Princípio de Le Châtelier

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Síntese do Amoníaco e Balanço Energético
Advertisements

Equilíbrio Químico Aulas 6 Equilíbrio Químico: Reações reversíveis
Módulo 3 Reacções Químicas Curso Técnico de Produção Agrária Química Maria José Sousa.
Equilíbrio Químico Profa. Karen.
2) Dentre os equilíbrios abaixo, quais não podem ser deslocados por variação da pressão total? I) N 2 O 4(g) = 2 NO 2(g) II) 3Fe (s) + 4H 2 O (g) = Fe.
Deslocamento de equilíbrio (Princípio de Le Chatelier) Em uma reação reversível em equilíbrio: aA(g) + bB(g) cC(g) Uma perturbação externa faz O equlíbrio.
Química e Indústrias: Equilíbrios e Desequilíbrios 1.
Equilíbrio Químico Albino O. Nunes INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN Campus Mossoró.
Unidade I Química e Indústrias
Parte-2 Márcia Santos. Os detritos lançados na água, mesmo em pequenas quantidades, como em concentrações em ppm, podem causar poluição.
Aula 2: Revisão Denise Weiss. Termodinâmica É uma ciência que estabelece os conceitos para explicar os fenômenos físicos de transferência de energia térmica,
 As quantidades de íons H + e OH – determinam o caráter ácido-base de uma solução;  Para que possamos compreender melhor como se dá essa medida de acidez.
Cálculo Estequiométrico massa-massa Talita M.. Complete a tabela: 2 CO (g)+1 O 2 (g)  2 CO 2 (g) em mols reage com formando em massa reage com formando.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Vestibular1 Cálculo Estequiométrico.
TERMODINÂMICA.
Semana 6 REAÇÕES QUÍMICAS – COMBUSTÃO
Aula 2 - Cinética Química
CINÉTICA QUÍMICA.
Estudo dos Gases 1.
Adaptado por: Ricardo Miranda
TERMOQUÍMICA.
TERMODINÂMICA.
Professora Andréa Martins
Termodinâmica.
Cálculo Estequiométrico.
Transferência de energia como calor
Temperatura e equilíbrio térmico
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
Reações fotoquímicas na atmosfera
Hidrodinâmica 12º ano.
Lei de Pascal 12º ano [Imagem: Hydraulics Power].
Química verde 11º ano [Imagem:
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
Resistência elétrica 10º ano.
CINÉTICA QUÍMICA Fenômenos do nosso cotidiano
Acidez e basicidade de soluções
Titulação ácido-base 11º ano [Imagem: blenderartists.org]
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
Configuração eletrónica
Força relativa de oxidantes e de redutores
Acidez e basicidade em soluções aquosas de sais
Reações de oxidação-redução
Fundamentos da termodinâmica
Mineralização de águas e dissolução
Geometria molecular 10º ano [Imagem: imgkid.com].
Decaimentos radioativos
Condutividade térmica
Energia de ligação nuclear
Lei de Coulomb 12º ano [Imagem: fineartamerica.com]
Estado gasoso 10º ano [Imagem:
2ª Lei da Termodinâmica 10º ano [Imagem: mehmetaslan.deviantart.com]
TERMODINÂMICA.
Lei Fundamental da Hidrostática
Ácidos e bases 11º ano [Imagem: Miguel Neta].
Estado gasoso Miguel Neta, dezembro de 2018
Energia de ligação e reações químicas
Campo gravítico Miguel Neta, fevereiro de 2019
Reações fotoquímicas na atmosfera
Extensão das reações químicas
Alteração da solubilidade de sais
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Forças de pressão em fluidos
Miguel Neta, dezembro de 2018
Energia de ligação nuclear
1ª Lei da Termodinâmica Miguel Neta, maio de 2019
Energia interna Miguel Neta, fevereiro de 2019
Decaimentos radioativos
CINÉTICA QUÍMICA.
PRODUTO DE SOLUBILIDADE
Transcrição da apresentação:

Princípio de Le Châtelier 11º ano [Imagem: www.gettyimages.com]

