O PONTO PRETO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMRC Educação Moral e Religiosa Católica.
Advertisements

DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
Um velho Pinheiro.
A GRAVIDEZ DA AMIZADE... Autor Desconhecido.
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Consertando o mundo. Ligue o som..
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
A Canoa Texto Paulo Freire.
ERREI MAIS DE VEZES.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Que tenhas um bom dia Benjamin Disraeli
O ANEL.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
A vida é assim... Texto passado por: Regina Petreche Diminuído para Slide por:
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Os Famosos.
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
O valor de uma cédula de 100 reais
Os famosos.
Os famosos.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Ivoti.
HAJA O QUE HOUVER Autor Desconhecido. HAJA O QUE HOUVER Autor Desconhecido.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Podemos fazer a diferença...
Paulo Freire.
Um velho Pinheiro.
O PONTO NEGRO.
Música:Tennessee Waltz, Billy Vaughn
PENSAMENTOS Longe das vistas, longe do coração. Esse prolóquio tem mais malícia que ciência, mais epigrama que justiça, mais engenho que filosofia.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
A gravidez da amizade.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
O SABER CUIDAR DA SAÚDE OS ALUNOS PERGUNTARAM COMO TEMA DE CASA,UMA MANEIRA SAUDÁVEL DE CUIDAR DA SAÚDE . A MAIORIA DOS PAIS DISSERAM QUE TOMAR CHÁ.
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
O dia de hoje.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Um velho Pinheiro.
Autor(a) do Texto Desconhecido
Aceitação! Esse é o segredo!
Leia o texto abaixo e responda as questões que seguem.
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Preparado por Dinis Bento
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
A tigela de madeira.
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
INFORMÁTICA.
“O segredo do êxito na vida do homem consiste em estar disposto a aproveitar a ocasião que se lhe depare." Benjamin Disraeli Con.
Isto sempre funciona... Esta piada lhe dará sorte!

Um velho Pinheiro Um dia, diante de uma velha árvore torta, um pinheiro todo vergado pelo tempo, o sábio da aldeia ofereceu a sua própria casa para aquele.
A GRAVIDEZ DA AMIZADE -Slides Automático -.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
HISTÓRIAS DA VIDA “ Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado.”
AMANHECER.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
INTERAÇÃO NA SALA DE AULA LUIZ ANTONIO DA SILVA (USP)
Tendo em casa a presença viva de gêneros textuais apresentados de forma dinâmica em contação de histórias e poesias, procurei, desde o início do meu magistério,
Certo professor entrou na sala de aula. Disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos ficaram assustados. O professor, como de costume,
Transcrição da apresentação:

O PONTO PRETO

Certo dia, um professor entrou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos se sentiram assustados com o teste que viria. O professor entregou, então, a folha com a prova virada para baixo, como era de costume...

Quando puderam ver, para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto... ... apenas um ponto preto no meio da folha.

- Agora vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo. O professor, analisando a expressão surpresa de todos, disse: - Agora vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo. O ponto preto   Na vida o ponto preto nos deprime Aterroriza, nos fazer perder a calma, Sem alma, sem voz... O coração para, Quase resvala De solidão. E a luz que insiste, Quase resiste, Mas os pontos pretos agridem Se proliferam em inúmeros Pontos... Será que existe luz dentro do ponto preto?

Após ler todas, a sala em silêncio, ele disse: Todos os alunos, confusos, começaram a difícil tarefa. Terminado o tempo, o professor recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta.  Todas, sem exceção, definiram o ponto preto tentando dar explicações por sua presença no centro da folha. Após ler todas, a sala em silêncio, ele disse:

Esse teste não será para nota, apenas serve de aprendizado para todos nós.

Ninguém falou sobre o restante da folha em branco Ninguém falou sobre o restante da folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto preto.

Assim acontece em nossas vidas e em nossas escolas. A cada dia Assim acontece em nossas vidas e em nossas escolas. A cada dia. Temos uma folha em branco inteira para observar, aproveitar para nossa intervenção, mas sempre nos centralizamos nos pontos pretos.

Temos uma velha mania de enxergar os erros cometidos quando eles podem nos ensinar que podem ser um indicador de que a aprendizagem é um processo de acertos e erros. Todos nós queremos ser vencedores, acertar e buscar a perfeição. O ser humano é movido pela necessidade da confirmação, da aceitação, da vontade de acertar...

No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto preto. O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, O salário que não chega ao final do mês , as notas baixas dos alunos...

o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um familiar, a decepção com um amigo, as dificuldades no trabalho.

Os pontos pretos são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente.

Tire os olhos dos pontos pretos da sua vida. Pense nisso. Tire os olhos dos pontos pretos da sua vida. Comece a enxergar os erros como possibilidades, como construção, como caminhos para o crescimento e a evolução do ser humano.

Pense nas marcas que a desaprovação do erro deixa na alma Pense nas marcas que a desaprovação do erro deixa na alma. Elas constroem menos do que a orientação segura para o alcance dos objetivos.

Exercite menos seu lado juiz, que determina que os erros devem ser punidos severamente... e mais seu lado educador.

. . Essa atitude com certeza vai ajudá-lo a enxergar menos os pontos pretos numa extensa folha de papel em branco. . .