Astros do Sistema Solar Os planetas do Sistema Solar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O sistema solar.
Advertisements

Os astros.
SISTEMA SOLAR.
Os astros Prof. Marcelo.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Sistema Solar.
A TERRA NO UNIVERSO.
O Sistema Solar teve origem há cerca de 4600 milhões de anos.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Profa. Gabriela Soares Traversi
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
O Espaço.
O SISTEMA SOLAR.
Sistema Solar.
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
Vamos viajar pelo Espaço!!!
Sistema Solar.
DESCOBRINDO O CÉU.
Bem Vindos à Astromania !
O Universo e o Sistema Solar
Ciências Naturais – 8.º ano
A Terra – Um Planeta muito especial
Sistema Solar Nome 1 Nome 2.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO – OS ASTROS
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Terra, um planeta com vida
Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano
SOL MERCURIO VÊNUS TERRA MARTE JUPITER SATURNO URÂNO NETUNO Minha Vó Tem Muitas Jóias Só Usa Novidades.
Ciências da Natureza 6ºAno
AULA 1 ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO.
Outros constituintes do Sistema Solar Roberto Ortiz - EACH/USP.
Uma Visão Geral do Sistema Solar D ESCOBRINDO O SISTEMA SOLAR Desde os gregos:  Sol  5 planetas: Mercúrio Vênus Marte Júpiter Saturno  Cometas (visíveis.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério.
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Aluna : Anna Larissa Turma : 601 Turno : Manhã Prof : Daniele & Alex Data : 05/05/2011.
Imagem de fundo: céu de São Carlos na data de fundação do observatório Dietrich Schiel (10/04/86, 20:00 TL) crédito: Stellarium Centro de Divulgação da.
Sistema Solar Estrela: Sol 8 planetas –Interiores ou terrestres – Mercúrio, Vênus, Terra e Marte –Exteriores ou jupiterianos – Júpiter, Saturno, Urano.
Prepare-se para entender as proporções de tamanho e distância do nosso universo, com o que será mostrado nesta apresentação. Está é uma viagem que começa.
Realmente fascinante a proporção como é mostrada nesta apresentação.
Capítulo 15 Estrelas, constelações e galáxias
AS ESTRELAS OS PLANETAS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR OS ASTROS AS ESTRELAS OS PLANETAS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR.
AULÃO 6º ANO CAPÍTULOS 1 e 2.
Eis uma viagem muito especial:
Uma Visão Geral do Universo
O sistema solar.
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
Planetas: ("wandering star")
Os Planetas Rochosos.
ASTROS, ESTRELAS E PLANETAS
O Sol e a Heliosfera.
1.2. Sistema Solar: a sua origem e os seus astros.
 É formado pelo conjunto de objetos astronômicos (planetas, satélites naturais, asteroides, meteoros e cometas) que viajam ao redor do sol.
Perseidas.
Ciências da Natureza e suas
Astros do Sistema Solar Características dos astros do Sistema Solar Características de alguns corpos menores.
Planeta Terra: nave em que viajamos. GEOGRAFIA, 6º Ano Planeta Terra: nave em que viajamos O Universo e a Terra Segundo os cientistas, o UNIVERSO surgiu.
Sistema Solar Turmas 23 / 6º ano Professora: Marta Alves Torres.
Os astros Prof. Marcelo.
COMO O UNIVERSO SE FORMOU?
Distâncias no Sistema Solar e unidade astronómica
Fases da Lua Nas várias noites em que olhamos para o céu e mais especificamente para a Lua, notamos que ela muda constantemente de aparência ao longo.
UNIVERSO SISTEMA SOLAR.
Felipe Liguori Sia Mariana Pereira Beltrão
Sistema Solar Planetas Estrelas
1º Simulado Interativo OBA 2019 Março – Nível 1 e 2.
A Terra no Universo – 1ª parte
GEOGRAFIA 6º ANO Profª Márcia CAPÍTULO 4 A Terra no Universo.
Jornada nas estrelas.
O Sistema Solar Prof. Oscar Decken. O Sistema Solar é o conjunto formado pelo Sol, pelos oito planetas e demais astros como as luas e os asteróides.
Transcrição da apresentação:

Astros do Sistema Solar Os planetas do Sistema Solar Físico-química - 7º ano de escolaridade Unidade 2 – O SISTEMA SOLAR O Sistema Solar Astros do Sistema Solar Os planetas do Sistema Solar

