Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Saúde Fundação Municipal de Saúde
Advertisements

Influenza A H1N1 Como se prevenir!
VIROSES Prof Edilson Soares
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
Distribuição Geográfica de casos confirmados de Influenza A(H1N1)
Vírus.
Material organizado e selecionado por Adriana Dourado e Fátima Guirra
Vírus: Os únicos seres acelulares
Prof. Thiago Moraes Lima
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
VÍRUS.
O QUE È GRIPE? È um virus chamado de influenza .QUE EM VEZ D POSSUIR DNA EM SEU INTERIOR COMO A MAIORIA DOS VIRUS , ELE APRESENTA UM FILAMENTO ÚNICO DE.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
Doenças causadas por vírus
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O VÍRUS DA GRIPE A (H1N1)
E.E Camilo Bonfim Rubéola
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
Macaé, 23 de Janeiro de 2013.
Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
A criança internada na Unidade Intermediária
GRIPE sempre deve ser combatida
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NA UNB
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
Doenças Bacterianas Carol 1º ano EM.
OLÁ A CLINICA DR. VIETE FREITAS CONVIDA TODOS A CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE AS VACINAS BÁSICAS DO CALENDÁRIO INFANTIL.
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
O que é Influenza A(H1N1)?.
GRIPE A.
Brasil unido x dengue.
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
SÉRIE DE SAÚDE.
Doenças de pele.
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
VARICELA Vitória Albuquerque Residente pediatria HRAS/SES/SES/DF
O QUE É A GRIPE A. O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos.
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
MENINGITE.
Caxumba.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
GRIPE = INFLUENZA.
Aspecto Epidemiológico
Apresentação: -Barbara Lopes -Camila Martins -Dulhe A. Pereira -Gabriela Lima -Mayra Pamela _________Saúde Publica________ Prof° Charlene.
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Gripe Suína/Gripe A Ofélia 07/07/2009.
VIVÊNCIA PROFISSIONAL
Caxumba, Sarampo e Rubéola
Gripe Suína Influenza A (H1N1)..
Gripe São três os tipos deste vírus: A, B e C.
Biologia Cap. 05 – Doenças humanas causadas por vírus II
Estrutura do vírus do Sarampo
SARAMPO.
Grandes epidemias: um passado presente
Flávia Maria Borges Vigil
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Nº 285 Segunda-feira PREVENÇÃO Nº 94 Terça-feira PREVENÇÃO Nº 95 Quarta-feira PREVENÇÃO Treinamento Diário Produção e Segurança (semana 23/11 a 28/11/15)
Vírus Aula 1 Professora Natália.
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Sintomas, Contágio e Prevenção
Transcrição da apresentação:

Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013 E.E Camilo Bonfim Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013

Rubéola Rubéola

Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal. Sintomas : O período de incubação do vírus é de cerca de 15 dias e o sintomas são parecidos com os da gripe: Dor ao engolir; Dores no corpo (articulações e músculos); Coriza; Aparecimento de gânglios (ínguas); Febre; Exantemas (manchas avermelhadas) inicialmente no rosto que depois se espalham pelo corpo todo.

Prevenção : A prevenção pode ser feita pela vacinação das pacientes não imunes (sorologia para rubéola com IgG e IgM negativos), desde que em uso de métodos anticoncepcionais por um período de 3 meses após a vacinação. Também deveriam ser vacinadas todas as crianças aos 18 meses de idade e as puérperas que ainda não tenham imunidade à rubéola. Tratamento : O tratamento é sintomático. Antitérmicos e analgésicos ajudam a diminuir o desconforto, aliviar as dores de cabeça e do corpo e baixar a febre. Recomenda-se também que o paciente faça repouso durante o período crítico da doença. Criança que nasce com rubéola pode transmitir o vírus por até um ano. Por isso, devem ser mantidas afastadas de outras crianças e de gestantes .

Prevenção

Sarampo

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo. Sintomas : Além das manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik). Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.

Tratamento : Por ser uma doença autolimitada, o tratamento é sintomático, isto é, visa ao alívio dos sintomas. Paciente com sarampo deve fazer repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre. Em alguns casos, há necessidade de tratamento para o aumento de imunidade.

Prevenção : Através da vacina e soro prevenção ( para pessoas que não podem tomar vacinas )

Alunos : Anny Carolini, Lara Geovanna, Leonardo Simões e Rayson Oliveira Profª : Simone Garcia Série : 2º ano “A” E.M Disciplina : Biologia Tema: Doenças causadas por vírus (Rubéola e Sarampo)

http://drauziovarella.com.br/ ...