Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciências Naturais – 7.º ano
Advertisements

Granito Basalto Obsidiana Rochas vulcânicasRochas plutónicas São as mais abundantes na Natureza e constituem cerca de 95% dos materiais que constituem.
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Geapoio Apresenta Ge apoio Apresenta: As Rochas e o Vestibular Aprofunde seus conhecimentos sobre geologia e saiba de que forma pode ser cobrado em sua.
As Rochas Arquivos que revelam a história da Terra.
ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA 1 AS ROCHAS.
Dinâmica externa da Terra: Rochas metamórficas.
Formação de rochas magmáticas
Rochas Magmáticas.
N7 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Ciclo das rochas.
MAGMÁTICAS ( Classificação ) 1. 2 Composição Modo de ocorrência Ácida (>66%SiO 2 ) Intermediária (66-52%SiO 2 ) Básica (52-42%SiO 2 ) Ultrabásica (
Compreender a Terra 7 3 Subdomínio. Compreender a Terra 7 Erupção dos Capelinhos.
Paisagens geológicas e minerais constituintes das rochas
Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
Contributos da ciência e da tecnologia para o estudo da estrutura interna da Terra.
As estruturas e as formas de relevo AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO A FORMAÇÃO DAS PAISAGENS 1ª série EM – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
ROCHAS MAGMÁTICAS Características 1. Formação de Minerais A formação dos minerais resulta do arrefecimento e da solidificação do magma. Se o arrefecimento.
Forças Endógenas e Exógenas Endógenas Exógenas Interior do planeta; Convecção do manto; Ação Climática; Modelador da paisagem.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
A água H20. O QUE É A ÁGUA? Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogenio e um de oxigênio.
1.3. As estrelas e a sua evolução M3. Nuvens interestelares Entre as estrelas existem gases e poeiras. Muitas vezes esses gases e poeiras formam grandes.
5º aula Rochas e Minerais. Classificação das Rochas. Rochas Ígneas.
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 5.o ano
Dinâmica Impulsiva: Quantidade de movimento
TIPOS DE ROCHAS. A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação.
Vulcanismo Secundário
Professora Ana Maria 6º A/B 2017
A Dinâmica da Litosfera
Vulcanismo Elaborado por: Rita Martins \ Nº: 20 7ºC.
Ciências da Natureza e suas
Noções de Geologia Definição
Ciências Naturais – 7.º ano
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
Ciências Naturais – 7.º ano
ROCHAS E MINERAIS CROSTA TERRESTRE.
Ciências Naturais – 7.º ano
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
As Estrelas e a sua evolução
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Ciências Naturais – 7.º ano
A Terra: estrutura geológica
Vulcão Vesúvio 23 Laís e Giovana 24 6°B.
Leonardo Rodrigues EEEFM “Graça Aranha”
MISTURAS Prof.: Renê Machado.
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA.
A formação da Terra Aula 3
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rochas e minerais primários
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Capítulo 11 A As Rochas Rochas - são aglomerados formados por um ou por vários minerais encontra dos em seu estado natural na crosta terrestre. De acordo.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
2° Lei de Newton Princípio fundamental da dinâmica
Ciências Naturais – 7.º ano
Ocorrência de dobras e de falhas
Origem dos Elementos Químicos
GayLussac Prof. José Victor
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Dinâmica da Terra e Estruturas Geológicas
Importâncias da litosfera
Modelos de estrutura interna da Terra
Camadas do interior da Terra
Estrutura e Dinâmica da Geosfera
Origem e formação dos solos
ERAS GEOLÓGICAS ERA PERÍODOS ACONTECIMENTOS Formação de rochas ígneas
Rochas e Estrutura geológica do Brasil
Processos de eletrização
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
Transcrição da apresentação:

Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.

