Conforto Térmico e Acústico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ENVELOPE DOS EDIFÍCIOS E O CLIMA
Advertisements

PUC.Goiás VARIÁVEIS ARQUITETÔNICAS
ITUPAVA HAUS – DESCRIÇÃO Endereço: Rua Itupava, 414, Alto da Glória Incorporador: Neubau Incorporações Ltda. Construção: Construtora Avantti S/A DISPOSIÇÃO.
CONFORTO TÉRMICO na Arquitetura e no Urbanismo
NAS REFORMAS DE EDIFÍCIOS Luis Delgado Zorraquino
Ventilação Natural (VN)
BIOCLIMATOLOGIA E RECURSOS BIOCLIMÁTICOS
LATITUDE. LATITUDE "Quanto maior a latitude, menor a temperatura"
Dinâmica Climática.
Climatização GeoSolar uma história de fontes de calor e velocidade
SUMÁRIO: Mecanismos de transferência de energia por calor em sólidos e fluidos: condução e convecção. Condutividade térmica. Bons e maus condutores.
RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança TEMPERATURAS EXTREMAS.
BIOCLIMATOLOGIA E RECURSOS BIOCLIMÁTICOS
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA Sugestão de proposta de atendimento para casas sem isolamento térmico de uma comunidade carente Fenômenos de Transferência.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
6° ano - Geografia. Ilhas de Calor Colégio Senhora de Fátima.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física AR CONDICIONADO (CONDICIONADOR DE AR)
Transmissão de calor. Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física UMIDADE RELATIVA.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Refração.
Fenômenos de Transporte Luciana Barreiros de Lima Aula 10.
Há três processos de transmissão de calor: Condução Térmica Convecção Térmica Irradiação Térmica.
Aula 1 – Introdução a Transferência de Calor Prof. MSc. Rodrigo Bacarin.
Ciências da Natureza e suas
Quiz Verão
Trabalho de geografia Dos alunos Joao Henrique e Isadora do 6 ano D
ELETRODINÂMICA BÁSICA
O papel da legislação e da normalização (2ª parte)
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
Os principais climas.
Acadêmicos: Cléber Geremias Gislaine Lonardi
O movimento aparente do Sol e as estações do ano
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
MEIO NATURAL.
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
CLIMA e CLIMAS Fatores climáticos Elementos do clima Tipos de clima
Ciências da Natureza e suas
Climatologia.
Novo Terminal Hidroviário do Centro da Lagoa da Conceição
Fatores de influência climática
Fatores e elementos climáticos
AVALIAÇÃO DO IMPACTO ENERGÉTICO E ECONÓMICO DE DIFERENTES SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS ENGº PAULO BALACA 1 MESTRE EM ENGENHARIA MECÂNICA,
Primavera verão Outono inverno
Decifrando a Cozinha Científicamente
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
Sustentabilidade = tamanho de cada sombra ...
PROCESSOS FUNDAMENTAIS DE CONDICIONAMENTO DE AR. São os processos psicrométricos: 1.Mistura Adiabática de duas quantidades de Ar Úmido; 2.Aquecimento.
LOCALIZAÇÃO PREMIUM LOCALIZAÇÃO PREMIUM ARQUITETURADESIGN FUNÇÃOFORMA.
Radiação , Condução e Convecção
Transferência de Calor
FACHADA ÁLVARES CABRAL
PUC.Goiás - Arquitetura & Urbanismo
22/09/18 20:17:10 Dois lados.
Propriedades Térmicas dos Materiais Cerâmicos
TROCA DE CALOR SENSÍVEL
Desde 2003 a empresa vem atuando no mercado com a colocação de gesso
REFRAÇÃO DA LUZ.
CAMPANHA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Fases da Lua Nas várias noites em que olhamos para o céu e mais especificamente para a Lua, notamos que ela muda constantemente de aparência ao longo.
TEMPERATURAS EXTREMAS
AGENTE FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
Escalas termométricas
Assembléia Extraordinária do Condomínio Jardins dos Buritis
AMBIÊNCIA CONSTRUÇÃO E CONFORTO TÉRMICO NAS INSTALAÇÕES ZOOTÉNICAS.
CAMPANHA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Processos de Transmissão de Calor. Aquecedor Solar de Água  Você sabe o que é um aquecedor solar?  Não confunda com sistema de energia solar!
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
Calor e Termodinâmica Professor: Manoel Inácio 1º Semestre 2018.
O mundo Da Imagem AGRUPAMENTO ESCOLAS JOAQUIM INÁCIO DA CRUZ SOBRAL
Transcrição da apresentação:

