A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA

2 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 2 Geografia Capítulo 9 AULA DIGITAL Índice Clima Fatores que influenciam o clima Tipos de Chuva Convecção, Frontal e Orográfica Massas de Ar Tipos Climáticos do Brasil

3 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 3 Geografia Capítulo 9 AULA DIGITAL Clima Dias ensolarados, parcialmente nublados, nublados ou chuvosos. Frio ou calor. As condições da atmosfera influenciam não apenas o nosso dia a dia, mas toda a organização social e as atividades econômicas, como a agricultura e o lazer. Latitudes e Zonas Térmicas

4 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 4 Geografia Capítulo 9 AULA DIGITAL Altitude e temperatura ● nas áreas de menor altitude (planícies), a temperatura e a pressão atmosférica (peso da coluna de ar) são maiores; ● nas áreas de maior altitude (planaltos montanhosos), a temperatura e a pressão atmosférica são menores; o ar é mais rarefeito, retendo menos calor e diminuindo a temperatura. Os Tipos de Chuva Chuva de convecção Durante o dia, o ar próximo à superfície se aquece, fica mais leve e com tendência a subir. Quando essa massa de ar ganha altitude, sua temperatura diminui, condensando parte do vapor d’água, que passa para o estado líquido. À medida que essas gotículas ficam pesadas, acabam precipitando na forma líquida (chuva). As chuvas de convecção caracterizam-se por serem rápidas e intensas, sendo chamadas popularmente de “chuvas de verão”, muito comuns na zona intertropical do planeta, especialmente nas imediações do Equador, a exemplo da região amazônica.

5 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 5 Geografia Capítulo 9 AULA DIGITAL Chuva frontal Acontece quando chega uma massa de ar frio, o que faz a temperatura cair e a nebulosidade aumentar. É mais comum nas porções Sul e Sudeste do Brasil. Chuva orográfica Ocorre quando uma massa de ar é obrigada a transpor uma região montanhosa, ganha altitude, reduzindo a temperatura; a nebulosidade e as chuvas estão associadas ao relevo. A influência das Correntes marinhas As correntes marinhas são grandes porções de água com características especiais quanto à sua composição, dinâmica e temperatura. As correntes marinhas deslocam-se devido à combinação entre a força dos ventos e as diferenças de aquecimento dos oceanos. O litoral do Brasil é influenciado por duas correntes marinhas quentes: ● a corrente brasileira — que influencia o sudeste e sul do país; ● a corrente das guianas — que influencia o litoral nordeste e norte do país.

6 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 6 Geografia Capítulo 9 AULA DIGITAL Massas de ar As massas de ar são porções da atmosfera que têm características particulares, como: temperatura, umidade e pressão. Elas podem ser classificadas em: quentes (equatoriais e tropicais) ou frias (polares). A maioria das massas úmidas é formada nos oceanos e mares, enquanto que a maioria das massas secas tem origem continental. O aquecimento desigual da superfície terrestre estimula o deslocamento das massas de ar, dinamizando um complexo sistema de circulação atmosférica. O deslocamento das massas de ar é a principal causa das frequentes mudanças no tempo em um determinado lugar, sendo fundamentais para compreendermos o clima de uma região.

7 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 7 Geografia Capítulo 9 AULA DIGITAL Sistema frontal ou frente fria é a área de contato entre massas de ar com características diferentes. Especialmente no inverno, os efeitos gerais da chegada de uma frente fria são: queda de temperatura, aumento da nebulosidade e chuvas. No Centro-Sul do país, ocorre maior rebaixamento da temperatura e formação de geadas. Nas porções mais elevadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, ocorrem até mesmo nevascas esporádicas. Quando as frentes frias chegam ao litoral do Nordeste, causam chuvas frontais: esta é a única região do país em que as chuvas se concentram nesta estação do ano. Algumas frentes também chegam à Amazônia, onde provocam uma suave queda de temperatura, denominada popularmente de friagem.

8 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 8 Geografia Capítulo 9 AULA DIGITAL Tipos climáticos A maior parte do território brasileiro localiza-se na zona intertropical, portanto predominam os climas quentes e úmidos. Entretanto, em virtude da grande extensão latitudinal (sentido norte-sul) e dos vários tipos de relevo com diversas altitudes, o país apresenta diversos tipos de clima.

9 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 9 Geografia Capítulo 9 AULA DIGITAL


Carregar ppt "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google