A LENDA Mboitatá era a cobra boiguaçu, que, durante um longo período de chuvas e escuridão na mata, passou a alimentar-se dos olhos de todos os animais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO MESAS DE CONCRETO
Advertisements

ENSAIO DE DUREZA BRINELL
CORDADOS.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino.
ATENÇÃO: PRÓXIMA AULA -> LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Materiais e Ferramentas
Ciclos, Vectores e Gráficos Simulação da Queda de Corpos II
Sistema Respiratório Professora Helena.
Gravura É a linguagem artística que permite múltiplas reproduções a partir de uma matriz. Cada reprodução é assinada, datada e numerada; não se trata.
Alunos: Edivilson Rosá
Cerveja e Arte Agregar arte (gravura) a CERVEJA.
COLÉGIO DOS SALESIANOS DE POIARES
OCAMALOCA 1989 – 2010.
GEOGRAFIA TIPOS DE MORADIAS
O PROJETO. O PROJETO O projeto Trinca originou-se em 2006, quando o grupo AFLECHA concebeu e realizou seu primeiro mini-livro, contendo o conto Quinta.
Trabalho de pesquisa sobre as SERPENTES
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Método de Referência par Determinação de Material Particulado
Atividade planejada para sábado 02 de junho de 2012
Resíduos de Gesso na Construção Civil
DICAS DE MATEMÁTICA – ENEM 2012
O Processo Flexográfico
MEDIDAS DO POTENCIAL DA ÁGUA DO SOLO
O Processo Serigráfico
PROCESSO DE ACABAMENTO E REVESTIMENTO DE CONDUTORES
Artista Plástica Maria Alzira Garcia.
OS ANIMAIS E SEUS AMBIENTES
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
AULA 9: CIMBRAMENTO E FÔRMAS.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
CEGONHA Trabalho Realizado Por:
Quantidade/descrição
MEDIÇÃO 2 Prof. Cesário.
DESCRITIVO CRIAÇÃO E MODELAGEM ENOS ALMEIDA PROGRAMA SKETCH UP 8
ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO
P BARRA BONITA - ECLUSA CAPA INICIAL COM LEGENDA
Tubo Acrílico Centrifugado
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Áreas.
Natal Natal História de Natal.
Escalão Apogeu “Andar é poupar”
De 18 de março a 14 de abril de 2008 Galeria Iberê Camargo/ Usina do Gasômetro
Para executar uma gravura em linóleo, é essencial conhecer todo o processo implicado até à impressão do que se pretende. Foi com esse objectivo, que se.
Empreendedora: Empresa: local de instalação: Actividade: Maria Amélia Cunha Porto Formação Pessoal.
Animais do Mar Tartaruga marinha.
SISTEMAS DE COBERTURAS
Abordaremos a produção artística da década de 50 até os dias atuais.
Animais do Mar Baleia Jubarte.
A INTEGRAÇÃO DO SESMT COM A ENGENHARIA CIVIL NA ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES VISANDO REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA EXECUTADAS EM DIFERENÇA.
Teatro de Sombras.
Primeira geração moderna
2. QUADRO DE ESPECIFICAÇÕES
Matemática dos balões Eduardo Seiti.
Visita a Serralves 9 de Fevereiro de 2007 Bloco temático “Jardins de trapos” Professores responsáveis: Eva Coelho Manuel Barbosa.
Um dos instrumentos existentes dentro do Tabernáculo, era feito de madeira de acácia, e revestida com ouro puro. Medindo dois cúbitos (91.44 cm : 3 pés)
TEATRO NACIONAL DE BEIJING
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
O Papel EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Trabalho realizado por:
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tu_Barões do Sol PROFESSORES: Maria Cláudia Pereira (Ciências da Natureza e Matemática),
PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
Projeto Operador de Computador
Escola Secundária de São João da Talha

Utilize este modelo para criar páginas Web em intranet para o seu grupo de trabalho ou projecto. Pode modificar o seu conteúdo para adicionar informação.
Folclore Brasileiro Guilherme 4°ano A n°17.
Actividade Prática: Volumes, Áreas, Perímetros
Vimes O trabalho em vime é uma das principais indústrias da Madeira. Nos anos cinquenta os principais centros de produção eram a Camacha, a Boaventura.
Para ter acesso a esse material acesse:
Caixa Para mais de 80 discos Feita de madeira mdf. Ótimo acabamento - Medidas: 33cm de largura x 33cm de altura x 33cm de profundidade.
Transcrição da apresentação:

