ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO DE 2009 Orientações Gerais.

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Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO DE 2009 Orientações Gerais

Objetivo geral Ao final desta apresentação, espera-se que o leitor seja capaz de produzir o Relatório de Gestão da sua Unidade com boa qualidade e em consonância com os normativos do TCU, de forma a atender não somente ao Tribunal, mas à sociedade em geral.

Estrutura normativa

Esta norma deve ser observada apenas pelas Unidades que terão contas do exercício de 2009 julgadas, de acordo com a relação posta no Anexo I.

 IN TCU nº 57/2008, que traz as normas gerais sobre a prestação de contas; IN TCU nº 57/2008  DN TCU nº 100/2009, estabelece critérios para os relatórios de gestão de 2009; DN TCU nº 100/2009  Portaria TCU nº 389/2009, trata dos quadros para elaboração dos conteúdos gerais do RG; Portaria TCU nº 389/2009  Portaria TCU que será editada oportunamente, tratando da forma de entrega dos RG. Considere ainda as orientações divulgadas pelo Órgão de Controle Interno a que a UJ se vincular

Clique sobre cada título para saber mais!!

NOME DO ÓRGÃO VINCULADOR NOME DO ÓRGÃO SUPERIOR NOME DA UNIDADE JURISDICIONADA PRESTAÇÃO DE CONTAS ORDINÁRIA ANUAL RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2009 MÊS/ANO LOGOMARCA (se for o caso) LOGOMARCA (se for o caso)

NOME DO ÓRGÃO VINCULADOR NOME DO ÓRGÃO SUPERIOR NOME DA UNIDADE JURISDICIONADA PRESTAÇÃO DE CONTAS ORDINÁRIA ANUAL RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2009 Relatório de Gestão apresentado ao Tribunal de Contas da União como prestação de contas anual a que esta Unidade está obrigada nos termos do art. 70 da Constituição Federal, elaborado de acordo com as disposições da Instrução Normativa TCU nº 57/2008, da Decisão Normativa TCU nº 100/2009 e da Portaria TCU nº 389/2009. Cidade, dd/mm/aaa MÊS/ANO LOGOMARCA (se for o caso) LOGOMARCA (se for o caso)

LISTA DE ABREVIAÇÕES E SIGLAS RG – Relatório de gestão IN – Instrução Normativa DN – Decisão Normativa TCU – Tribunal de Contas da União CGU – Controladoria-Geral da União Port. – Portaria EXEMPLOS

LISTA DE TABELAS, RELAÇÕES, GRÁFICOS, DECLARAÇÕES, ETC. Título Página Tabela 1 – Convênios vigentes no exercício Tabela 2 – Relação de empresas prestadoras de serviço Declaração do Contador Parecer do Auditor Independente Etc., etc,.... Sempre que possível, tabelas, quadros e gráficos devem estar inseridos no texto do RG. Somente as relações mais extensas, os documentos em imagem (demonstrações contábeis, declarações, pareceres, etc.) devem ficar no Anexo. EXEMPLOS

SUMÁRIO Apresentação pág Identificação da Unidade Jurisdicionada pág Objetivos e Metas Institucionais pág Relação dos Programas Pág Indicadores Pág Todo o Sumário deve conter hiperlink para o texto. Por isso, recomenda-se a utilização dos “ESTILOS” do Microsoft Word ou de programa similar. Ao final da construção do RG, aplicar a atualização do Sumário para que os números de páginas sejam atualizados. EXEMPLOS

 Na introdução, que NÃO deve ser extensa (duas ou três páginas, no máximo), deve ser feita a apresentação do RG abordando, de forma sucinta (somente uma notícia), os seguintes pontos:  Como está estruturado o RG;  Itens da norma (DN TCU nº 100/2009, Anexo II) que não se aplicam à realidade da Unidade;  Principais realizações da gestão no exercício;  Planos e projetos concretos para o exercício seguinte.