APLICA Olá, o Calvin, da banda desenhada Calvin and Hobbes®. UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE Olá, o Calvin, da banda desenhada Calvin and Hobbes®. Ao longo desta apresentação, apareço algumas vezes para te chamar a atenção para alguns aspetos importantes. Para a resolução de exercícios, fichas de trabalho, eu apareço… muito aflito… ! APLICA Sempre que vires a imagem abaixo, é porque há algo muito importante para anotares no teu caderno! Mantém-te atento/a e bom trabalho! Anota no teu Caderno! Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

Competências a desenvolver: UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE Competências a desenvolver: • Caracterização do Sol, dos planetas e dos satélites naturais ou luas. • Distinção entre movimento de translação e de rotação, com identificação do significado de período de translação e período de rotação. • Caracterização das órbitas dos planetas. • Comparação dos períodos de translação e de rotação dos vários planetas com os correspondentes períodos da Terra. • Identificação do significado de designações associadas aos planetas, como: interiores, exteriores, telúricos, terrosos, gigantes gasosos, primários, secundários e anões. • Reconhecimento do Sistema Solar como um sistema planetário especial formado há cerca de 5 mil milhões de anos e dos diferentes astros que o constituem. Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

Os Astros do Sistema Solar FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR Os Astros do Sistema Solar Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

ORIGEM E FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE ORIGEM E FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

ORIGEM E FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR ORIGEM E FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR O Sistema Solar nasceu há cerca de 5000 milhões de anos a partir de uma gigantesca nuvem de gás e poeira que girava lentamente sobre si própria e se foi aglomerando. No centro dessa massa começaram a ocorrer reações nucleares dando origem a libertação de energia para o espaço – formou-se o SOL Os grãos de poeira que estavam a girar próximo da estrela que se acabara de formar, condensaram-se e deram origem aos planetas terrosos. Os gases mais leves e afastaram deram origem aos planetas gigantes gasosos De outros fragmentos da nuvem resultaram corpos de menores dimensão. Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

8 planetas cometas 1 estrela – o Sol satélites naturais asteróides FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR 8 planetas 1 estrela – o Sol cometas meteoroides asteróides satélites naturais Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR Pode-se considerar o Sistema Solar dividido em 3 zonas distintas: Sistema solar interno: Onde se encontram os quatro primeiros planetas, que são rochosos, e que estão entre o Sol e a Cintura de Asteróides Sistema solar externo: Onde estão os planetas gasosos; situa-se entre a Cintura de Asteróides e a Cintura de Kuiper Cintura de Kuiper: Tem forma semelhante à da cintura de asteróides, mas mais inclinada e expandida. Nela encontram-se Plutão e outros planetas anões gelados e outros corpos gelados Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR Anota no teu Caderno! PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS Planetas primários ou principais: Planetas interiores, terrestres ou telúricos Planetas exteriores ou gigantes gasosos Mercúrio, Vénus, Terra e Marte Júpiter , Saturno, Úrano, Neptuno Nota bem Plutão já não é considerado um planeta principal do sistema solar mas é um planeta anão. Em Assembleia Geral de 24 de agosto de 2006, a União Astronómica Internacional excluiu Plutão do conjunto dos planetas primários do Sistema Solar, passando a fazer parte do conjunto de planetas anões. Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS Planetas primários ou principais: é a cintura de asteróides que separa os planetas interiores dos exteriores. os planetas têm formas aproximadamente esféricas e movem-se todos no mesmo sentido, à volta do Sol: têm movimento de translação. durante o movimento de translação , os planetas descrevem linhas imaginárias chamadas de órbitas; os planetas também roda sobre si próprios, em torno de um eixo imaginário: têm movimento de rotação. este movimento realiza-se no sentido direto (contrário ao dos ponteiros do relógio), à exceção de Vénus e Úano, que giram em sentido retrógrado. Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR Anota no teu Caderno! PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS Satélite Natural A maioria dos planetas do Sistema Solar tem satélites naturais, à exceção de Mercúrio e Vénus. os satélites executam um movimento em torno de um planeta e acompanham o movimento deste em torno do sol. Qualquer satélite, além do movimento de translação em torno do respetivo planeta, têm movimento de rotação sobre si mesmos. Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS movimento de translação UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR Anota no teu Caderno! PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS Os planetas têm Movimento de rotação em torno do eixo imaginário Movimento de translação à volta do Sol O tempo de uma translação completa chama-se período de translação. O tempo de uma rotação completa chama-se período de rotação. Mede-se em anos Mede-se em dias Os satélites naturais, ou luas, têm movimento de translação à volta do respetivo planeta; movimento de rotação em torno de eixo imaginário. Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS Maior período de rotação UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR Anota no teu Caderno! PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS Maior distância do planeta ao Sol Maior período de rotação Maior período de translação Maior o DIA Maior o ANO Menos voltas ao Sol Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR Anota no teu Caderno! PLANETAS E SATÉLITES NATURAIS Planeta Anão É um objeto celeste que se encontra em órbita em torno do Sol; Possui massa suficiente para se manter em equilíbrio; Englobam-se nesta categoria Céres, Eris, Makemake, Haumea e Plutão. A órbita de Plutão em torno do Sol apresenta uma inclinação de 18º relativamente ao plano definido pelas órbitas dos outros planetas. Planetas Anões do sistema solar, em comparação de tamanho com Mercúrio (do lado esquerdo da imagem). Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR Anota no teu Caderno! O SOL O Sol é a estrela que nos ilumina e nos aquece e parece-nos a maior e mais brilhante por ser a que está mais próxima da Terra Tem movimento de translação, movendo-se em conjunto com as outras estrelas da Via Lactea, à volta do centro da galáxia. O seu período de translação é de 225 milhões de anos. Tem movimento de rotação sobre si mesmo, mas como é gasoso e sem limites definidos, não roda todo à mesma velocidade. As zonas do equador demoram 27 dias terrestres para efetuar uma rotação completa, enquanto que as zonas polares precisão de 30 dias terrestres. Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR O SOL Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR O SOL O Sol expele material para o espaço, por vezes, através de violentas explosões. A interação desse material com as partículas existentes nas camadas mais altas da atmosfera terrestre pode resultar em AURORAS POLARES Essas partículas com carga elétrica, enviadas constantemente para o espaço pelo Sol ,constituem o vento solar que provoca na Terra as auroras boreais (junto ao polo norte) e auroras austrais (junto ao polo sul). São espetaculares quando o vento solar é mais intenso. Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR Anota no teu Caderno! ASTERÓIDES Também chamados planetas menores, os asteroides são pedaços de rocha que se movem à volta do Sol. A maioria dos asteroides forma a cintura de asteroides, a qual separa os planetas interiores dos exteriores. Situam-se entre as órbitas de Marte e Júpiter. Cintura de asteróides Marte Júpiter Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR Anota no teu Caderno! COMETAS Astros constituídos por poeiras, gases que solidificaram e gelo. À medida que se aproximam do Sol, uma parte do gelo funde, o gás expande-se e os grãos de poeira soltam-se. O rasto dessas partículas forma uma cabeleira, em torno do núcleo central, e uma ou mais caudas que se estendem atrás do cometa, sempre em direção oposta à da do Sol, devido aos ventos solares. Órbita do cometa Terra Sol Órbita da Terra Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

