A simbologia da água representa, principalmente, a “vida” e a “purificação”. “…Rostabal arremessara para a relva o sombrero e a espada; e debruçado sobre a laje escavada em tanque, de mangas arregaçadas, lavava, ruidosamente, a face e as barbas.” “Rostabal caiu sobre o tanque, sem um gemido, com a face na água, os longos cabelos flutuando na água.” “... entre uivos, procurava o fio de água, que recebia pelos olhos, pelos cabelos.” “A fonte, cantando, lavava o outro morto.”

O vinho O vinho, segundo a simbologia, representa o sangue, derramado por todos os personagens do conto. “Oh vinho bendito, que tão prontamente aquecia o sangue!”

O corvo A figura do corvo aparece no conto por mais de uma vez. Segundo a simbologia, o corvo representa mau agouro, é a ave negra dos românticos. É também importante, porque é uma ave necrófaga. “Um bando de corvos passou sobre eles, grasnando.” “Dois corvos de entre o bando que grasnava, além nos silvados, já tinham pousado sobre o corpo de Guannes. “

A cor ruiva Rui, personagem mais ativo desde o começo até o fim do conto, é um homem ruivo. Desde as iniciais de seu nome, até suas atitudes, mostram que a simbologia do ruivo é muito importante na obra. Segundo a simbologia, o ruivo representa fogo impuro. “Então Rui, que era gordo e ruivo...”

O ouro Embora a simbologia do ouro seja repleta de significados, na obra podemos dizer que o ouro moeda (tesouro) é de perversão e exaltação impura dos desejos, uma vez que poderia ser a possibilidade de elevação das personagens, mas estes não o merecem. “E dentro, até as bordas, estava cheio de dobrões de ouro!”

A cantiga de Guanes A música cantada por Guanes quando parte e chega de Retortilho representa o luto e preconizava má intenção. Olé! Olé! Sale la cruz de la iglesia, Vestida de negro luto . . .