A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GayLussac Prof. José Victor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GayLussac Prof. José Victor"— Transcrição da apresentação:

1 GayLussac Prof. José Victor
Geografia GayLussac Prof. José Victor

2 O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
A FORMAÇÃO DAS PAISAGENS

3 Sistemas da Terra Litosfera: Camada mais rígida do planeta, composta por rochas e solos; Atmosfera: Camada formada por gases; Hidrosfera: Camada que inclui toda a água do planeta em estado líquido e sólido; Biosfera: Onde estão os seres vivos.

4 Estrutura da Terra O planeta Terra tem pelo menos três camadas internas: Crosta: Camada mais fina e que compõe a superfície da Terra; Manto: Camada intermediária e que possui como principal elemento o magma; Núcleo: Camada mais interna e que possui principalmente níquel e ferro em estado sólido.

5 A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

6 Litosfera Tipos de rochas:
Rochas ígneas ou magmáticas: são originadas a partir da solidificação do magma. Elas dividem-se em dois tipos: Rochas ígneas extrusivas: surgem a partir do resfriamento do magma expelido por vulcões, formando a rocha na superfície; Rochas ígneas intrusivas: se formam no interior da Terra; Rochas sedimentares: são rochas que se originam a partir do acúmulo de sedimentos, que são partículas de rochas. Rochas metamórficas: são as rochas que surgem a partir de outros tipos de rochas por sofrerem alterações de pressão e temperatura ao longo dos anos.

7 Recursos naturais São elementos da natureza usados pelo homem para atender as suas necessidades. Dependendo do tempo que demoram para se recompor, são divididos em dois tipos: Não Renováveis: São formados de combustíveis fósseis e podem acabar. Considerados energias “não limpas” porque provocam efeitos indesejáveis ao meio ambiente. Ex: Petróleo, carvão, gás natural. Renováveis: São fontes inesgotáveis de energia. São consideradas energia “limpa” porque agridem menos o meio ambiente. Ex: Energia solar, eólica, biocombustível.

8 Recursos Minerais Os minerais são recursos naturais encontrados no subsolo. Quando possuem valor econômico são chamados de minérios. Há dois tipos de minerais: Minerais metálicos: possuem na sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Exemplos: Ferro, alumínio e cobre. • Minerais não metálicos: não possuem na sua composição propriedades de metal. Exemplos: diamante, calcário e areia.

9 Agentes externos (exógenos)
São agentes que modelam o relevo. Exemplo: Quando grandes rochas são transformadas em pedaços menores. Isso se dá pelo desgaste da rocha através do intemperismo. Os fragmentos removidos são transportados (erosão) e se depositam (acumulação de sedimentos = sedimentação). Intemperismo: É o processo de decomposição das rochas, quando expostas à atmosfera. Pode ser químico, físico ou biológico. Químico: desintegração das rochas pela ação da água (decomposição). Físico: desintegração das rochas devido às oscilações de temperatura (desagregação) Biológico: desintegração das rochas devido à ação dos seres vivos.

10 INTEMPERISMO – EROSÃO - SEDIMENTAÇÃO

11 Agentes internos (endógenos) e o movimento de convecção do magma no manto
Agentes internos são considerados “criadores” do relevo. Atuam do interior em direção à superfície e podem ocorrer de forma lenta e prolongada ou com violência e rapidez. Convecção: Ocorre quando o magma mais “quente” sobe e o magma mais “frio” desce, movimentando assim as placas tectônicas.

12 Os movimentos das placas tectônicas
As placas tectônicas se deslocam uma em relação a outra. Esses movimentos podem ser definidos como: Movimento Convergente de obducção (placa continental – placa continental) Caracteriza por ser um movimento de colisão entre as placas. Gera terremotos e cadeias montanhosas. Ex: Cordilheira do Himalaia. Vídeo no Youtube:

13 Exemplo do movimento convergente de subducção (continental - oceânica)
Choque entre placa CONTINENTAL com OCEÂNICA. Pode provocar: CINTURÕES VULCÂNICOS; MONTANHAS LITORÂNEAS, COMO OS ANDES; TERREMOTOS; TSUNAMIS.

14 Movimento Divergente Caracteriza por ser um movimento de separação entre as placas. Forma cadeias vulcânicas, cadeias montanhosas e ilhas Vídeo no Youtube:

15 Placas Tectônicas e o Anel (Círculo) de Fogo do Pacífico

16 ABALOS SÍSMICOS OU TERREMOTOS
Ocorre a partir do choque das placas tectônicas Falha de San Andreas -Califórnia (EUA) Montanhas Rochosas - Canadá

17 PRINCIPAIS TIPOS DE RELEVO
PLANÍCIES Superfícies pouco acidentadas, mais ou menos planas, geralmente situadas a poucos metros do nível do mar, mas que podem ocorrer em altitudes maiores. Os processos de sedimentação superam os processos de erosão. São áreas de relevo relativamente recentes. OBS: sedimentação=ganho de sedimentos. Erosão: perda de sedimentos

18 Exemplo de planície Planície Costeira

19 PLANALTOS Apresentam superfícies irregulares ou mais ou menos planas. Os processos de erosão predominam e superam os de sedimentação. Situam-se acima de 200 m, podendo ultrapassar os 2 mil metros de altitude. Montanhas Maiores elevações do relevo terrestre. São constituídas de agrupamentos de morros e vales.

20 PLANALTOS Planaltos residuais de Franca - SP

21 Montanhas Rochosas - EUA
Monte Everest - Nepal

22 DEPRESSÕES CONTINENTAIS
Dividem-se em: DEPRESSÕES RELATIVAS – situam-se abaixo do relevo ao redor, mas acima do mar. Ex.: Vale do Paraíba do Sul DEPRESSÕES ABSOLUTAS – se situam abaixo do nível do mar. Ex.: Mar Morto

23


Carregar ppt "GayLussac Prof. José Victor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google