A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O novo Colonialismo. Desde a última grande crise alimentar, governos e empresas de nações ricas tem comprado ou arrendado terras férteis de países em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O novo Colonialismo. Desde a última grande crise alimentar, governos e empresas de nações ricas tem comprado ou arrendado terras férteis de países em."— Transcrição da apresentação:

1 O novo Colonialismo

2 Desde a última grande crise alimentar, governos e empresas de nações ricas tem comprado ou arrendado terras férteis de países em desenvolvimento, em especial na África. Benefícios desses negócios para as populações locais? Poucos ou nenhum.

3 Transações Nebulosas País CedentePaís InvestidorTerras cedidas em Hectares CambojaKuwait130.000 FilipinasBahrein10.000 FilipinasCoreia do Sul94.000 PaquistãoEmirados Árabes Unidos*324.000 QuêniaCatar40.000 SudãoCoreia do Sul*690.000 SudãoJordânia25.000 TanzâniaArábia Saudita500.000 UcrâniaLíbia250.000 UgandaEgito840.000 *Com participação de entidades Privadas.

4

5 O número de pessoas que passam fome no sul do Sudão quadruplicou no último ano – indo de 1 milhão registrados no início de 2009 para 4,3 milhões neste ano, segundo o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU (Organização das Nações Unidas). O número corresponde a cerca de metade da população sudanesa no sul do país.

6 O Sudão já negociou 1,5 milhão de hectares de terras férteis para a Coréia do Sul, o Egito e os Emirados Árabes Unidos por 99 anos. Receberá de volta uma terra devastada, aquíferos secos e ecossistemas arruinados. Revista Planeta - Dezembro 2009.

7 O Brasil Colonial

8 As capitanias Hereditárias Tratado de Tordesilhas: assinado por Espanha e Portugal em 1494. 370 léguas a Oeste do Arquipélago de Cabo Verde. A Leste as terras pertenciam a Espanha. A Oeste para Portugal.

9 1574

10 As capitanias Hereditárias A carta de doação dava ao donatário a posse da capitania mas não a propriedade. O donatário podia doar terras para outras pessoas: as sesmarias. Os forais eram documentos que mostravam os direitos e deveres dos donatários. Podiam explorar ouro caso achassem, mas deveriam pagar imposto de 1/5 a coroa.

11 Capitania de São Vicente Foi fundada em 1532 por Martin Afonso de Souza, tinha 45 léguas. Foi o primeiro núcleo efetivo e oficial da colonização portuguesa no Brasil.

12 Capitania de Pernambuco A mais bem sucedida das capitanias tinha 60 léguas de extensão, desde o rio Igaraçú (ao lado da ilha de Itamaracá) até a foz do São Francisco. Pertencia ao navegador Duarte Coelho.

13 Instalação do Governo-Geral Para apoiar as capitanias, a metrópole resolveu criar um centro administrativo. Era o Governo Geral. Para sede do Governo, foi fundada a cidade de Salvador. O primeiro Gevernador Geral foi Thomé de Souza(1549-1553). Fundou engenhos de açúcar e trouxe animais que não existiam no Brasil.

14 Os Jesuitas “a principal coisa que me moveu a mandar povoar as ditas terras do Brasil, foi para que a gente delas se convertesse à nossa Santa Fé Católica[…]” D. João III. “[…] a religião (por meio da catequese do gentio) aparece desde o início como discurso legitimador da expansão que era vista, assim, como “conquista espiritual” […]”.

15 A Luta pela terra no Brasil.

16

17 No século XX a luta pela terra no brasil ganhou o apoio da Pastoral da Terra, organização católica que ajudou os trabalhadores rurais a continuarem lutando por seus direitos. A partir de 1922 com a formação do Partido Comunista Brasileiro os camponeses substituiram o messianismo pela política e continuaram sua luta. Na década de 1980 é fundado o MST.

18

19

20

21

22


Carregar ppt "O novo Colonialismo. Desde a última grande crise alimentar, governos e empresas de nações ricas tem comprado ou arrendado terras férteis de países em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google