Elaboração do luto Lidiane Valle Psicóloga – CRP Graduação - PUC/MG Pós Graduação MBA - FGV Coaching e Self Coaching – Instituto Brasileiro de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIDANDO COM A MORTE Curso Técnico de Enfermagem
Advertisements

O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha. Gênesis 2.25.
A FELICIDADE PODE DEMORAR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Texto de Luiz Fernando Veríssimo Música Outra Vez Richard Clayderman.
Dor de perda Letícia Thompson Musica: A time for us. (Love Theme) Clicar.
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE Aline Emanuele Bispo dos Santos PSICÓLOGA Escolar e Clínica.
Ser mulher… Uma pequena homenagem às mulheres, de todas as idades e de todas as nacionalidades. E em especial para aquelas que, a pesar de dificuldades.
Muitos de nós vivemos mágoas profundas que nos aprisionam e parecem que não têm solução. Precisamos de liberdade, mas onde encontrá-la?
A educação dos filhos No Grande Conflito.
Suicídio no Brasil: Estratégias de Prevenção e Intervenções
Mente Positiva.
“Existem coisas que precisamos lembrar para não esquecer, mas tem coisas impossíveis de esquecer: você!” avanço manual.
Acredite Irene Alvina NÃO DEIXE DE LIGAR O SOM
Alguma vez de repente sentiste desejos de fazer uma coisa agradável por alguém a quem tens carinho?...ISSO É DEUS...que te fala através do Espírito.
ME DIVORCIEI.
Mente Positiva HI: 192 – Infinita Graça.
SER MULHER.... Ser mulher é viver mil vezes em apenas uma vida,
By Búzios Slides A FELICIDADE PODE DEMORAR Luiz Fernando Veríssimo
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
Foi Deus Clique para avançar 1.
UM DEFEITO NA MULHER.
Instituto Técnico de Negócios de Nampula
Quatro estações Letícia Thompson.
Deus.
O que torna a vida bela é o fato de nada ser eterno.
SEMANA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA
Definição de Suicídio Suicídio é um gesto de autodestruição, realização do desejo de morrer ou de dar fim à própria vida. É uma escolha ou ação que tem.
As fases do Luto PSI. JULIANA FALCÃO PSICOLOGIA DA SAÚDE.
Amor. Gratidão a todos os Mestres Espirituais que “trilharam o caminho” antes de nós...
Solidão Fátima Irene Pinto.
ESCOLHA DAS PROVAS - BEM E MAL SOFRER Ceja - Barra.
Frases Carmesim 178ª Semana Extraídas do Site:
Se você está pensando em desistir de viver, pare um pouco e pense que Deus faz milagres. Cada dia existe uma renovação constante, nunca um dia será como.
Amor. Gratidão a todos os Mestres Espirituais que “trilharam o caminho” antes de nós...
É lindo falar com Deus Irene alvina
Feliz Olhar Novo!.
APRENDA A ENFRENTAR A DEPRESSÃO.
Feliz Olhar Novo transição automática - click para iniciar.
Feliz Olhar Novo!.
É possível estar alegre em meio a tantos problemas?
Luz.
Deixe a lágrima rolar! Letícia Thompson.
SEMANA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA
Ciclos em nossas vidas.
"Eis que estou à sua porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz,
14-nov-18 09:11:52 Deixe a lágrima rolar!.
15-nov-18 06:10:20 Lágrimas de Depressão.
ESCOLHAS SÃO NECESSÁRIAS
Quatro estações!.
Você já pensou em si mesma hoje. Tem certeza
Foi Deus Clique para avançar.
Medite com carinho nesta msg. (Ligue o som)
Deixe a lágrima rolar! Letícia Thompson.
Ser Mulher.
Deus.
UM DEFEITO NA MULHER.
O que é ser Anjo?.
SOU ASSIM! Slides/automáticos...aguarde S.Elizio.
A FAMÍLIA E A MORTE. A FAMÍLIA E A MORTE QUAIS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS ESTA FOTOGRAFIA PRODUZ EM VOCÊ?
Norma A Silveira de Moraes Norma Silveira Moraes Slides
Escolha na árvore uma mensagem para você e clique sobre ela!
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Parte de nós..
Que Deus abençoe seus filhos.
Emergências Psiquiátricas. 1. Estado de sofrimento psíquico, marcado por alterações graves de afeto, pensamento e/ ou comportamento, que demandam intervenção.
NÃO TENHA MEDO DAS FAZES DO VAZIO
28/07/19 18:39:12 Todo sentimento tem seu próprio valor.
“Existem coisas que precisamos lembrar para não esquecer, mas tem coisas impossíveis de esquecer: você!” avanço manual.
Deus.
Ciclos em nossas vidas.
De nada adianta a liberdade se não temos liberdade de errar.
Transcrição da apresentação:

Elaboração do luto Lidiane Valle Psicóloga – CRP Graduação - PUC/MG Pós Graduação MBA - FGV Coaching e Self Coaching – Instituto Brasileiro de Coaching Especialista em Gestão de Pessoas Atendimento clínico a pacientes enlutados

O que é o luto? *Sentimento de tristeza pela morte de alguém. É o vazio da ausência. É uma das dores mais intensas que o ser humano pode sentir. Reação a uma impactante perda. É um estado de espirito de introspecção e tristeza profunda. A sensação da perda e do vazio causado pela morte nos leva ao sentimento de luto. *FONTE: Dicionário Aurélio

Por que temos essa sensação? O ser humano tem dificuldades com o desconhecido, com o que não domina bem e a morte é o grande mistério da vida. Vivemos todos os dias sem saber como, quando e onde a nossa hora chegará. Também não temos como saber quando será o dia da partida de nossos entes tão queridos. E o que acontece quando esse dia chega?

O luto é uma reação normal e, até certo ponto, pode e deve ser vivenciado para que a pessoa que sofreu a perda chegue enfim na fase de aceitação. Cada membro da família vive o luto de uma forma. Cada um reagirá a sua maneira. Tudo vai depender da personalidade, da história de vida e do vinculo que existia. Processo de elaboração do luto

O luto é classificado em etapas que podem variar de pessoa para pessoa: 1. Negação 2. Raiva 3. Negociação 4. Depressão 5. Aceitação

Negação Nessa fase a pessoa ainda não compreende a realidade e alimenta pensamentos de como voltar a situação anterior à perda. Nesse momento é possível observar choros descontrolados, desmaios, atitudes agressivas e intensas, falta de apetite e de sono.

Raiva Nessa fase a pessoa busca um culpado pela grande perda. E o sentimento é direcionado à pessoas envolvidas na situação: Médicos, familiares, pessoas do convívio, empresas, Deus ou até mesmo ela própria.

Negociação É a fase em que se busca uma solução para alterar o que aconteceu. O enlutado pensa em tudo que podia ter feito diferente para alterar o rumo da situação.

Depressão A dor e a tristeza ficam mais fortes. Não há mais o que fazer... Porém, os sentimentos aparecem de forma mais organizada. As sensações cansaço, desinteresse, desconexão e solidão fazem parte dessa fase.

Aceitação A dor diminui, a saudade fica mais evidente, porém com uma sensação de paz. Após a compreensão do acontecimento é possível enxergar novamente perspectivas para a vida. O luto se encaixa na vida da pessoa.

Como lidar com o luto O dialogo é muito importante para a superação dessas fases. Encontrar pessoas de confiança e compartilhar a dor, falar enquanto sentir necessidade, chorar, escrever poesias, musicas, textos. Expressar-se através de pintura e danças é uma alternativa para expor seus sentimentos. A arte é um bom recurso para registrar de maneira lúdica a dor. Buscar ajuda especializada se sentir necessidade.

Quando se preocupar Devemos nos alertar quando o quadro de luto gerar sintomas que sugerem exagero no sofrimento e prejuízo na vida como: Abandonar o emprego, escola, casamento, filhos, não conseguir se preocupar com as pessoas que convive, com suas contas, emagrecer ou engordar significativamente, reações sintomáticas frequentes como desmaios, taquicardias e dores intensas.

Encontrar um sentido para a perda É mais do que encontrar uma justificativa para o acontecimento. Algumas pessoas desenvolvem novos valores, atuam em novos projetos e papéis perante a sociedade.

Novos caminhos não darão um novo significado para a perda, mas, podem sim dar um novo significado para a sua existência. Obrigada