Rochas magmáticas - As rochas magmáticas (ou ígneas) formam-se devido ao arrefecimento e solidificação do magma. As condições em que o magma arrefece e solidifica influenciam as características finais da rocha magmática resultante, o que permite distingui-las em: - rochas vulcânicas ou extrusivas – resultam do arrefecimento do magma à superfície (lava); - rochas plutónicas ou intrusivas – formam-se quando o magma solidifica a uma certa profundidade.

Rochas magmáticas plutónicas: A maior parte das rochas magmáticas são constituídas por minerais cristalizados. O crescimento dos cristais é normalmente lento e o seu tamanho depende, portanto, da velocidade de arrefecimento do magma. Rochas magmáticas plutónicas: - formam-se quando o magma solidifica em profundidade; - processo de arrefecimento lento que pode demorar milhões de anos; - formadas por cristais de grandes dimensões, facilmente identificáveis a olho nu; - rochas apresentam textura fanerítica (ou granular).

Rochas magmáticas vulcânicas - formam-se quando o magma (transformado em lava) solidifica à superfície, na sequência de erupções vulcânicas; - o arrefecimento do magma é normalmente rápido; - formadas por minerais muito pequenos, por vezes só visíveis ao microscópio; - rochas apresentam uma textura afanítica (agranular). - Ex: Basalto. Durante a formação de algumas rochas vulcânicas, o arrefecimento do magma é tão rápido que os cristais não têm tempo para se formar e desenvolver. Estas rochas apresentam uma textura amorfa ou vítrea, onde não se conseguem distinguir minerais cristalizados, nem com a ajuda do microscópio. - Ex: Obsidiana.

O mesmo magma pode dar origem a rochas com composição mineralógica e texturas diferentes, caso o seu arrefecimento seja rápido (à superfície) ou lento (em profundidade). É assim que podemos encontrar rochas vulcânicas que têm equivalentes plutónicas.

Exemplos de rochas magmáticas As rochas magmáticas mais abundantes na crosta terrestre são o basalto e o granito. Basalto: Rocha vulcânica, de cor escura, resultante da solidificação de lavas em condições de arrefecimento rápido. Rocha constituída por vários minerais, geralmente de pequenas dimensões (textura afanítica). Os minerais essenciais do basalto são os feldspatos e as piroxenas. As olivinas também estão presentes em muitos basaltos.

Exemplos de rochas magmáticas As rochas magmáticas mais abundantes na crosta terrestre são o basalto e o granito. Granito: Rocha plutónica constituída por vários minerais cristalizados, visíveis à vista desarmada (textura fanerítica). Os seus minerais essenciais são quartzo e o feldspato. Muitos granitos também contêm micas (biotite e/ou moscovite).

Rochas metamórficas Todas as rochas quando são submetidas a pressões e/ou temperaturas elevadas sofrem transformações na sua mineralogia e textura, dando origem às rochas metamórficas. Este complexo e lento conjunto de transformações, em que as rochas envolvidas se mantêm no estado sólido, designa-se por METAMORFISMO.

Rochas metamórficas O tipo de rocha metamórfica final depende: da rocha pré-existente que lhe deu origem; do tempo; do tipo e intensidade do(s) agente(s) de metamorfismo atuante(s).

Ciclo das rochas Na litosfera, as rochas sofrem constantes transformações, num conjunto de processos que se designa por ciclo das rochas ou ciclo litológico .

Síntese   - As rochas magmáticas podem distinguir-se por aspetos como a sua textura, em dois grupos: rochas vulcânicas, de textura afanítica ou vítrea, resultantes da solidificação do magma à superfície ou na sua proximidade, e rochas plutónicas, de textura fanerítica, formadas em consequência da solidificação do magma a uma certa profundidade. Todas as rochas, quando submetidas a agentes de metamorfismo como pressão e temperatura elevadas, podem sofrer alterações na sua textura e composição mineralógica, transformando-se em rochas metamórficas. Na natureza, as rochas sofrem um conjunto de transformações que pode ser evidenciado através do ciclo das rochas.