A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A União Ibérica e A Invasão Holandesa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A União Ibérica e A Invasão Holandesa."— Transcrição da apresentação:

1 A União Ibérica e A Invasão Holandesa

2 União Ibérica ( ) Com a morte do rei de Portugal, D. Sebastião, em 1578, o trono português ficou vago. Felipe II, rei da Espanha e neto de D. Manuel rei de Portugal, reivindicou o trono português e conquistou à força; Portugal era da Espanha ( União Ibérica ) Holanda X Espanha Holanda pertencia a Espanha ( era uma região desenvolvida por causa do comércio ); A partir de 1572, começa a luta pela independência da Holanda e dos reinos adjacentes; Em 1581, a Holanda torna-se independente Como represália: Espanha faz um embargo econômico que afeta a economia de Portugal, Holanda e Brasil; Em 1621, é criada a Cia das Índias Ocidentais (pela Holanda) para enfrentar o embargo; Os holandeses planejaram a invasão de Salvador em 1624.

3 Holandeses na Bahia Em 1624, a Holanda invade Salvador e aprisiona o governador Diogo de Mendonça Furtado colonos organizam a resistência ( guerra de guerrilha) Em 1625, a Espanha envia a Bahia uma esquadra com 50 navios e 12mil homens. Foi comandado pelo Fradique Toledo Osório.

4 Holandeses em Pernambuco
Em 1630, holandeses voltam a atacar o Brasil ( PE)= Olinda e Recife A chegada dos holandeses levou parte da população para o interior, criando focos de resistência  em PE ( o maior foi o arraial do Bom Jesus  e seu chefe era Mathias de Albuquerque ) Tática militar era a guerra de guerrilhas Em 1632, Domingos Jorge Calabar ajuda os holandeses a destruir o Arraial, destruição 1635.

5 Resultado das conquistas holandesas até esse período (1630-1635)
Engenhos destruídos Olinda incendiada e destruída Fuga de negros ( cresce o Quilombo dos Palmares) Plantações destruídas Holandeses dominam o litoral nordestino.

6 Nassau chega ao Recife (1637-1644)
Período de relativa "paz" por adotar algumas medidas, tais como:              * Aliança com Senhores de Engenho              * Reativa a produção açucareira              * Faz empréstimos aos Senhores de Engenho               * Garante o abastecimento de escravos               * Faz o saneamento e modernização do Recife               * Recife passou a se chamar Mauritzstad ou Maurícia               * criou o Jardim Botânico               * Fez pontes               * pratica a tolerância religiosa               * trouxe os pintores Albert Echout e Frans Post Trouxe cientistas como: Jorge Marcgrave ( naturalista ) e Wiliam Piso ( Médico)

7

8

9

10

11

12                                                                                                   

13

14

15

16

17 Assume o trono português D. João IV, iniciando a dinastia de Bragança
 Restauração Portuguesa Em 1640, Portugal com ajuda da Inglaterra e da Holanda tornou-se independente da Espanha Assume o trono português D. João IV, iniciando a dinastia de Bragança Nassau retorna em 1644 a Holanda Começa o processo de Insurreição Pernambucana

18 Terceira fase do domínio holandês em Pernambuco (1645-1654)
Os holandeses começam a cobrar os empréstimos feitos aos Senhores de Engenho Intolerância religiosa Inicia um sentimento de revolta No dia 03/08/1645, Batalha dos Montes das Tabocas

19 João Fernandes Vieira (branco) Henrique Dias (negro)
 Líderes : João Fernandes Vieira (branco) Henrique Dias (negro) Felipe Camarão (índio)         * representação das três raças do Brasil.

20 19/04/1648 e em 11/1649 - Batalha dos Guararapes

21 Tratado de paz com a Holanda foi firmado em 08/1661, em Haia
Pontos do acordo: Holanda renuncia qualquer pretensão sobre o Brasil Portugal paga uma indenização de 4 milhões de cruzados Portugal cede o Ceilão ( Sri Lanka, na Ásia) e Molucas na Indonésia. No dia 26/01/1654 , os holandeses são expulsos definitivamente de Recife


Carregar ppt "A União Ibérica e A Invasão Holandesa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google