CONFLITOS NO CONTINENTE EUROPEU Escola: Municipal Wady Fiquene Professor(a):Luciana Componentes do Grupo: Gustavo Amazonas, Matheus Leal e Vinicius.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Advertisements

I GUERRA MUNDIAL
Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
1 - Características gerais:
1 - Antecedentes/causas:
A ANTIGA IUGOSLÁVIA.
Península Balcânica Prof. Jane Ilce.
Primeira Guerra Mundial
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Colégio Mafrense PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
PROFESSOR: RONALDO MOURA LEAL
Península Balcânica Prof. Jane Ilce.
Península Balcânica.
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Bósnia-Herzegovina e Kosovo
ATUALIDADES 1ª Guerra Mundial 1914 – 2014 : 100 ANOS DO INÍCIO DA
Primeira Guerra Mundial
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A Primeira Grande Guerra “Uma guerra para a Paz”
I Guerra Mundial ​ ( ) ​ BLOG: ospyciu.wordpress.com / Prof. Paulo Leite1.
Tortuosos Caminhos do Antigo Bloco Soviético : Início da 2ª Guerra Mundial : A Alemanha nazista e os países aliados ocuparam o Centro-leste.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Aula 3 - História Geral A 1ª Guerra Mundial a 1918
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado
I Guerra Mundial Antecedentes/causas: Disputas imperialistas (principal): A partir de 1870 a unificação da Itália e da Alemanha, começou.
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
Primeira Guerra Mundial. Antecedentes final de séc. XIX e início séc. XX: Imperialismo europeu e desenvolvimento capitalista europeu causando rivalidades.
CONFLITOS SEPARATISTAS EUROPEUS
CONFLITOS TERRITORIAIS NO MUNDO. QUESTÃO PALESTINA TERRITÓRIO SAGRADO TANTO PARA JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS CONFRONTO ENTRE JUDEUS (ISRAEL) E ÁRABES.
O Fim da Antiguidade e o Início da Idade Média
Primeira Guerra Mundial
O Apartheid: Foi o racismo transformado em lei dentro do próprio território africano; Os guetos e as áreas proibidas para negros.
Antecedentes da I Guerra Mundial
Grande guerra
A primeira Guerra mundial
I Guerra mundial.
País: Alemanha.
A EUROPA ORIENTAL E O PASSADO SOCIALISTA.
1ª Guerra Mundial ( ).
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Apogeu e declínio da influência europeia
CONFLITOS MUNDIAIS Prof.André T. Neto.
As transformações políticas, económicas, sociais e culturais do após guerra O Tratado de Versalhes, o novo mapa político da Europa e a criação da SDN.
1ª Guerra Mundial 3 Modulo.
Países da União Europeia
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
A persistência de duas Europas
Iugoslávia 7 etnias 1 nação Mauro Vranjac.
IMPERIALISMO COLONIALISMO.
A PRIMEIRA GUERRA Belle époque Paz armada Unificação da Alemanha
Curdos Conflitos. Povo curdo  O povo curdo é um grupo étnico formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas e aspira à sua independência política.
A Primeira Guerra Mundial teve início no dia 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de O estopim foi o assassinato do herdeiro do trono.
PRIMEIRA GRANDE GUERRA
1ª Guerra Mundial ( ) Causas Profundas Conflitos Imperialistas:
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
1 - Antecedentes/causas:
Cursinho para o Enem Colégio João Roberto Borges de Souza
1 - Antecedentes/causas:
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
1ª Guerra Mundial ( ).
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 4 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
IMPERIALISMO n DEFINIÇÃO : Imperialismo é o processo de ocupação da África e da Ásia pelas potências industriais européias no século XIX.
I Guerra mundial.
EUROPA – FRAGMENTAÇÃO E SEPARATISMO
 A palavra “genocídio” vem do grego “génos” (família, tribo ou raça) e do latim “caedere” (matar)...\..\videos\200 milhões de mortos - As Invasões Bárbaras.avi..\..\videos\200.
Transcrição da apresentação:

CONFLITOS NO CONTINENTE EUROPEU Escola: Municipal Wady Fiquene Professor(a):Luciana Componentes do Grupo: Gustavo Amazonas, Matheus Leal e Vinicius.

O QUE CAUSARAM ESSES CONFLITOS? No continente europeu há uma grande diversidade, que diferencia a etnia, a língua e a religião da população. Que fez com que estados europeus virasse um Estado autônomo no qual fortaleceria a nação. Muitas regiões do continente viraram palco de conflitos com fim de países e estados europeus, como o fim Iugoslávia.

DESMENBRAMENTO E FIM DA IUGOSLÁVIA A Iugoslávia tornou-se um Estado unificado depois da Primeira Guerra Mundial, agregando várias etnias que foram inimigas durante séculos. Esse conflito vem desde a Idade Média, quando os turcos de religião muçulmana invadiram e dominaram a Península Balcânica, submetendo os sérvios croatas. Durante a dominação turca, muitos habitantes da região converteram- se ao islamismo.

UMA BREVE SÍNTESE SOBRE O QUE ACONTECEU NA REGIÃO Na Bósnia-Herzegovina, apareceram os eslavos muçulmanos. Os sérvios retiraram-se para o norte, onde se construiu Krajina. Os sérvios de Montenegro conseguiram manter a independência. Com o enfraquecimento dos turcos, no século XIX, a Bósnia-Herzegovina passou a ser domínio austríaco. Em 1878, Sérvia e Montenegro conseguiram a sua independência do Império Otomano.

Em 1912, os sérvios dominaram os últimos territórios dos turcos. Em 1913, a Bulgária declarou guerra aos seus antigos aliados e foi derrotada. O assassinato do herdeiro do trono austro- húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando, por um estudante em Sarajevo, foi o ingrediente que faltava para o começo da Primeira Guerra Mundial. Em 1941, diante do perigo a Iugoslávia entrar em favor dos aliados, por causa da pressão popular, os alemães e seus aliados ocuparam o país.

Com isso, o território iugoslavo foi dividido entre Alemanha, Itália, Bulgária e Hungria. Ante Pavelic fundou o movimento fascista e nacionalista na Croácia, abarcando a Bósnia- Herzegovina. Os sérvios foram desumanamente trucidados. Tito morreu em A economia, depois de um período de crescimento, entrou em crise. Desemprego, inflação e dívida externa passaram a fazer parte do cotidiano do povo iugoslavo.

Em 25 de junho de 1991, depois de um plebiscito, os parlamentos da Eslovênia e da Croácia declaram a independência. Slobodan Milosevic, eleito presidente da Sérvia em 1989, não aprovou a autonomia das duas repúblicas. Estourou, então, a guerra civil. Depois de uma guerra civil sangrenta, a região apresentava os seguintes estados soberanos: Eslovênia, Croácia, Iugoslávia (Sérvia e Montenegro); Bósnia-Herzegovina e Macedônia.

Infelizmente, essas regiões ainda são induzidas pela cólera étnica, fomentados por um antigo ódio e pelo pavor de serem governados por seus opositores. A guerra civil ocorrida na Iugoslávia foi certamente a mais cruel da crise do socialismo e até hoje os confrontos acontecem.

OBRIGADO PELA PRESENÇA!!!