A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brasil Colônia Capitanias Hereditárias Governo Geral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brasil Colônia Capitanias Hereditárias Governo Geral"— Transcrição da apresentação:

1 Brasil Colônia Capitanias Hereditárias Governo Geral
Economia açucareira Brasil Holandês

2 As Capitanias Hereditárias
Grandes faixas de terra doadas pelo rei à nobreza e pessoas de confiança. Os Capitães Donatários eram os homens que recebiam as capitanias e tinham a responsabilidade de colonizar e produzir nas terras recebidas. Essa medida tomada pela Coroa reflete a transmissão da responsabilidade da ação colonizadora para o setor privado. Devido às inúmeras dificuldades enfrentadas pelos capitães donatários o sistema de capitanias hereditárias acabou fracassando, com exceção das capitanias de Pernambuco (Duarte Coelho) e São Vicente (Martim Afonso de Souza).

3 Governo Geral Devido ao fracasso do sistema de capitanias hereditárias, a Coroa Portuguesa centralizou a administração colonial, reduzindo o poder dos donatários, através da criação do Governo Geral. O primeiro governador foi Tomé de Souza, que chegou no Brasil em 1549. O Governo foi instalado na capitania da Bahia, retomada pela coroa através do pagamento de indenização para o donatário Francisco Pereira Coutinho. A capital da colônia passou a ser a cidade de Salvador.

4 A cidade de Salvador A cidade de Salvador foi fundada para se tornar a sede administrativa da colônia.  Ao longo de quatro meses, construiu-se uma muralha de taipa dotada de quatro torres com artilharia e, em seu interior, uma centena de casas que abrigariam os moradores e os órgãos governamentais e eclesiásticos. 

5 A conversão dos indígenas
Os jesuítas, liderados por Manuel da Nóbrega, chegaram com o primeiro governador geral para iniciar a conversão dos índios. Os índios recebiam a catequese, com prioridade na conversão das crianças. Os índios eram agrupados em “reduções”, que eram uma espécie de comunidade liderada pelos jesuítas. Foram criadas para reformular o padrão cultural dos índios e reforçar o processo de conversão.

6 Economia Açucareira

7 Sistema de Plantation: Monocultura, produção em grandes propriedades voltada para o mercado externo.
Utilização da mão-de-obra escrava africana Os engenhos utilizavam a tração animal, o que favoreceu o desenvolvimento da pecuária. A produção açucareira desenvolveu-se nas capitanias de Pernambuco e Bahia. Os holandeses tinham uma parceria na distribuição e refinaria do açúcar no mercado europeu. Eles chegaram a financiar, algumas vezes, a produção, devido a alta lucratividade do produto.

8

9 Brasil Holandês A União Ibérica foi um episódio marcante na história do mundo moderno. Resultado de um problema na sucessão do trono português, que abriu espaço para o avanço de Felipe II. O monarca absolutista espanhol expandiu seu império, dominando territórios, antes portugueses, incluindo as costas africanas e sulamericanas. O império tomou proporções que futuramente seriam um problema administrativo. No contexto descrito, os holandeses viviam um momento de conquistas com a expansão do calvinismo e a independência da Espanha. Além do desenvolvimento de sua economia baseada no transporte e comércio de mercadorias, além da prática corsária. Os holandeses, que já tinham participação efetiva na economia açucareira da colônia, viram a oportunidade de aumentar seus domínios devido a falta de respaldo da metrópole na administração colonial.

10

11

12 Governo Maurício de Nassau
Nassau governou o território dominado pelos holandeses de 1637 até 1644. Promoveu a modernização de Recife com a instalação de uma infra-estrutura (pontes, estradas, prédios...) Promoveu a liberdade religiosa. Foi construída, em Recife, a primeira sinagoga do Brasil. Concedeu empréstimos aos senhores de engenho para a melhoria da produção açucareira.

13

14 Embora fosse comum a presença de artistas nas primeiras expedições enviadas à América, Maurício de Nassau afirmou, em carta à Luiz XIV, em 1678, ter a sua disposição seis pintores no Brasil, entre os quais Frans Post e Albert Eckhout. Holandeses, flamengos, alemães, os chamados pintores de Nassau, por não serem católicos, puderam facilmente dedicar-se a temas profanos, o que não era permitido aos portugueses. Em conseqüência disso foram os primeiros artistas no Brasil e na América a abordar a paisagem, os tipos étnicos, a fauna e a flora como temática de suas produções artísticas, livre dos preconceitos e das superstições que era de praxe se encontrar nas representações pictóricas que apresentavam temas americanos

15 Frans Post

16 Albert Eckhout

17 A expulsão dos holandeses
Após algum tempo, ocorreram muitas revoltas devido aos altos impostos cobrados pelos holandeses. Após muitos conflitos, o governador Maurício de Nassau deixou seu cargo. Este fato facilitou a ação dos portugueses, que tiveram a chance de reagir em batalhas como a do Monte das Tabocas e a de Guararapes.   Em 1654, após muitos confrontos, finalmente os colonos portugueses (apoiados por Portugal e Inglaterra) conseguiram expulsar os holandeses do território brasileiro


Carregar ppt "Brasil Colônia Capitanias Hereditárias Governo Geral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google