Crise económica em Portugal ( )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Implantação da República
Advertisements

História e Geografia de Portugal 6.º Ano
GOVERNO DEMOCRÁTICO DE VARGAS ( )
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
O Regicídio e o Fim da Monarquia
A República faz 100 anos.
DO REGICÍDIO À IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
Implantação da República
Implantação da República Portuguesa
REPÚBLICA VELHA ( ).
5 de Outubro de 1910 As movimentações militares da revolução do 5 de Outubro iniciaram-se no dia 3 de Outubro pelas 3 da madrugada. Foi nessa altura que.
Índice 1- Queda da Monarquia 2- Primeira República
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
BRASIL – IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO.
Centenário da República
Escola EB 2,3 Padre Vítor Melícias
Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República
SOBRE ELE … Manuel José de Arriaga Brum da Silveira. Nasceu em 8 de Julho de 1840, na cidade da Horta, filho de Sebastião de Arriaga e de D. Maria Antónia.
Sidónio Pais Nome: Sidónio Bernardino Cardoso da Silva Pais
Revolução Inglesa Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia.
Formas de governo As formas de governo, são as maneiras com que os órgãos fundamentais do Estado se formam, assim como seus poderes e relações. Aristóteles.
à Instauração da Ditadura Militar
Aula n.º 30 A Revolução Republicana
O Primeiro Presidente da RepúblicaManuel de Arriaga.
5 de Outubro de Uma Data para Todos Recordarmos
A QUEDA DA MONARQUIA E A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
No tempo da Monarquia….
Implantação da República Portuguesa
O fim da monarquia E A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
VERIFICA SE SABES (Teste intermédio 9º ano) - I
Aula n. º ª República Educação Trabalho 1
O 5 de Outubro e a Queda da Monarquia
História e geografia de Portugal
PORTUGAL: DA 1ºREPÚLICA À DITADURA MILITAR
A Queda da 1ª República Instabilidade Política Instabilidade Económica Participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial Golpe Militar a 28 de Maio de 1926.
O ESTADO NOVO.
Escola Secundária de Aguas Santas História e Geografia de Portugal
Implantação da República
M U L T I M Í D I A Período de CRISE DA REPÚBLICA.
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
Trabalho Elaborado por:
A Implantação da República
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
Razões da crise monárquica
Brasil: o que foram os anos de chumbo? (1964 – 1985) Avaliação Mensal 24/10 9º A/B/C Capítulos: 16 e 17.
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas
Separação e Funcionamento dos poderes.
O ESTADO NOVO.
da 1.a República à ditadura militar
da 1.a República à ditadura militar
A acção da primeira República
REGIME MILITAR NO BRASIL
O ESTADO NOVO História e Geografia de Portugal 6.º Ano.
A CRISE DO ANTIGO REGIME REVOLUÇÃO INGLESA
9º anos HISTÓRIA Prof. VALDIR
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
Crise da Monarquia Nos finais do século XIX, Portugal vivia uma crise económica, financeira, política e social.
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele.
A PRIMEIRA REPÚBLICA. No século XIX, o povo continuava a viver com muitas dificuldades. A cedência de Portugal ao ultimato inglês contribuiu para aumentar.
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair AS REVOLUÇÕES LIBERAIS.
A PRIMEIRA REPÚBLICA.
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
As dificuldades da PRIMEIRA REPÚBLICA
Transcrição da apresentação:

Crise económica em Portugal (1891-1892) Ultimato Inglês 1890 Crise económica em Portugal (1891-1892) Sucessivos Adiantamentos de Dinheiro ao Rei Razões da crise Monárquica Revolta no Porto a 31 janeiro de 1891 (É a 1ª tentativa para implementar a República) O Partido Republicano aproveita estas questões para atacar a Monarquia João Franco vai governar com a permissão do Rei em Ditadura Admnistrativa Suspende o Parlamento Decreta a Censura da Imprensa D. Manuel II Sucede ao Trono (1908-1910) 1908- Assassinato do Rei D. Carlos I 5 de Outubro 1910 – Implantação da República

Portugal: de finais de 1890 a 1926 Ultimato inglês a Portugal 1891 Revolta no Porto, em 31 de Janeiro 1891/2 Grave crise económica e financeira 1903 Movimento grevista no Porto 1907/08 Ditadura de João Franco (administrativa) 1908 Regicídio 1910 Implantação da República 1910/26 45 governos e 8 presidentes 1926 Manuel Gomes da Costa instala a Ditadura Militar

Presidente da República Orgãos de Soberania da Constituição de 1911 Poder Executivo Poder Legislativo Poder Judicial Parlamento Presidente da República Governo Câmara dos Deputados Senado Tribunais

Medidas da 1ª República Legislação Ensino Religião Social Lei da Separação da Igreja e do Estado Expulsão das Ordens religiosas Proibição do Ensino Religioso nas Escolas Registo Civil Obrigatório Legalização do Divórcio Instrução Obrigatória para todas as crianças dos 7 aos 12 anos. Fundação das Universidades do Porto e de Lisboa Autorização e Regulamentação da Greve Descanso Semanal Obrigatório Limitação dos horários de trabalho

Entrada de Portugal na 1ª Grande Guerra Razões que levaram à queda da República e à Instauração da Ditadura Militar A 1ª República inicou-se em 1910 mas teve vários problemas. Entrada de Portugal na 1ª Grande Guerra Falta de dinheiro Instabilidade Política Grande Despesa Muitos Mortos Inflação imparável Desvalorização da Moeda Aumento dos Preços Os salários não acompanhavam a subida dos Preços Despesas do Estado Superiores às receitas O estado recorria cada vez mais a empréstimos Pagamento de Juros elevados Constantes Mudanças de Governo O que dificultava a resolução dos problemas do país A 28 de Maio de 1926 inicia-se a Ditadura Militar com o General Gomes da Costa, terminando assim a 1ª República.