A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 É formado pelo conjunto de objetos astronômicos (planetas, satélites naturais, asteroides, meteoros e cometas) que viajam ao redor do sol.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " É formado pelo conjunto de objetos astronômicos (planetas, satélites naturais, asteroides, meteoros e cometas) que viajam ao redor do sol."— Transcrição da apresentação:

1

2  É formado pelo conjunto de objetos astronômicos (planetas, satélites naturais, asteroides, meteoros e cometas) que viajam ao redor do sol.

3

4  São imensas esferas de gases que produzem sua própria luz; (planetas apenas refletem a luz); A glomerado de estrelas antigas. Foto tirada pelo telescópio espacial Hubble da NASA. Aglomerado com mais de mil estrelas jovens. A imagem foi feita com ajuda de dois telescópios espaciais e um terrestre.

5  São agrupamentos aparentes de estrelas os quais os povos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos.

6 → Constelações vistas de um observador do hemisfério norte

7  É um conjunto de estrelas, nuvens de gás, poeira cósmica e outros elementos astronômicos que ficam em um centro comum unidos pela força da gravidade. Via láctea: a galáxia onde está localizado o sistema solar Galáxia de A ndrômeda.

8  É uma força de atração que faz um objeto cair em direção ao chão. A gravidade é também responsável por manter os planetas em órbitas em torno do Sol, a Lua em órbita em volta da Terra, a formação das marés e outros fenômenos naturais.

9  Nosso sistema solar é composto por oito planetas com seus satélites e anéis.

10  Ou: Minha Vó Tem Muitas Jóias. Só Usa Nua.

11  É um planeta rochoso com uma superfície semelhante ao solo lunar; não possui água e quase não tem atmosfera. Satélites: não possui

12

13  É um planeta rochoso mais quente do sistema solar; não possui água e apresenta movimento de rotação invertida. Satélites: Não possui

14 Rotação de Vênus – s entido horário. Rotação da Terra - s entido anti-horário. Rotação é o movimento giratório que o planeta realiza ao redor do seu prório eixo. Esse movimento é responsável pela existência dos dias e das noites.

15

16  É o único planeta onde é conhecida a existência de vida. É um planeta rochoso com uma atmosfera rica em oxigênio e nitrogênio. Satélites: 1 = Lua

17

18  Satélite é um corpo celeste que orbita um planeta;  Não possuem luz própria, eles são astros iluminados;  O termo “satélite” é também utilizado como sinônimo de lua. Lua

19  É a principal causa do fenômeno das marés. A força de atração entre a Terra e a Lua e entre a Terra e o sol provoca a subida e a decida do nível das águas do mar.  Subida = maré alta;  Descida = maré baixa.

20  São artefatos construídos pelo homem para os diversos fins: fotos, GPS, transmissão de dados em rede, TV, observação da Terra, do espaço, etc.

21  Também conhecido como “planeta vermelho” é um planeta rochoso que possui muitas montanhas e crateras. Sua atmosfera é muito rarefeita, na maior parte formada por gás carbônico. Satélites: 2 Fobos e Deimos

22

23  É o maior planeta do sistema solar. É um planeta gasoso (que não tem superfície sólida que se possa pisar sem afundar);  Possui grande uma quantidade de furacões e é um planeta gelado;  Possui anéis, menos conhecidos que os de Saturno.  Satélites: 63, os quatro primeiros descobertos foram: Io, Europa, Ganímedes e Calisto

24  É um planeta gasoso, famoso pelos seus anéis coloridos que podem ser vistos com auxílio de um telescópio; Satélites: 60, os maiores são: Mimas, Encelado, Tétis e Dione.

25  É um planeta gasoso de cor azulada, com anéis finos e escuros;  Assim como Vênus, possui rotação invertida em relação aos demais planetas. Satélites: 27, os três maiores são: Miranda, Ariel e Umbriel.

26  Foi o primeiro planeta a ser descoberto por meio de cálculos matemáticos e, em seguida observado por telescópios;  É também um planeta gasoso de cor azulada que possui anéis. Satélites: 13, os maiores são: Tritão, Nereida, Proteu e Larissa.

27  Em agosto de 2006, plutão deixou de ser classificado como planeta e passou a ser considerado planeta anão;  Sua descoberta foi semelhante à de Netuno: por cálculos matemáticos;  É o único que ainda não foi visitado por uma nave espacial (em janeiro de 2006 foi lançado uma sonda espacial que deverá estar próxima de Plutão em 2015);  Satélites: 3, Caronte, Nix e Hidra.

28  1 – Deve orbitar o sol;  2 - Tem que ser grande o suficiente para a gravidade moldá-lo em forma esférica;  3 - Tem que ser o objeto predominante em sua órbita, ou seja, o maior objeto da vizinhança. Obs: Plutão não se enquadra no terceiro quesito.

29  São objetos rochosos, irregulares e metálicos, normalmente em forma de batata que orbitam o Sol;  A maioria deles está em órbita entre Marte e Júpiter, numa região chamada cinturão de asteroides.

30

31  São formados por uma mistura de gelo, gases congelados, poeira e vários agregados minerais;  Ao longo do ano sempre existem cometas para serem observados, no entanto, muitos deles possuem brilho fraco e só podem ser detectados através de telescópios e longe da poluição luminosa das grandes cidades.

32  São instrumentos capazes de ampliar a imagem de algo que está longe. Telescópios ópticos – captam a luz dos objetos que estão distantes. Telescópio terrestre E -ELT que será construído deserto do Atacama. Radiotelescópios – captam ondas de rádio emitidas por estrelas, nuvens de poeira e outros corpos no espaço. Telescópio Espacial Hubble - u m telescópio refletor que recebe a luz dos objetos.

33  São pedaços de matéria rochosa ou metálica que viajam no espaço exterior;  Quando estão fora da atmosfera terrestre, são chamados de meteoróides, ao atingir a atmosfera, tornam-se incandescentes e pegam fogo, traçando um imenso risco no céu, passando a se chamar meteoros ou estrelas cadentes.  Se a atmosfera da Terra não é suficiente para queimá-lo integralmente, o meteoro passa a ser chamado de meterorito.

34 Meteorito Meteoroides Meteoro

35  - Cometa: Em sua composição é uma esfera de gases congelados. - Asteroide: Seu composto é rochoso e de dimensões gigantescas. - Meteoro: Seu composto é rochoso porém sua dimensão é pequena.

36  Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar.

37

38

39

40

41

42

43  As estações do ano ocorrem devido à inclinação do eixo terrestre em relação ao sol;  Períodos das estações do ano: Outono: de 21 de março a 21 de junho Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro Verão: de 21 de dezembro a 21 de março

44

45

46 Apollo (1969) – capacidade: 3 tripulantes, permitiu o desembarque de homens na lua em 20/07/1969. Vostok ( 1961) – 1ª nave tripulada lançada no espaço - capacidade: 1 tripulante. Mercury (1961) – capacidade: 1 tripulante


Carregar ppt " É formado pelo conjunto de objetos astronômicos (planetas, satélites naturais, asteroides, meteoros e cometas) que viajam ao redor do sol."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google