A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmica Interna da Terra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmica Interna da Terra"— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica Interna da Terra
Capítulo 6

2 As camadas da Terra são divididas de acordo com certos critérios químicos e físicos.
Núcleo interno

3 Núcleo Interno Núcleo externo Crosta terrestre Manto Uma forma de representar a estrutura interna da Terra é dividi-la em três compartimentos conforme mostrado na figura ao lado:  - Crosta - Manto  - Núcleo. 

4 Composição da Terra

5 SiAl: segmento de rochas a base de Silício e Alumínio
SiAl: segmento de rochas a base de Silício e Alumínio. Mais leves, portanto, predomina na parte superior da listosfera. É também chamada de crosta continental. Sua espessura varia de 30 a 80 km. As áreas montanhosas apresentam esta camada mais espessa. * SiMa: segmento de rochas a base de Silício e Magnésio. Mais pesadas, predominando na parte inferior da litosfera, no fundo dos oceanos. Também chamada de crosta oceânica. A espessura é muito variável, tendo em média 7,5 Km. * NiFe: é a camada que compreende o Núcleo interno da Terra, caracterizamos quimicamente através deste nome, pois ele é formado por Níquel e Ferro.

6

7

8 Princípio de ISOSTASIA que assegura que as "leves" áreas continentais flutuem sobre um MANTO de material mais denso.

9 Placas tectônicas

10

11 Movimentos da crosta terrestre
Acredita-se que esse movimento ocorre devido a asternosfera recebe tanta energia do interior da Terra o que faz com que esta impulsione as placas tectônicas pelo menos para três tipos de movimentos: convergentes, divergentes e transcorrentes.  Esse s diferentes movimentos das placas, é que irão deslocar os continentes e os oceanos.  a) convergente:  é aquele que promove o choque entre elas, ou seja, as placas se movem no mesmo sentido. Quando isto ocorre as consequências podem ser: fortes tremores de terra e intensa atividade vulcânica que podem originar ilhas ou cadeias de montanhas. b) divergente:é aquele em que as placas se movem em sentidos contrários, formando uma zona de dispersão, ou seja, uma zona de separação. c) transcorrente::é nesse movimento onde que encontramos a zona de contato entre as placas. Podendo ocorrer terremotos que alteram a superfície terrestre e originando falhas e fraturas na crosta terrestre, ou seja, com áreas elevadas e rebaixadas no terreno. 

12 Divergente  – Cadeia Mesoatlântica
Convergente – Andes , Himalaia Transcorrente – Falha de Santo André (Califórina), Haiti

13 Epirogênese (movimento vertical da placa)
Os movimentos verticais podem ser negativos (para cima) ou positivas (para baixo) e não geram grandes eventos tectônicos como terremotos, mas, influencia em processos como os avanços e recuos do mar ou regressões  e transgressões marinhas. As rachaduras ocasionadas pelas epirogêneses são chamadas de falhas e geram áreas suspensas (horst)  e áreas rebaixadas (gráben).

14 Orogênese (movimento horizontal da placa)
Esses movimentos são os grandes formadores de relevo, a liberação de energia envolvida em eventos de choques de placas tectônicas geram os maiores fenômenos naturais da Terra, os terremotos, maremotos e os vulcões. Os encontros de placas também geram grandes cadeias de montanhas através dosdobramentos e, além disso, podem “empurrar” uma das placas envolvidas no choque para o manto, gerando assim, uma área de subducção. 

15

16 Terremotos Sismo, também chamado de abalo sísmico, tremor de terra, terremoto ou terramoto, é o resultado de uma súbita liberação de energia na crosta do planeta Terra, geralmente por conta do choque entre placas tectônicas, o que cria ondas sísmicas. A sismicidade ou atividade sísmica de uma área refere-se à frequência, tipo e tamanho dos terremotos registrados ao longo de um período de tempo na região. Hipocentro:Local onde se originam as ondas sísmicas. Epicentro:Propagação das ondas sísmicas através da superície.

17 Sismógrafo

18 Maremoto - Tsunami

19 VULCANISMO: Conjunto de fenômenos provocados pela chegada do magma até a superfície e a consequente consolidação. O magma é uma massa pastosa com uma temperatura de mais de 2.000ºC, desprendendo gases que pressionam a crosta terrestre. Ao pressionar a crosta, o magma pode subir até perto da superfície, originando fraturas na crosta. Por essas fraturas, ele pode atingir a superfície, ocorrendo o vulcanismo. Existe uma longa faixa da superfície terrestre onde os fenômenos vulcânicos são muito comum, chamado de Círculo de Fogo do Pacífico.

20 Importante: 1. A formação A movimentação das placas abre caminho para que o magma, rocha fundida no interior da Terra, suba à superfície. Se não encontra saída, ele fica acumulado em uma espécie de reservatório, a câmara magmática. 2. A erupção Quando o reservatório do vulcão está muito cheio de magma, liberado pela abertura entre uma placa e outra, pode haver uma erupção. O magma, depois de expelido pela chaminé do vulcão, passa a ser chamado de lava.

21 Gêiser: Fonte de Água quente com erupções periódicas.
Fumarola: Emissão de gases produzidos pelos vulcões.

22

23

24 Ciclo das rochas

25

26 Rochas ígneas

27 Rochas metamórficas

28 Rochas Sedimentares

29

30 Minerais

31 Formação do petróleo

32 Formação do carvão mineral

33 Tipos de carvão mineral

34 Minerais metálicos

35

36 Minerais não metálicos
Dolomita Sal Argila

37 Mineral radioativo

38 Processo de retirada dos minerais

39 (Mina de Diamantes), Rússia

40 (Mina de Cobre), Utah

41 Consequências ambientais

42 Desmatamento por conta da mineração

43 Águas sendo contaminadas por mercúrio

44 Consequências humanas

45 Minerais metálicos Bauxita: produz metal, alumínio

46 Minerais metálicos Manganês: ligas metálicas e aço.

47 Minerais metálicos Cobre: condutor

48 Minerais metálicos Estanho: Usado para o interior das latas de conserva.

49 Minerais metálicos Chumbo metálico Encontrado no Brasil

50 Minerais metálicos Ouro


Carregar ppt "Dinâmica Interna da Terra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google