O fim da República Velha:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Advertisements

República do Café III Aula 19.
História do Brasil Era Vargas.
ERA VARGAS (1930 – 1945).
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934): Decretos-lei.
Prof. Airton Munhoz Vieira
ERA VARGAS (1930 – 1945).
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Tenentismo Características
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934): Decretos-lei.
A ERA VARGAS (1930 – 1945) PROF. RICARDO SCHMITZ.
CRISE DA REPÚBLICA VELHA E A ERA VARGAS
Pai dos pobres e Mãe dos Ricos
Era Vargas HB.12.
Influências Crise de 1929 Tenentismo Insatisfação da classe média urbana Movimentos trabalhistas (principalmente o comunismo). Características Pelo acordo.
História do Brasil Era Vargas.
A Era Vargas ( ). 1. Introdução: 1.1. Significado: Segundo momento da história republicana brasileira. Exemplo de carteira de trabalho dos anos.
1930: REVOLUÇÕES E GOLPES Profª Karina Oliveira Bezerra.
Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior. teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores.
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
Greves Operárias Nomes: Carolina e Bruna Turma:993História.
PRIMEIRO REINADO GRUPO DE HISTÓRIA PROF. PEDRO FELICE.
ERA VARGAS (1930 – 1945). Getúlio Dorneles Vargas Governo Provisório ( ), Governo Constitucional ( ) Estado Novo ( ) Fase marcada.
ERA VARGAS. GOVERNO PROVISÓRIO Aliança Liberal ∟ Presidente ∟ Vargas ∟ Tenentes ∟ Força militar ∟ Tropa de choque nos Estados ∟ Oligarquias ∟ Ministérios.
Brasil: colapso do populismo e ditadura militar História.
Getúlio Vargas. Introdução  A queda do preço do café no mercado externo e EUA.
BRASIL REPÚBLICA (1889 – ) Prof. Iair ERA VARGAS (1930 – 1945)
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930 Alvaro de Vita, SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, ED. ATICA, CAP.11
A era Vargas: Revolução de 1930 (pp ) PROF. RODRIGO CALSANI.
A Formação da República Liberal
Breve Resgate Histórico do MSTTR
Era Vargas – Governo Provisório e Constitucional
Era vargas
A ERA VARGAS ( ) O “pai dos pobres” ou a “mãe dos ricos”?
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
As novas conquistas sociais (Leis Trabalhistas)
A NOVA REPÚBLICA DE TANCREDO À DILMA.
Fim da República Velha.
Direitos trabalhistas
ERA VARGAS 1930 a 1945 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com.
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Era Vargas
Era Vargas.
ERA VARGAS O BRASIL EM TRANSIÇÃO.
Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci
REPÚBLICA MILITAR NO BRASIL
BRASIL REPUBLICANO Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com.
HISTÓRIA DO BRASIL Professor Ailton.
ERA VARGAS.
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
A crise de 1929 e a Revolução de 30
ERA VARGAS 1930 a 1945 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com.
Da crise das oligarquias à era Vargas
Era Vargas
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Getúlio Vargas...o retorno
Era Vargas O Governo Provisório
DO GOVERNO PROVISÓRIO AO GOLPE DE 1937
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A CRISE DE 1929.
República Populista ( )
CURSINHO PARA O ENEM Colégio João Roberto Borges de Souza
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
República - união de interesses entre EXÉRCITO
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
Era Vargas.
ERA VARGAS.
Transcrição da apresentação:

O fim da República Velha: Manifestações de diversos setores abalam o poder do governo. Movimento operário. Movimento tenentista. A Revolução de 30: Crise de 29 abala poder econômico dos cafeicultores. Governo não tem como valorizar artificialmente o café. Rompimento do pacto do café-com-leite: era a vez de MG indicar o candidato, porém, SP indica o paulista Júlio Prestes para a sucessão do presidente Washington Luís.

Aliança liberal recebe apoio de alguns tenentes e classe média urbana, além de várias outras oligarquias dissidentes. Júlio Prestes vence eleição fraudulenta. Protestos contra o resultado das urnas tomam conta do país. MG + RS + PB formam a ALIANÇA LIBERAL com os candidatos Getúlio Vargas (RS) e João Pessoa (PB) para presidente e vice, respectivamente.

João Pessoa é assassinado na PB. Agitação popular aumenta. Exército resolve depor o então presidente Washington Luís antes mesmo da posse de Júlio Prestes e entregar a presidência ao comandante em chefe da revolta, Getúlio Vargas

1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934): Decretos-lei. Nomeação de interventores. Atrelamento de sindicatos ao governo. Criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (a cargo de Lindolfo Collor). Criação de leis trabalhistas: 8hs diárias, salário mínimo, aposentadoria, férias, estabilidade... Revolução Constitucionalista (SP – 1932): Oligarquia paulista insatisfeita com exclusão do poder. Classe média urbana insatisfeita com autoritarismo varguista.

Símbolo da luta: MMDC (sigla retirada de estudantes mortos em manifestações, cujos sobrenomes eram Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo). Objetivo: constituição. Resultado: vitória militar de Vargas e convocação de eleições para a Assembléia nacional constituinte em 1933.

2 - O PERÍODO CONSTITUCIONAL (1934 – 1937): A constituição de 1934: Voto secreto, obrigatório, direto. Voto feminino (excluindo-se analfabetos). Justiça eleitoral. Corporativismo. Confirmação de leis trabalhistas. Mandato presidencial de 4 anos. 1º presidente eleito indiretamente: Getúlio Vargas. Intervenção do Estado na exploração de minérios.

- Direito do Estado de Monopolizar determinadas indústrias. - Garantia por lei da completa autonomia dos sindicatos. - Jornada de trabalho de oito horas. - Descanso semanal remunerado. - Férias remuneradas. - Proibição de trabalho a menores de quatorze anos. - Instituição da Justiça Trabalhista.

3 - O ESTADO NOVO (1937 – 1945): Nova constituição (1937): POLACA (constituição fascista). Estado de Emergência permanente – plenos poderes ao presidente e a polícia. Congresso fechado – decretos-lei. Proibição de greves.

Censura permanente (DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda). Prisão de qualquer opositor. Apoio das forças armadas. Simpatia ao fascismo. Ausência de qualquer partido (até a AIB foi fechada).

3 - CARACTERÍSTICAS GERAIS DO GOVERNO VARGAS: POPULISMO – tipo de governo que possui as seguintes características: autoritarismo, estatismo, corporativismo, culto ao líder combinado com concessões parciais a camada mais pobre da população visando obter seu apoio. Ocorreu na América Latina entre os anos 30 e 50, e tem em Getúlio Vargas, no Brasil, Juan Domingo Perón, na Argentina e Lázaro Cardenas, no México seus mais notórios representantes. O Estado era o “mediador” dos conflitos sociais. Nacionalismo econômico, com criação de empresas estatais e obras públicas. Intervenção do Estado na economia, inspirado no modelo do “New Deal” norte-americano.

Controle dos trabalhadores com criação de leis (a CLT, é um exemplo disso) e atrelamento dos sindicatos. Utilização intensa de propaganda governamental e censura, com a criação da DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que cuidadosamente “fabrica” a imagem do “pai do trabalhador”. Descaso com o trabalhador rural (as leis trabalhistas não chegavam no campo). Aproximação com camadas populares urbanas.

Incentivo ao mercado interno. Recuperação do preço do café (queima de estoque). Incentivos a indústria nacional (especialmente a de base durante a II Guerra Mundial), com a criação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a nacionalização de refinarias de petróleo.