1.º teste 8.º A 16 outubro 8.ºB 18 outubro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
Advertisements

Textos dos media Maria Serafina Roque
A NOTÍCIA Português 2015/2016.
Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir
Revisão para Fuvest PORTUGUÊS. AdjetivoAdvérbio RELAÇÃO: liga-se a substantivo liga-se a verbo (ou a adjetivo, ou a outro advérbio, ou a enunciado) FLEXÃO:
Diário A arte de saber contar rsn 2011/12. Diários reais  São diários que registam emoções, observações, reflexões, contam episódios sentidos ou vividos.
De Maria Alberta Menéres Língua Portuguesa – 6º Ano – Conhecimento Explícito da Língua.
PUBLICIDADE A publicidade pretende chamar a atenção, informar e persuadir o público-alvo a adotar determinado comportamento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha
Figura 1: Localização dos campi do Instituto Federal do Maranhão.
Classes de palavras: o advérbio
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
Prof. Zaine Santos - Escola Villare
Desenvolvimento Desenvolvimento
Nomes dos autores (Até seis autores), Arial Negrito corpo 40pt
NOME E IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES
Título: Escreva aqui seu título
Mostra de Iniciação Científica Modelo de Painel
Título - Arial 36pt - Bold Nome dos autores Instituição
Resultados e Discussão
I MOSTRA DE BOAS PRÁTICAS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
GRÁFICO TABELA Título do Trabalho INTRODUÇÃO
COLOQUE O TÍTULO AQUI COLOQUE O TÍTULO AQUI COLOQUE O TÍTULO
TÍTULO DO TRABALHO: Resultados e Discussão Introdução Objetivo
TÍTULO: Subtítulo Campus xxxxxxxx-IFTO – 6 a 8 de novembro – 2015
TÍTULO: Subtítulo Campus xxxxxxxx-IFTO – 6 a 8 de novembro – 2015
TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)
TÍTULO: Subtítulo #id_submissão
Título do Trabalho a ser apresentado
GÊNERO ENTREVISTA.
Título: EM MAIÚSCULAS, ESTILO NEGRITO E ALINHAMENTO CENTRALIZADO
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Autor 1 Nome do Autor 2, Nome do Autor 3
CARTA ARGUMENTATIVA É o tipo de carta que tem por finalidade persuadir o interlocutor e, para alcançar esse objetivo, precisa de argumentos convincentes.
Primeiro AUTOR1; Segundo Autor2
revisões 10º e 11ºanos Prova de expressão oral
Nome do aluno1; Nome do aluno²; Nome do Professor³
Maria Santos SILVA1; José Santos SILVA2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
IDENTIFICAÇÃO DE INSTITUIÇÃO, LIGA, NÚCLEO DE PESQUISA OU ENTIDADE HÁ QUAL VOCÊ REPRESENTA. TÍTULO: RECOMENDAMOS CAIXA ALTA E FONTE ARIAL TAMANHO 72, CENTRALIZADO,
IDENTIFICAÇÃO DE INSTITUIÇÃO, LIGA, NÚCLEO DE PESQUISA OU ENTIDADE HÁ QUAL VOCÊ REPRESENTA. TÍTULO: RECOMENDAMOS CAIXA ALTA E FONTE ARIAL TAMANHO 72, CENTRALIZADO,
Mostra de Iniciação Científica Modelo de Painel
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
DISCURSODIRETO, DISCURSOINDIRETO E DISCURSOINDIRETOLIVRE ***************************
TÍTULO Sobrenome, Nome¹; Sobrenome, Nome²
DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO
Grupo de Pesquisa: Iniciação Científica, Tecnológica ou à Docência
(EM NEGRITO, CAIXA ALTA E CENTRALIZADO)
1.º teste - 18 outubro 19 outubro (composição)
Texto argumentativo: artigo de opinião
TÍTULO DO TRABALHO SOBRENOME, Nome Autor 1; SOBRENOME, Nome do Autor 2, SOBRENOME, Nome do Autor 3 Orientador: SOBRENOME, Nome
GRÁFICO TABELA Título do Trabalho
TÍTULO: Subtítulo Campus xxxxxxxx-IFTO – 6 a 8 de novembro – 2015
ESPAÇO PARA INDENTIFICAÇÃO
Notícia.
TÍTULO/ASSUNTO PRINCIPAL
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
IDENTIFICAÇÃO DE INSTITUIÇÃO, LIGA, NÚCLEO DE PESQUISA OU ENTIDADE HÁ QUAL VOCÊ REPRESENTA. TÍTULO: RECOMENDAMOS CAIXA ALTA E FONTE ARIAL TAMANHO 72, CENTRALIZADO,
TÍTULO/ASSUNTO PRINCIPAL
TÍTULO EM CAIXA ALTA IMAGENS IMAGENS GRÁFICOS OU TABELAS
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Título do Trabalho Nome dos autores
CÓDIGO DO TRABALHO - TÍTULO DO TRABALHO
TÍTULO Autores; Orientadores; INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO PALAVRAS-CHAVE REFERÊNCIAS.
Título Nome dos autores Filiação do autor principal Introdução
título título título título título título título título título.
LOGOTIPOS INSTITUCIONAIS
Rosana Santos OLIVEIRA1; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE2
Logomarca institucional da sua escola, hospital, etc
Transcrição da apresentação:

1.º teste 8.º A 16 outubro 8.ºB 18 outubro Unidade 1 - Textos não Literários

Textos não literários Notícia Título (antetítulo e subtítulo opcionais) Lead (Quem? O quê? Onde? Quando?) Corpo da notícia (Como? Porquê?) Linguagem clara e objetiva Verbos no Pretérito Perfeito Predominância de factos Ausência de opinião

Textos não literários Reportagem Título/ introdução/ corpo da reportagem/ conclusão Texto mais extenso do que a notícia Presença de factos e opiniões Texto de autor (identificação do repórter) Inclusão de citações

Textos não literários Entrevista Introdução/ corpo da entrevista/ conclusão Texto conversacional Presença de dois ou mais interlocutores (entrevistador e entrevistado(s))

Textos não literários Crítica Cartoon Texto de opinião Representação da realidade através de imagens humorísticas Apreciação positiva ou negativa Forte mensagem crítica Presença de argumentos

Textos não literários Publicidade Comercial e institucional Texto linguístico: slogan/ texto argumentativo/ marca Texto icónico: imagem/ logótipo Recursos linguísticos: frases imperativas e interrogativas; marcas da 1.ª e 2.ª pessoas; pronomes pessoais; determinantes possessivos…

Textos não literários Texto de divulgação científica Roteiro Texto expositivo Presença de imagens e de caixas de texto Predominância de factos Introdução de citações Verbos no presente do indicativo

Indica a classe e a subclasse das palavras sublinhadas: “Muito suscetível a fatores externos, sobretudo na fase adulta, pode ser facilmente destruída por peixes predadores e doenças antes de atingir a maturidade.” In Sábado, O animal que nunca envelhece

Identifica a subclasse dos seguintes advérbios: efetivamente nunca além inclusive apenas eis porquê porém depressa

livro: romance; policial; aventura; ficção… Identifica as relações que se estabelecem entre os seguintes grupos de palavras: livro: romance; policial; aventura; ficção… regular/ habitual; estadia/ permanência livro: capa; contracapa; lombada; ficha técnica; prefácio… benefício/ prejuízo; preocupação/ alívio

Preenche a tabela seguinte: nome adjetivo verbo advérbio excluído possivelmente silenciar felicidade

Campo semântico Escreve duas frases em que empregues a palavra “esperança” com significados distintos: a) b)