O Profeta Jonas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma fonte de água jorrando
Advertisements

«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
Guerra espiritual em missões
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
Parábolas do Reino: 1- O tesouro escondido 2- A pérola de valor
A Ovelha perdida - Lc 15,4-6.
A Veste Nupcial Mt 22,1-14.
CRISTOLOGIA I DEUS SE REVELA.
história da salvação A História da Salvação
JESUS ANUNCIA-NOS O REINO DE DEUS
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
Os profetas menores (I) - Oséias
Daniel 6,12-28 Naqueles dias, aproximaram-se os chefes do reino e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus. Foram ter com.
traz à Igreja novo vigor!
Vimos a Estrela.
Maria na Bíblia .
Os Livros das Crônicas.
Os Livros Históricos Do Antigo Testamento.
Vamos ver nesses próximos encontros, um pouco dos Livros Históricos, passando um por um. Vamos dar um mergulho em personagens interessantes, em fatos.
veio morar no meio de nós
A língua original da bíblia.
O Livro do Eclesiástico
O Profeta Zacarias.
O Profeta Joel.
O Juiz Injusto Lc
Vimos uma Estrela.
Rainha dos Apóstolos.
Rainha das Virgens.
Rainha dos Patriarcas.
O amor no Antigo Testamento
Profeta Sofonias.
O amor é mais forte que a morte !
O Livro da Sabedoria.
ESTER, a Rainha.
O Livro dos Provérbios.
2º Livro de Samuel.
A Bíblia na nossa história hoje.
1º Livro de Samuel.
JONAS: EM PÉ Jonas JONAS: EM PÉ Jonas
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Existe erro na Bíblia ?.
O PROFETA MIQUÉIAS PROFETIZA SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS
Pescadores de homens.
Pentecostes Vem Espírito Santo.
“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre!” 2 Pedro 3.18.
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
3ª AULA Data: 30/11/2014 TEMA: “O Nascimento de Jesus”
O nascimento de Jesus (Lucas 2:1-20)
Vimos a estrela e viemos
Salmo, capítulo 131 humildade e confiança em Deus
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
Iniciar Concurso A Única Esperança Leituras da Semana: Reavivados por Sua Palavra – Amós 8 a Jonas 4.
Jesus cura um mudo Lucas 11:
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
O núcleo central da Bíblia é a
Uma Estrela.
Testemunhas.
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
LIGUE O SOM Natal... Nascimento de Jesus....
MARAVILHOSO CONSELHEIRO
FESTA DE LUZ (Nizan Guanaes e Maria Célia Monteiro)
Livros Históricos e Proféticos II Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA neste tempo litúrgico do Natal, lembrando a adoração de Jesus pelos Magos. "Epifania" significa manifestação de.
A Quaresma, na Igreja primitiva, além de ser um tempo de penitência e de conversão, era um tempo de preparação para os baptizados, que aconteciam no.
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Transcrição da apresentação:

O Profeta Jonas

Deus não conhece fronteiras

O estilo do livro de Jonas é muito diferente dos outros profetas O estilo do livro de Jonas é muito diferente dos outros profetas. Enquanto os profetas ameaçam as nações pagãs, o livro de Jonas narra a conversão dos ninivitas. Jonas anuncia a misericórdia a esse que foi um dos povos mais odiados por Israel. Os profetas estão solidamente enraizados na situação político-social. Mas, Jonas parece estar solto no ar.

Na verdade, trata-se de um livro sapiencial Na verdade, trata-se de um livro sapiencial. Não pertence ao gênero histórico, pois é uma parábola. Uma espécie de “novela” cujo tema é a misericórdia de Deus. Apresenta um Deus que não é nacional, mas um Deus de toda a humanidade. Jonas anuncia um Deus que quer que todos se convertam para que tenham vida (4,2).

Deus chama Jonas para uma tarefa em Nínive. A estória do Profeta Jonas Deus chama Jonas para uma tarefa em Nínive. Ele foge e toma um navio que vai para outra cidade. Acontece uma grande tempestade em alto mar. Apavorado os tripulantes rezam, cada um para o seu deus. Jonas dorme no porão, bem tranquilo. Os tripulantes tiram a sorte para ver quem era o culpado da desgraça da tempestade. A sorte cai em Jonas e eles o atiram ao mar com a aceitação do Profeta que percebe que é ele mesmo o culpado. No mar é engolido por um grande peixe. Por 3 dias permanece no ventre do peixe. Até que, arrependido, o peixe o vomita na praia. Jonas entende que tem que fazer a vontade de Deus. Vai para Nínive e começa a pregação da conversão. Os ninivitas se convertem começando pelo próprio rei

Isto aparece bem na mesquinhez de Jonas. Essa obra nasceu depois do exílio da Babilônia, quando o povo de Deus estava se fechando num nacionalismo exclusivista. Isto aparece bem na mesquinhez de Jonas. Todavia, os caminhos de Deus são diferentes dos caminhos dos homens. Deus quer salvar também os inimigos. Ele não quer que suas criaturas se percam, e para Ele ninguém está perdido.

A estória do peixe tornou famoso o livro A estória do peixe tornou famoso o livro. De fato, os Evangelhos dizem ser Jonas, uma imagem de Jesus que ficou 3 dias num lugar escuro e depois ressuscitou, como Jonas que volta à luz do dia. (Mt 12,39-41)

Outro Profeta Menor

Profeta Miquéias

Miqueias: o profeta da denúncia da injustiça social

O direito dos pobres

O profeta Miquéias nasceu numa vila no interior do reino de Judá O profeta Miquéias nasceu numa vila no interior do reino de Judá. Sua origem camponesa se manifesta na linguagem concreta e franca, nas comparações breves e nos jogos de palavras.

É aqui que ele vê a ira de Deus. Ele exerceu suas atividades em fins do 8º século a.C., quando sua região estava sendo devastada pelos Assírios. Miquéias denuncia uma situação mais perversa do que a guerra: a cobiça e injustiça social. É aqui que ele vê a ira de Deus.

Sem papas na língua, o profeta que veio da roça, acusa os ricos de roubarem casas e campos para se tornarem grandes latifundiários; acusa-os de mandarem matar até mulheres e crianças para se apoderarem das terras. Com o poder nas mãos, eles dançam ao ritmo do dinheiro. Chegam a roubar no peso das mercadorias...... O profeta mostra que a riqueza deles se baseia não só na pobreza, mas no sangue de muitos.

Porém, eles insistem em provar, com a Bíblia nas mãos, que são justos e que Deus está com eles; procuram combinar a opressão dos fracos com a religião. Miquéias denuncia essa perversão como uma “atitude idólatra”. Mas, juntamente com a luxuosa capital e o próprio Templo, serão destruído.

No livro de Miquéias existem também promessas e esperanças, como o anúncio do Messías salvador que nascerá em Belém. A Igreja Católica atribui este texto à Jesus que nasce em Belém, já no Novo Testamento.

1 – Conheciam o Profeta Jonas? Como o conheceram? 2 – E o profeta Miquéias? 3 – Qual a maior mensagem dos dois profetas?

Texto: Ivo Storniolo Euclides Balancim Luiz Cechinato Imagens: Internet Formatação: I.M.Eunice Wolff