Princípio de Le Châtelier 11º ano Princípio de Le Châtelier (ou Lei do Equilíbrio Químico) Quando se provoca uma alteração a um sistema que se encontra em equilíbrio, este reage de maneira a contrariar a alteração realizada. Henry Louis Le Châtelier (1850-1936) [Imagem: drblurg.blogspot.com]

Princípio de Le Châtelier 11º ano Princípio de Le Châtelier (ou Lei do Equilíbrio Químico) Variando alguns dos fatores: Concentração de uma ou mais substâncias; Volume/pressão; Temperatura; é alterada o estado de equilíbrio, evoluindo para um novo equilíbrio. O valor de Kc do novo equilíbrio é o mesmo, exceto para uma alteração de temperatura.

𝑄= [𝐶] 𝑐 [𝐷] 𝑑 [𝐴] 𝑎 [𝐵] 𝑏  𝐾 𝑐 = [𝐶] 𝑒 𝑐 [𝐷] 𝑒 𝑑 [𝐴] 𝑒 𝑎 [𝐵] 𝑒 𝑏 Princípio de Le Châtelier 11º ano Princípio de Le Châtelier (ou Lei do Equilíbrio Químico) No novo estado, de não equilíbrio, o valor de Q é diferente do valor da constante de equilíbrio, Kc. O equilíbrio irá reagir de modo a atingir um outro estado de equilíbrio. 𝑄= [𝐶] 𝑐 [𝐷] 𝑑 [𝐴] 𝑎 [𝐵] 𝑏  𝐾 𝑐 = [𝐶] 𝑒 𝑐 [𝐷] 𝑒 𝑑 [𝐴] 𝑒 𝑎 [𝐵] 𝑒 𝑏 (com o mesmo Kc se a temperatura não for alterada)

Princípio de Le Châtelier 11º ano 𝐾 𝑐 = [𝐶] 𝑒 𝑐 [𝐷] 𝑒 𝑑 [𝐴] 𝑒 𝑎 [𝐵] 𝑒 𝑏 𝑄= [𝐶] 𝑐 [𝐷] 𝑑 [𝐴] 𝑎 [𝐵] 𝑏 Consequências da variação das concentrações Numa reação do género a A + b B ⇄ c C + d D Aumento da [reagente] (Q menor que Kc) ↓ O sistema contraria esta alteração Benefício do sentido direto, consumindo reagentes (Q vai aumentando até igualar Kc) É estabelecido um novo estado de equilíbrio A diminuição da [produto] tem a mesma consequência.

Princípio de Le Châtelier 11º ano 𝐾 𝑐 = [𝐶] 𝑒 𝑐 [𝐷] 𝑒 𝑑 [𝐴] 𝑒 𝑎 [𝐵] 𝑒 𝑏 𝑄= [𝐶] 𝑐 [𝐷] 𝑑 [𝐴] 𝑎 [𝐵] 𝑏 Consequências da variação das concentrações Numa reação do género a A + b B ⇄ c C + d D Aumento da [produto] (Q maior que Kc) ↓ O sistema contraria esta alteração Benefício do sentido inverso, consumindo produtos (Q vai diminuindo até igualar Kc) É estabelecido um novo estado de equilíbrio A diminuição da [reagente] tem a mesma consequência.

Princípio de Le Châtelier 11º ano Consequências da variação de volume/pressão Aumento de volume equivale a uma diminuição da pressão. Diminuição de volume equivale a um aumento da pressão. A variação de pressão de um sistema reacional pode ser conseguida por variação da quantidade (introdução ou remoção) de um gás que não interfira na reação, ou por variação do volume disponível para a reação. O que importa é a quantidade de moléculas gasosas. Se a somas dos coeficientes dos reagentes for diferentes da dos produtos há alteração do estado de equilíbrio se houver uma variação de volume/pressão.