Núcleo Cabeleira Cauda CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR COMETAS UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR Anota no teu Caderno! COMETAS Núcleo Cabeleira Cauda O núcleo fica rodeado por uma auréola de gases que formam a cabeleira. Gases e poeiras, empurrados pelo vento solar, originam as caudas, que se estendem por milhões de quilómetros. Os cometas só são visíveis da Terra quando se aproximam do Sol. Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR Anota no teu Caderno! METEORÓIDES Fragmentos de rochas com dimensões muito variadas: alguns são muito pequeninos como grãos de areia e outros são rochas com centenas de metros de diâmetro. Podem resultar de colisões de asteroides ou ser fragmentos que se desprendem de cometas ao longo da sua órbita. Terra Sol Órbita de restos de cometa Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

Meteoros Meteoritos CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR METEORÓIDES UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR Anota no teu Caderno! METEORÓIDES Meteoros Meteoritos Fragmentos muito pequenos que ardem completamente ao entrar na atmosfera e aparecem no céu, muito brilhantes, deixando um rasto de luminoso – “estrelas cadentes”. Fragmentos maiores que não ardem ao entrar na atmosfera, originando crateras na superfície dos planetas. Cratera de Barringer, no Arizona, Estados Unidos da América,  1 km, 200 m profundidade Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR METEORÓIDES Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

APLICA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR APLICA Completa as frases que se seguem, utilizando as expressões do quadro ao lado (algumas podem repetir-se). Translação Cintura de Kuiper Nuvem de Oort Velocidade orbital Elípticas Rotação Órbitas Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR translação órbitas elípticas Cintura de Kuiper Nuvem de Oort rotação Velocidade orbital Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade

APLICA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR UNIDADE 2 – ASTROS DO SISTEMA SOLAR FÍSICO-QUÍMICA - 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR APLICA Completa o seguinte esquema: Docente Marília Soares Físico-Química| 7º ano de escolaridade