A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas atividades cotidianas. Para que isso aconteça é necessária a mediação de um profissional.

5 Trata-se de um profissional que acompanha o aluno diariamente, contribuindo na compreensão de suas características e eliminando barreiras que o impedem de se inserir na vida escolar.

6 Nem todos que têm necessidades educacionais especiais (NEE) precisam de um auxiliar. Ele entra em cena quando há algum impedimento à inclusão.

7 O mediador é o principal responsável pela interação entre o aluno e todas as pessoas do ambiente escolar. É a pessoa que passa mais tempo com a criança na escola e que faz “a ponte” sobre os desenvolvimentos com os professores. Cabe-lhe a tarefa de acompanhar a criança em todos os ambientes, desde sua entrada em sala, nas aulas, no recreio, até a saída, priorizando sempre o seu desenvolvimento integral.

8 Em certos momentos o mediador deve começar a se afastar para que a criança possa adquirir a autonomia, e nos momentos precisos retornar a interceder com o objetivo do aluno adquirir uma aprendizagem significativa.

9 Faz-se necessário estabelecer uma relação de confiança entre os principais profissionais que acompanham o aluno, de forma que estejam sempre em parceria, compartilhando conquistas e dificuldades, objetivando um vínculo em busca do desenvolvimento do aluno. Mas sabemos que a inclusão vai muito além de estar em uma sala de aula, é preciso que o aluno faça parte da turma, interaja com os professores e seus pares, compreenda as questões pedagógicas e se desenvolva de acordo com as suas particularidades e o seu ritmo de aprendizado.

10 DESENVOLVIMENTO/APRENDIZAGEM O que o sujeito faz com autonomia O que o sujeito pode fazer com ajuda? Desenvolvimento potencial Desenvolvimento real Compreender os processos de cada momento para implementar ações que favoreçam o avanço, em diferentes tempos da vida do sujeito Compreender os processos de cada momento para implementar ações que favoreçam o avanço, em diferentes tempos da vida do sujeito

11 Para isso, devemos avaliar sua atividade independente e sua atividade colaborativa, ou seja o que faz sozinho e o que faz com ajuda; Introduzindo tarefas novas, perguntas, desequilíbrios e elementos estratégicos que favoreçam a solução de desafios; A colaboração do mediador leva o indivíduo a avançar no seu desenvolvimento por meio da aprendizagem; COMO RECONHECER O DESENVOLVIMENTO POTENCIAL? COMO SABER O NÍVEL DE POTENCIAL DE APRENDIZAGEM (PA) DE UM SUJEITO?

12


Carregar ppt "COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google