Princípio de Le Châtelier 11º ano Consequências da variação de volume/pressão Aumento do volume (diminuição da pressão) ↓ O sistema tenta aumentar o número de moléculas gasosas Favorecimento do sentido em que são produzidas mais moléculas gasosas

Princípio de Le Châtelier 11º ano Consequências da variação de volume/pressão A variação de volume ou da pressão de um sistema apenas tem consequência na alteração do estado de equilíbrio se a soma dos coeficientes estequiométricos dos reagentes no estado gasoso for diferente da soma dos coeficientes estequiométricos dos produtos no estado gasoso. 2 A (aq) + 3 B (g) ⇄ 3 C (g) + D (l) Não é afetado 2 A (s) + 3 B (g) ⇄ 2 C (g) + 3 D (s) É afetado 2 A (g) + 3 B (g) ⇄ 5 C (g) 2 A (aq) + 3 B (s) ⇄ 3 C (g) + 2 D (l)

Princípio de Le Châtelier 11º ano Consequências da variação da temperatura Para prever a consequência da variação da temperatura tem que se conhecer o balanço energético da reação: Exotérmica; Endotérmica.

Aumento da temperatura Princípio de Le Châtelier 11º ano 𝐾 𝑐 = [𝐶] 𝑒 𝑐 [𝐷] 𝑒 𝑑 [𝐴] 𝑒 𝑎 [𝐵] 𝑒 𝑏 Consequências da variação da temperatura No caso de um equilíbrio exotérmico (no sentido direto) 𝑅𝑒𝑎𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠⇄𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠+𝐸𝑁𝐸𝑅𝐺𝐼𝐴 Aumento da temperatura ↓ Favorecimento do sentido inverso Consumo de produtos e produção de reagentes A relação entre as [produtos] e [reagentes] diminui Diminui o Kc

Aumento da temperatura Princípio de Le Châtelier 11º ano 𝐾 𝑐 = [𝐶] 𝑒 𝑐 [𝐷] 𝑒 𝑑 [𝐴] 𝑒 𝑎 [𝐵] 𝑒 𝑏 Consequências da variação da temperatura No caso de um equilíbrio endotérmico (no sentido direto) 𝑅𝑒𝑎𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠+𝐸𝑁𝐸𝑅𝐺𝐼𝐴⇄𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 Aumento da temperatura ↓ Favorecimento do sentido direto Consumo de reagentes e produção de produtos A relação entre as [produtos] e [reagentes] aumenta Aumenta o Kc

Princípio de Le Châtelier 11º ano Consequências da variação da temperatura O aumento de temperatura do sistema representa para esse sistema um aumento da energia disponível pelo que é favorecido o sentido endotérmico desse equilíbrio, consumindo essa energia. A diminuição da temperatura do sistema representa para esse sistema uma diminuição da energia disponível pelo que é favorecido o sentido exotérmico desse equilíbrio, repondo energia.

Variação de temperatura Princípio de Le Châtelier 11º ano Consequências da variação da temperatura Generalizando: Variação de temperatura Efeito no Kc Exotérmica Aumento Diminui Diminuição Aumenta Endotérmica

N2 (g) + 3 H2 (g) ⇄ 2 NH3 (g) ΔH = -93 kJ mol-1 Princípio de Le Châtelier 11º ano Rentabilizar a produção de NH3 N2 (g) + 3 H2 (g) ⇄ 2 NH3 (g) ΔH = -93 kJ mol-1 O processo de Haber-Bosch pode ser rentabilizado: Aumento da concentração dos reagentes (N2, + barato); Remoção de NH3; Aumento da pressão (~ 350 atm); Baixas temperaturas (400 a 500 °C); Uso de catalisador (ferro + óxido de potássio + óxido de alumínio) para atingir o equilíbrio mais rapidamente.

Miguel Neta, fevereiro de 2018. Princípio de Le Châtelier 11º ano Bibliografia J. Paiva, A. J. Ferreira, M. G. Matos, C. Morais, C. Fiolhais, Novo 11Q, Texto Editores, Lisboa, 2016. D. reger, S. Goode, E. Mercer, Química: Princípios e Aplicações, 2ª edição, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, Lisboa. Miguel Neta, fevereiro de 2018.