A EXCELÊNCIA E AS BEM-AVENTURANÇAS DO CARÁTER CRISTÃO (Mt )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Advertisements

Como não ser inativo ou infrutuoso no Reino?
A Oração.
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
O SERMÃO DA MONTANHA.
O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
O DISCIPULADO E A MATURIDADE
TODOS OS SANTOS 1 de Novembro de 2008
Ele ressuscitou! Marcos 16:1-20.
Cuidados necessários no
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Evangelho e Prosperidade
Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara
ESPIRITUALIDADE DO ACOLHIMENTO
COMPORTAMENTO ADEQUADO DOS SANTOS
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
O SOFRIMENTO DOS JUSTOS
NASCEMOS PARA FRUTIFICAR
MOVIMENTO PENTECOSTAL
Vivendo um estilo de vida Conforme o modelo do Novo Testamento
SENIB SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE? AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE?
1) O que significa a oração para nós
Tema: discipulado com propósito
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
OS SEGREDOS DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
AS BEM-AVENTURANÇAS Bem-aventurados os pobres de espírito,
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO VI
A IGREJA É O CORPO VIVO DE CRISTO
Hebreus 7 A Aliança Superior
Hospitalidade = Qualidade do que é hospitaleiro
FELICIDADE.
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
O VALOR DE UMA DECISÃO CERTA
Mateus 5: Mateus 5: 1-12 A felicidade está no andar com Deus.
A FELICIDADE ESTÁ NO ANDAR COM DEUS
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
Liderança que inspira Filipenses
“Alegre-se e regozijem-se, porque é grande a sua recompensa nos céus” Mt 5.12.
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
DISCIPULADO – ESTILO DE VIDA Lucas
Mateus 5:6. Mateus 5:6 Mateus 5 Então, pela primeira vez, no monte do sermão, Ele ensina aos seus discípulos sobre o Reino que havia chegado. Venha.
O Sermão da Montanha.
INGREDIENTES PARA UM ANO DE VITÓRIA 1- SER AGRADECIDO AO SENHOR Col
A FELICIDADE ESTÁ NO ANDAR COM DEUS
As Bem-aventuranças.
Não é suficiente ir à igreja e escutar sermões Não é suficiente ir à igreja e escutar sermões. É necessário algo mais: a devoção pessoal habitual.
E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?
“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” Lc
Compreender a Lei do Amor. Independência Versus Dependência: aceitar a Graça e a Justiça de Cristo.
Sermão Textual.
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
Série: O maravilhoso caráter de Deus
O que uma pessoa pode fazer pelo mundo?
SEJA UM CONSTRUTOR DE PONTES”
Certezas Sobre o Arrebatamento
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
“NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS!”
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Crescendo em Comunidade
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS SLIDE ANTERIORPRÓXIMO SLIDE “Aquele que forma os montes, cria o vento e revela os seus pensamentos ao homem,
82 Anos Pregando boas novas.
O significado de um viver santo.
MATURIDADE SUSTENTÁVEL AULA – 11 Classe Rumo ao Céu
Vivendo acima da Média A ÉTICA DA SANTIDADE.
As Bem-Aventuranças Lc
Ressurreição 1Co “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” Autor: Célio Augusto Machado.
Transcrição da apresentação:

A EXCELÊNCIA E AS BEM-AVENTURANÇAS DO CARÁTER CRISTÃO (Mt 5.1-16) Leonardo Novais de Oliveira

CONCEITO DE EXCELÊNCIA 1 – EXCELÊNCIA: Excelência (do latim excellentia) é o estado ou qualidade de excelente. É a superioridade ou o estado de ser bom no mais alto grau. • O conceito de excelência é algo que depende de vários referenciais, mas em se tratando de cristianismo, o nosso referencial como excelência é JESUS. Somente Ele pode ser chamado de excelente.

Humanamente falando, é impossível sermos excelentes, pois somente no céu seremos semelhantes a Ele (1 Jo 3.2), ou seja, perfeitos, mas o grande “trabalho” do Espírito Santo é nos tornar mais parecido com JESUS dia após dia (Jo 12.35; Gl 5.16; Ef 5.8; Cl 2.6; 1 Ts 4.1; Pv 4.18). Muitas pessoas desistem no meio da trajetória pois querem ser perfeitos e perfeição é somente no céu. Ao começarmos a nossa jornada cristã, somos uma pequena plantinha que precisa crescer.