 Seguir a ordem do Anexo II da DN TCU nº 100/2009. Os itens que não se aplicarem à UJ, devem ser mencionados na Introdução e não no texto;  Tópicos e itens devem ser numerados, obedecendo a sequência do Relatório;  Atenção aos níveis dos tópicos e itens (preferencialmente, usar os estilos do editor de texto);  As tabelas, quadros, gráficos, ilustrações devem conter a fonte de onde foram extraídos os dados;  Caso sejam utilizadas relação, figura, tabelas, etc. inseridas no Anexo, devem ser feitas as devidas referências no texto;  Usar, preferencialmente, fonte Times New Roman tamanho 12 nos textos e Times New Roman tamanho 10 nos quadros e tabelas;  Evitar a inclusão de documentos em imagem no corpo do texto. Prefira incluir esse tipo de documento no Anexo e fazer menção a ele no texto;

 Não é necessário assinar o RG. Documentos que precisam ser “escaneados” (declarações, pareceres, etc.) devem, preferencialmente, ser colocados no Anexo;  Atenção à COERÊNCIA E COESÃO, bem como à CLAREZA e CONCISÃO do texto, sem se esquecer da completude das informações a serem prestadas;  O Relatório de Gestão não pode ser um instrumento de exaltação pura e simples da gestão. Deve relatar os fatos relevantes da gestão no exercício, que devem ser corroborados por dados consistentes. Deve, sobretudo, servir à reflexão dos gestores sobre como foi o desempenho da sua gestão num determinado exercício;  O Relatório de Gestão, além de ser um instrumento para os órgãos de controle e de autorreflexão sobre a gestão, é também uma forma de prestar contas à sociedade. Lembre-se de que o RG da sua Unidade será publicado na Internet, com acesso amplo e irrestrito.

Devem constar do Capítulo “Anexos” do Relatório de Gestão os seguintes documentos e outros que, em razão do tamanho, seja desaconselhável sua inserção diretamente no texto do RG:  Demonstrações Contábeis;  Notas Explicativas;  Declarações;  Pareceres de outras instâncias sobre a gestão;  Eventuais correspondências, cuja anexação ao RG seja imprescindível; Importante: Os documentos apostos no Anexo devem ser referenciados no texto do RG. Importante: O Anexo e as demais partes do RG devem ser convertidos em PDF em documento único (há programas disponíveis gratuitamente para isso).

Além da estrutura já mencionada em slides anteriores, o formato do Relatório de Gestão é, também, ponto fundamental a ser observado pela Unidade, pois...  A entrega eletrônica ao TCU, exige um padrão;  Dada a extensão do documento, é importante possibilitar ao leitor a busca por palavras contidas no texto;  A qualidade da apresentação do RG reflete a imagem da própria Unidade Jurisdicionada; Por isso, apresentamos a seguir algumas recomendações quanto ao formato do RG

 As partes do Relatório de Gestão devem formar DOCUMENTO ÚNICO. Se as partes estiverem em arquivos diferentes (Word, Excel, PDF, outros), podem ser usados programas (gratuitos) para concatená-los em um arquivo, já os convertendo para o PDF;  O RG (em documento único) deve estar no formato PDF texto. NÃO PODE ser imagem;  Se o arquivo estiver todo em IMAGEM, será rejeitado pelo servidor do TCU. O RG poderá conter, no máximo, 30% do seu tamanho em imagem. O texto deve predominar;  De acordo com o item anterior, NÃO poderá ser adotada a ação de imprimir o RG, colher assinaturas e depois “escaneá-lo” em PDF. Isso será considerado imagem e será rejeitado pelo servidor do TCU;  O arquivo poderá ter tamanho máximo de 20 Mbytes. Será disponibilizado no Portal TCU, na área reservada às informações sobre a prestação de contas, o tutorial para ajudar você na conversão do arquivo em PDF.

Secretaria-Geral de Controle Externo Projeto Contas Dúvidas? BOM TRABALHO!!!!