Conforto Térmico e Acústico Design de Interiores 4º período Acadêmicos:Anderson Boeira Miguel, Daiane Isensee, Débora Dufloth Ribeiro, Lucila S. Claudino, Roberto Sommer Filho

Ambiente escolhido: Edifício localizado na Rua 3000 nº570, apartamento 401 Entre a 3ª avenida e avenida Brasil – Centro – Baln. Camboriú

Fotos de janela da fachada sudoeste Foto tirada às 18:00 Foto da janela fachada sudeste ‘

Analise de insolação Fachada Sudeste Solstício de verão: 5:30 ás 12:00 Solstício de inverno: 6:50 ás 8:40 Fachada Sudoeste Solstício de verão: 12:00 ás 19:00 Solstício de inverno: 14:30 ás 17:15

Carta solar

Fotos no heliodom Solstício de verão às 8:00 Fachada sudeste

Solstício de inverno às 8:00 Fachada sudeste

Solstício de verão às 16:00 Fachada sudoeste

Solstício de inverno às 17:00 Fachada sudoeste

Materiais de vedação *Paredes: são de alvenaria, pintadas em cores claras no lado externo e interno. *Cobertura: como o apto fica no último andar, existe a lage e sobre ela um telhado com telhas de amianto. *Esquadrias: são basicamente só de vidro, com perfis de alumínio. Não possuem venezianas externas. Nas duas aberturas foram instaladas cortinas com black out para tentar amenizar o frio transmitido pelo vidro no inverno e o calor no verão.

Perguntas e respostas a. Se eles sentem-se em conforto (térmico) no local onde residem ou trabalham? b. Quais as principais queixas em relação ao conforto do ambiente? c. Qual a freqüência de uso dos equipamentos de ar condicionado? Sala: Como a incidência de sol é pouca tanto no inverno como no verão, temos um ambiente um pouco frio no inverno e mais ameno no verão, levando-se em conta somente a incidência solar pela abertura. Porém, como estamos no último andar, temos incidência solar na cobertura durante todo o dia, o que torna o ambiente bem quente no verão e confortável no inverno. Quarto: No inverno, o quarto é um ambiente confortável pois tem incidência solar na parte da tarde, o que o torna um pouco mais aquecido. Porém, no verão, fica insuportavelmente quente pois o sol incide logo após o meio dia e vai até o sol se por totalmente. No verão, o ar condicionado é usado quase constantemente para que o ambiente fique confortável.

Análise de comparação Mediante a análise feita através da carta solar e no laboratório, pudemos observar que o ambiente realmente apresenta as características relatadas pelos ocupantes. Características essa que fazem com o que o ambiente voltado para sudoeste seja extremamente quente no verão e confortável no inverno; e o ambiente voltado para sudeste quase receba pouco sol, tornando-o mais agradável no verão e mais frio no inverno.

Análise da Insolação Analisando o posicionamento dos ambientes perante a carta solar, pudemos perceber que o ambiente com abertura para o lado sudeste recebe uma pequena quantidade de sol pela manhã, que não chega a deixá-lo quente e nada de sol no período da tarde, o que deixa o ambiente confortável. Já o ambiente com abertura voltada para sudoeste, recebe sol durante todo o ano sempre após o meio dia, o que o torna um ambiente agradável no inverno porém, extremamente quente no verão.

Variáveis ambientais e humanas Na Fachada sudeste no solstício de verão a temperatura do ambiente fica em torno de 23ºC tornando-se confortável, já no solstício de inverno a temperatura do ambiente fica abaixo dos 19ºC tornando ele mais desconfortável e gelado. Na fachada sudoeste durante o solstício de verão a temperatura ambiental passar de 29ºC tornando- se muito quente fazendo que a pessoa perca os 100% do suor e mais o que ela ira receber, por outro lado no solstício de inverno acaba se tornando mais confortável pela incidência solar na parte da tarde fazendo que a temperatura do local fique entre os 23ºC.