PORQUE ELES RECEBERAM ESTE TÍTULO? O conceito de excelência no cristianismo está intimamente ligado ao comportamento cristão, ou seja, à maneira com a qual nos portamos nesta terra. Se tivermos um comportamento parecido com o de Jesus, estamos no caminho certo (At 11.26). PORQUE ELES RECEBERAM ESTE TÍTULO? PORQUE TINHAM AS CARACTERÍSTICAS DE CRISTO!

CONCEITO DE CARÁTER 3 – CARÁTER: Em sua definição mais simples, resume-se em índole ou firmeza de vontade. • Existem várias discussões a respeito do que é caráter e do que é personalidade, mas de uma forma simples, caráter é aquilo que você mostra para deus, personalidade é aquilo que você mostra para o homem.

• O caráter é traduzido no comportamento moral do ser humano, as ações morais revelam o caráter (honestidade, lealdade, amabilidade e outros), a personalidade é traduzida no estilo comportamental (amigável, intuitivo, decisivo e analítico). O caráter pode ser transformado, a personalidade não. Existem muitas pessoas de talento na igreja, com personalidades marcantes (carismáticos), mas não basta ter talento, é preciso ter caráter.

ESTES MARCOS FALAM DO CARÁTER DE CRISTO. O CENÁRIO ATUAL Estamos vivendo uma época estranha de inversão de valores, onde o que é certo torna-se errado e vice-versa. A Bíblia fala de marcos antigos (limites) (Pv 22.28). Quais são estes marcos? (Falar em Línguas; Curas Divinas). NÃO!!! ESTES MARCOS FALAM DO CARÁTER DE CRISTO.

HONESTIDADE,MISERICÓRDIA;MANSIDÃO; SANTIDADE... ANTIGAMENTE... Quando alguém dizia ser cristão o sinônimo era: HONESTIDADE,MISERICÓRDIA;MANSIDÃO; SANTIDADE... Hoje, infelizmente isto nem sempre é realidade.

ESTAMOS VIVENDO UMA ÉPOCA DE BUSCA PELAS COISAS MATERIAIS DEUS VAI TE HONRAR!!! DEUS VAI TE EXALTAR!!! DEUS VAI FAZER O SEU NOME SER CONHECIDO!!!

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ISTO? Rm 14.17: “O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo”. MAIOR BUSCA POR DEUS. MAIS CARACTERÍSTICAS DE DEUS, MAIS PARECIDOS COM DEUS. O FRUTO DO ESPÍRITO MANIFESTA-SE NAS AÇÕES DIÁRIAS E A BÍBLIA DIZ QUE É BEM AVENTURADO OS QUE TAIS COISAS PRATICAM.

CONCEITO DE BEM-AVENTURANÇAS 2 – BEM AVENTURANÇAS: Bênçãos, estado de espírito das pessoas que estão em paz com Deus (Rm 5.1), qualidades inerentes àqueles que seguem a Cristo. • A palavra grega é (MAKARIUS), e representa as bênçãos de Deus para aqueles que fazem o que Ele ensina (Sl 1; Ap 1.3). • Estas bênçãos não são materiais e sim espirituais, serão vivenciadas aqui na terra e também no céu. • As oito bem-aventuranças ou qualidades formam o caráter cristão quando integradas umas às outras.

O QUE A BÍBLIA NOS ENSINA SOBRE O CARÁTER QUE OS DISCÍPULOS DE CRISTO DEVEM TER? (Mt 5.3-12) 1 – HUMILDE DE ESPÍRITO “Ptochos” – Mendigo (Reconhecem o seu desamparo espiritual): Não temos bondade em nós mesmos, não podemos fazer nada bom se não estivermos Nele. Ausência de orgulho. Os orgulhosos por sua auto suficiência são automaticamente excluídos (Jo 15.3).

