1.º teste 8.º A 16 outubro 8.ºB 18 outubro Unidade 1 - Textos não Literários
Textos não literários Notícia Título (antetítulo e subtítulo opcionais) Lead (Quem? O quê? Onde? Quando?) Corpo da notícia (Como? Porquê?) Linguagem clara e objetiva Verbos no Pretérito Perfeito Predominância de factos Ausência de opinião
Textos não literários Reportagem Título/ introdução/ corpo da reportagem/ conclusão Texto mais extenso do que a notícia Presença de factos e opiniões Texto de autor (identificação do repórter) Inclusão de citações
Textos não literários Entrevista Introdução/ corpo da entrevista/ conclusão Texto conversacional Presença de dois ou mais interlocutores (entrevistador e entrevistado(s))
Textos não literários Crítica Cartoon Texto de opinião Representação da realidade através de imagens humorísticas Apreciação positiva ou negativa Forte mensagem crítica Presença de argumentos
Textos não literários Publicidade Comercial e institucional Texto linguístico: slogan/ texto argumentativo/ marca Texto icónico: imagem/ logótipo Recursos linguísticos: frases imperativas e interrogativas; marcas da 1.ª e 2.ª pessoas; pronomes pessoais; determinantes possessivos…
Textos não literários Texto de divulgação científica Roteiro Texto expositivo Presença de imagens e de caixas de texto Predominância de factos Introdução de citações Verbos no presente do indicativo
Indica a classe e a subclasse das palavras sublinhadas: “Muito suscetível a fatores externos, sobretudo na fase adulta, pode ser facilmente destruída por peixes predadores e doenças antes de atingir a maturidade.” In Sábado, O animal que nunca envelhece
Identifica a subclasse dos seguintes advérbios: efetivamente nunca além inclusive apenas eis porquê porém depressa
livro: romance; policial; aventura; ficção… Identifica as relações que se estabelecem entre os seguintes grupos de palavras: livro: romance; policial; aventura; ficção… regular/ habitual; estadia/ permanência livro: capa; contracapa; lombada; ficha técnica; prefácio… benefício/ prejuízo; preocupação/ alívio
Preenche a tabela seguinte: nome adjetivo verbo advérbio excluído possivelmente silenciar felicidade
Campo semântico Escreve duas frases em que empregues a palavra “esperança” com significados distintos: a) b)