A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Regional do Brasil A dimensão temática: O recorte temático da ordem e, portanto, a reordenação da ordem; Uma construção sintética; O sentido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Regional do Brasil A dimensão temática: O recorte temático da ordem e, portanto, a reordenação da ordem; Uma construção sintética; O sentido."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia Regional do Brasil A dimensão temática: O recorte temático da ordem e, portanto, a reordenação da ordem; Uma construção sintética; O sentido da significação. O recorte temático do território é que nos permite a construção ou reconhecimento das fronteiras e, portanto, a condição da cartografação.

2 Algumas Regionalizações

3

4 Setores Censitários Trezentos domicílios ou cerca de 700 pessoas

5 O IBGE e as regionalizações oficiais -Surge como ação de um estado centralizador, na década de 30, como forma de auxiliar na integração nacional. -Na década de 40, surge a primeira proposta de regionalização (ordem natural, formas de relevo, clima e vegetação) -As evoluções de ordem econômica e social que transformaram o país resultaram em novas propostas de região. -Nunca deixou de usar os limites estaduais.

6

7 Regiões Geoeconômicas Também chamada de Complexos Regionais Ganhou popularidade entre pesquisadores e, sobretudo para efeitos de pesquisa acadêmica e de ensino são mais utilizadas. *aspectos naturais e ao processo de formação socioespacial. -geógrafo Pedro Pinchas

8

9 Complexo Regional do Nordeste *diferenças significativas de ordem natural e humana.Quanto aos naturais, sobretudo em relação à vegetação e ao clima. *cerca de 50 milhões de habitantes Vale do Jequitinhonha (MG) História colonial (ocupação litorânea) Extrativismo e agricultura da cana-de-açúcar (colonial) Séculos XVI, XVII e XVIII grande concentração populacional (vários nordestes- zona açucareira e sertão) Entre as décadas de 1940 e 1980, forma migração para o sudeste. 1960 – SUDENE (superintendência do desenvolvimento do nordeste) – indústrias, modernização das lavouras, incentivos financeiros, isenção de impostos. Nas capitais houve melhora significativa, um pouco no Agreste. Por escândalos, desvio de dinheiro e privilègios concedidos foi extinta. (2001) Surge a ADENE – Agência de Desenvolvimento do Nordeste que foi substituída pela nova Sudene. Região com grandes contrastes e característico pela pobreza (meia- verdade)

10 Clima e Vegetação Os tipos de vegetação estão associados diretamente ao clima de cada lugar.

11 Relevo e influência no clima As chuvas orográficas ocorrem sobretudo no litoral nordestino. A chapada da Borborema e Diamantina interferem diretamente no volume de chuvas da região.


Carregar ppt "Geografia Regional do Brasil A dimensão temática: O recorte temático da ordem e, portanto, a reordenação da ordem; Uma construção sintética; O sentido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google