Em 1493, o papa Alexandre VI estabeleceu um acordo que determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas: a Bula Inter Coetera. De acordo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Caravela. Academia das ciências de Lisboa, Portugal.
Advertisements

INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EXPANSÃO TERRITORIAL E OS.
Formação territorial e diferenciação socioespacial do/no Brasil
A formação e a expansão do território brasileiro
Geografia – Profº Renan
“A conquista e a efetiva ocupação”
A formação do território brasileiro
Expansão Territorial do Brasil
O PIONEIRISMO IBÉRICO (Ibéria: antigo nome da Espanha)
Acordos internacionais definem o território colonial
O BRASIL NO MAPA DO MUNDO
A ESPANHA E AS NAVEGAÇÕES AULA: 38 Pág. 25
H- 1 AULA 19 Prof. Fernando Gondim
Professor Edley
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
Formação do território brasileiro
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Expansão Comercial e Marítima Europeia
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
Motivos da ocupação de maiores porções de territórios:
1 Desafio: Quem sabe, sabe! Sala Integrantes do Grupo no. XX: XXX YYYY VVVV LLLLL MMMM VVVV “Existirão dois tipos de executivos nos próximos anos: os que.
Colonização portuguesa na América
PROFESSORA CAMILA.  Séculos XVII e XVIII.  Dificuldades e desinteresse espanhol pela interiorização do continente.  OBJETIVOS: Busca de terras.
A DESCOBERTA DO BRASIL Portugal navegava desde o século XV. Os temores eram muitos: “acreditava-se que além do Cabo Bojador, os brancos tornar-se-iam negros,
A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano.
Expansão Marítima Europeia (Sec. XV e XVI)
PORTUGAL España Portugal Portugal Língua e Cultura Portuguesa ANO LECTIVO DE 2014/ 2015 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL.
Grandes Navegações. Imaginário Europeu na Idade Média Europeus não tinham conhecimento do mundo além do Mar Mediterrâneo e norte da África Surgiram, histórias.
A conquista do “Novo Mundo”
Aulão de história 7 anos – 2 trimestre
Agrupamento de Escolas
Geografia- Profª Sildenia
Colonização Portuguesa
Trabalho de História As missões do Itatim (Jesuítas) Professora: Maria de Fátima Alunos do 7º Ano: Ana Clara Barrios Gonçalves Breno Siqueira Freitas.
Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016 Profa. Dra
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
Necessidade e curiosidade
BRASIL – DE PAÍS AGROEXPORTADOR A PAÍS INDUSTRIALIZADO CAPÍTULO 1
EXPANSÃO MARÍTIMA.
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
Formação do espaço geográfico brasileiro
Expansão Territorial do Brasil
BULA INTER COETERA Em 1493, o papa Alexandre VI estabeleceu um acordo que determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas:
Américas Conquistadas
EXPANSÃO TERRITORIAL: A CONQUISTA DO SERTÃO
Expansão e mudança nos séculos xv e xvi
Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra
Preparatório EsPCEx História Geral
Expansão Marítima.
GUERRA E ACOMODAÇÃO: os ataques estrangeiros no Brasil (I)
Portugal e a Expansão* Comercial * conceito base - IMPERIALISMO
FORMAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA
O Colonialismo Português no Século XIX
Pecuária, Entradas & Bandeiras, Tratados de Limites
JESUÍTAS NO BRASIL COLONIAL
A FORMAÇÃO DA MONARQUIA PORTUGUESA
Preparatório EsPCEx História Geral
PORTUGAL E A EXPANSÃO MARÍTIMA
De Alcáçovas a Tordesilhas
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Expansão Marítima Espanhola
Expansão marítimo e comercial européia
HISTÓRIA DO CRISTIANISMO I
A Expansão Marítima e Comercial europeia
As Grandes Navegações A conquista do “Novo Mundo”.
O novo Colonialismo. Desde a última grande crise alimentar, governos e empresas de nações ricas tem comprado ou arrendado terras férteis de países em.
A União Ibérica.
“ O CONTINENTE AMERICANO  É o segundo continente mais extenso do mundo com 42 milhões de km2;  Faz fronteira com os Oceanos Atlântico e Pacífico;
Transcrição da apresentação:

Em 1493, o papa Alexandre VI estabeleceu um acordo que determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas: a Bula Inter Coetera. De acordo com este documento, uma linha imaginária a 100 léguas (660 km) da Ilha de Cabo Verde dividia o mundo, determinando que todas as terras a oeste dessa linha seriam de posse da Espanha e a leste seriam de posse de Portugal. https://www.emaze.com/@AQOWZIOF/untitled

TRATADO DE TORDESILHAS - 1494 Em 1494, o rei português Dom João II exigiu a revisão da Bula Inter Coetera alegando que ela não satisfazia os interesses lusitanos. Em 7 de julho de 1494, Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas. Desta forma, todas as terras descobertas até o limite de 370 léguas (2.500 km) a oeste de Cabo Verde seriam de domínio português, sendo o restante de posse espanhola.  

Mais tarde, o Tratado de Tordesilhas foi ignorado e os portugueses ocuparam parte do território que cabia à Espanha. A ação dos bandeirantes, que entravam pelos sertões com o objetivo de encontrar índios para escravizar, e a atuação religiosa dos padres jesuítas, que também buscavam os índios na selva para convertê-los à fé cristã, colaborou para a invasão do território espanhol. Os limites coloniais lusitanos e hispânicos foram redefinidos por meio do princípio do “uti possidetis” e estabelecido pelo Tratado de Madri em 1750. Este passou a substituir o Tratado de Tordesilhas, o qual já não era mais respeitado na prática. Princípio do direito privado romano do "uti possidetis, ita possideatis" (quem possui de fato, deve possuir de direito).

Em 22 de Abril de 1529, Portugal e Espanha assinam em Saragoça um tratado que define a divisão do Oceano Pacifico e seus territórios entre os dois países.

Tratado de Santo Ildefonso -1777 O Tratado reconheceu o princípio do "Uti possidetis"(direito de posse) e restabeleceu, em linhas gerais, o Tratado de Madri. Contudo, Portugal cedia a Colônia do Sacramento, os Sete Povos das Missões e parte do Rio Grande; a Espanha devolvia a Ilha de Santa Catarina.