Gêneros de Divulgação científica:

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Transcrição da apresentação:

Gêneros de Divulgação científica: RELATÓRIO DE PESQUISA E ARTIGO ACADÊMICO

Divulgação Científica O texto de divulgação científica caracteriza-se por ser expositivo e argumentativo. São produzidos mediante pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultados de investigações sobre determinado tema. Tanto o Relatório quanto o Artigo são considerados gêneros de divulgação científica, pois têm a função de divulgar os resultados de uma pesquisa. Apresentam, basicamente, as mesmas seções. Porém, se diferenciam quanto a estrutura composicional, já que o relatório tende a ser mais objetivo e topicalizado enquanto o artigo é textualmente organizado para também expor um ponto de vista acerca dos resultados.

Nessa etapa é que se inserem os relatórios e artigos

Gênero Relatório de Pesquisa

Definição e Funcionalidade O relatório de pesquisa é o documento que mostra como um projeto foi executado, quais dados foram coletados, como esses dados foram analisados e quais resultados podemos extrair deles. Sendo assim, o projeto deve ser retomado no relatório, não mais como proposta de trabalho, mas como relato da realização desse trabalho.

Estrutura composicional Normalmente, fazem parte de um relatório de pesquisa as seguintes partes: Identificação Introdução Fundamentação teórica Objetivos Metodologia Análise dos dados e resultados Considerações finais Referências Obs: Para saber mais sobre cada seção, leia o material disponibilizado no Moodle.

ARTIGO ACADÊMICO/científico

Definição e Funcionalidade Segundo a ABNT (NBR 6022, 2003, p.2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Um artigo também tem a finalidade de reportar os resultados de uma pesquisa realizada. De acordo com Motta-Roth e Hendges (2010): “O artigo é um texto, de aproximadamente 10 mil palavras, produzido com o objetivo de publicar, em periódicos especializados, os resultados de uma pesquisa desenvolvida sobre um tema específico. Esse gênero serve como uma via de comunicação entre pesquisadores, profissionais, professores e alunos de graduação e pós-graduação.” (p. 65)

Estutura composicional: Partes essenciais Introdução Revisão da literatura (referencial teórico) Metodologia; Análise e discussão dos resultados.

INTRODUÇÃO Na seção de introdução, apresenta-se um pequeno resumo do conteúdo do artigo e das partes essenciais da pesquisa por exemplo: o tema e a sua justificativa, os objetivos, o referencial teórico adotado, a metodologia utilizada etc.

Revisão da literatura (referencial teórico) “Revisar a literatura significa fazer referência à literatura prévia e tem sido um ‘traço definidor’ da pesquisa e da redação acadêmica desde o primórdio da ciência.” “Situar o estudo reportado dentro da grande área é fundamental tanto no processo da pesquisa quanto no de redação do artigo, porque nos ajuda a delimitar os estudos seminais para o desenvolvimento do nosso trabalho.” “Assim, a revisão da literatura pode ser vista como o momento em que situamos o nosso trabalho, pois ao citar uma série de estudos prévios que servirão como ponto de partida para a nossa pesquisa, estaremos “afunilando” a discussão, até chegar ao tópico específico que vamos investigar.” (MOTTA-ROTH E HENDGES, 2010, p. 90-91)

METODOLOGIA A seção de metodologia de um artigo é o espaço em que se reporta os momentos de constituição de uma pesquisa: O levantamento de perguntas, hipóteses ou problemas; A coleta dos dados; A análise e interpretação. Trata-se portanto de um relato de como a pesquisa se processou.

ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Na seção que frequentemente recebe o título de “Resultados e discussão”, os dados obtidos no estudo são apresentados, comentados e interpretados — com o auxílio de um número (variável) de exemplos — e discutidos em relação ao que se avançou no conhecimento do problema, em relação ao estado da arte (revisão da literatura).” (MOTTA-ROTH E HENDGES, 2010, p. 125)

Mais dicas…

Vejam lá no Moodle os textos e a tarefa para essa aula. Então turma, é isso… 