A LENDA Mboitatá era a cobra boiguaçu, que, durante um longo período de chuvas e escuridão na mata, passou a alimentar-se dos olhos de todos os animais que encontrava; de tanto comê-los, transformou-se em pura luz. A Lenda do Mboitatá, baseada na cultura dos índios Guarani, foi publicada em 1913 por Simões Lopes Neto. AFLECHA tem trabalhado com textos do escritor e inspirou-se nessa lenda para realizar seu trabalho no projeto ESSA POA É BOA.

MBOITATÁ: uma serpente de aproximadamente 25m de comprimento por 1,70m de altura, com o corpo coberto de gravuras.

estrutura O mboitatá será construído a partir de anéis de aproximadamente 1,70m de diâmetro. A estrutura será composta de arame ou tubos de pvc e o revestimento em tecido de algodão preto e/ou branco.

Para revestir os anéis serão necessários aproximadamente 6 metros de tecido. A largura dos anéis varia entre 0,50, 1 e 2m. Para o corpo da cobra calcula-se cerca de 15 anéis, de tamanhos diversos.

impressão Para imprimir as tiras de pano, serão confeccionadas matrizes em chapas de mdf, medindo 0,50x 0,50m e 0,50 x 1m. Estas chapas serão trabalhadas com colagem de E.V.A., criando texturas e imagens, na técnica da colagravura. A impressão será feita à mão, no próprio local da exposição, a partir de junho de 2007.

Depois da impressão, o tecido será costurado nas armações, que, por sua vez, serão presas umas às outras.

Material: 300 peças de 0,50 x 0,50 x 0,05m, em madeira/mdf, compensado/aglomerado, ou material equivalente (para matrizes) 5 peças de 1 x 6 x 0,05m, em madeira/mdf/compensado/aglomerado ou material equivalente (para “berço” de impressão”) 180m² de tecido de algodão preto e/ou branco 85m² de E.V.A (para matrizes) tinta tipográfica ou para serigrafia 500m de cano de pvc (para armação) - ? m arame grosso (para armação) Braçadeiras ½ Cruzetas rosquiavel Tês rosquiavel agulhas curvas grandes Linha de seda (ou outro material resistente) Tesouras, alicates, cola de plástico Estopa, solvente, vidro ou cerâmica para entintagem, pasta clin, óleo de linhaça, espátula

CONVIDADOS: Estamos convidando artistas gravadores de Porto Alegre para participar, criando texturas para o corpo do Mboitatá. Homero Lima - confirmado Lana Lanna - confirmado Luiza Fontoura - confirmado Marcia Rosa - confirmado Maria Helena Pacheco - confirmado Marta Loguércio - confirmado Miriam Tolpolar - confirmado Paulinho Chimendes - confirmado Raquel Lima – confirmado Rodrigo Pecci - confirmado Anico Herscovits - confirmado Beatriz Balen Suzin – confirmado Benno Pfersher - confirmado Cavalcanti - confirmado Claudia Sperb - confirmado Edú - confirmado Esther Bianco - confirmado Fernanda Soares - confirmado Grupo Pelos Muros - confirmado (Ana Chacon, Vera Junqueira, Lilian Souza, Georgina Souza, Marcelo Monteiro, Cleide Di Giorgio, Isolde Bosak, Tania Cappra, Mônica Azevedo)

Enquanto isso, já começamos a trabalhar Maquete em construção: 14cm de diâmetro e 130cm de comprimento, sem a cabeça. Arame, tecido de algodão preto e impressões com tinta Speedball branca, não tóxica, à base de água.

visita ao local para estudar o tamanho e a instalação da serpente no teto da antiga fábrica Tubos de pvc estão sendo estudados como material para a armação um caminhão de combustível estacionado na lateral do prédio ajudou no cálculo do diâmetro do Mboitatá. Estudo para a cabeça

Escolha do tecido Testando a dimensão no local da exposição

www.aflecha.cjb.net