2 – CONTRITO “Pentheo” - Lamentar ou gemer, (QUEBRANTADO) DE CORAÇÃO : Lamentam os seus próprios pecados e falhas e também o mal que domina o mundo (Lc 18.13). Os crentes devem chorar pela situação do mundo (2 Co 4.4; 1 Jo 5.19).

VOCÊ TEM SIDO MANSO COM OS SEUS LIDERADOS??? 3 – MANSO “praus” - gentil, de disposição suave: São aqueles que se humilham na presença de Deus e consequentemente tratam o próximo com mais mansidão (Mt 11.28-30). A experiência fará com que olhemos as fraquezas dos outros com maior amor (Jo 8). VOCÊ TEM SIDO MANSO COM OS SEUS LIDERADOS???

4 – DESEJOSO INSACIÁVEL PELA JUSTIÇA PERFEITA “dkaiosyné” - princípios de equidade, imparcialidade: Este comportamento é peculiar a todos os crentes que estão cansados de ver a situação deplorável do mundo, por isso clamam pela justiça de Deus e por isto, caminham rumo a Jesus que é perfeito (Is 64.6; Hb 12.2). A IGREJA PRECISA SER IMPARCIAL COM O PECADO, INDEPENDENTE DE QUE LUGAR ESTEJA VINDO.

5 – MISERICORDIOSO “eleémón” - benevolente, compassivo: São aqueles sabem que se não fosse a misericórdia de Deus em suas vidas eles já teriam sido consumidos (Sl 94.7) e, sabendo disto, exercem a misericórdia para com o próximo (Lc 10.25-37; Ex 22.26,27).

6 – LIMPO DE CORAÇÃO “katharos” - sem sujeira, puro: Sem maldade, livres da divisão do eu exaltado, da vanglória, das vaidades, sabendo que Deus conhece tudo e todos (Hb 4.13;Jo 13.11).

OS FOFOQUEIROS NÃO SÃO PACIFICADORES: 7 – PACIFICADOR “eirénopoios” – conciliatório, embaixador da paz: São aqueles, que como Cristo, promovem a pacificação e sabem que a verdadeira paz só é encontrada em Jesus. Esta paz nunca acontecerá através da união entre a igreja e o estado (1 Co 6.10; 2 Tm 3.2). OS FOFOQUEIROS NÃO SÃO PACIFICADORES: 1 – VOCÊ VIU O IRMÃO (Ã)? 2 – O IRMÃO (Ã) ESTÁ SUMIDO (A)...

8 – DESEJO DE AGRADAR A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR AO INVÉS DE AGRADAR AOS HOMENS : Esta característica é extremamente importante e está sendo esquecida por alguns crentes. Hoje as pessoas estão querendo agradar a Deus e também aos homens (Ap 3.1-17). Buscam os favores de Deus nos favores dos homens. Exercem a política para satisfazer os seus desejos e promovem as ações dos homens (2 Tm 3.2,12; Mt 6.33).

QUAIS SÃO AS RECOMPENSAS PARA QUEM SE COMPORTAR SEGUNDO O EXEMPLO DE CRISTO? 1 – DOS POBRES DE ESPÍRITO É O REINO DE DEUS: (Herdaremos o reino de Deus). 2 – OS QUE CHORAM SERÃO CONSOLADOS. 3 – OS MANSOS HERDARÃO A TERRA. 4 – OS QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA SERÃO FARTOS. 5 – OS MISERICORDIOSOS ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA. 6 – OS LIMPOS DE CORAÇÃO VERÃO A DEUS. 7 – OS PACIFICADORES SERÃO CHAMADOS DE FILHOS DE DEUS. 8 – OS QUE SOFREREM PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DA JUSTIÇA POSSUIRÃO O REINO DE DEUS.

CONCLUSÃO “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos” (Tg 1.22) A IGREJA NUNCA PRECISOU UNIR-SE AO MUNDO PARA SER BEM AVENTURADA, A IGREJA NUNCA PRECISOU TER AS HONRARIAS QUE O MUNDO OFERECE PARA SER CONSIDERADA PRÓSPERA, E HISTORICAMENTE QUANDO ISTO ACONTECE, OS PREJUÍZOS SÃO CATASTRÓFICOS (Mt 5.12)