DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Advertisements

O discurso directo e indirecto
Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava.
CMB - PORTUGUÊS PROF. ELIZETE
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
Tempos verbais. Tempos verbais Tempos verbais são os momentos em que a ação se passa. PRESENTE: Agora, estudo na escola. PASSADO: Ontem, estudei em.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
ORALIDADE E ESCRITA A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita, a representação do fonema ocorre através.
Discurso direto, indireto e indireto livre
A estrutura dos verbos por Márcia Regina (chuchu)
Expressões 10 Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia.
Elementos da Narrativa
TIPOS DE DISCURSOS Prof.ª Irlane Araújo.
Discurso Directo Indirecto.
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Marcin Krzysztof Wlodek Discurso Indirecto. Marcin Krzysztof Wlodek O discurso indirecto é introduzido pela conjunção que ou se e pela preposição para:
Discurso direto e discurso indireto
O Discurso Directo Repara na seguinte fala do Rei: “Rei: Os sonhos são recados dos deuses.” Chama-se __________________ à reprodução exacta das palavras.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Discursos ► Existem dois tipos de discursos: ► DIRETO ► INDIRETO: indireto indireto indireto livre indireto livre.
II UNIDADE.  Os verbos são ferramentas importantes para a construção de sentido nos textos, expressando as ações, os estados, os fatos e os fenômenos.
1 CLASSES GRAMATICAIS 4 Verbo e conjugação verbal.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 20. Termos Determinantes do Verbo Complementos Verbais AULA.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 13. Pronomes AULA DIGITAL.
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Diário A arte de saber contar rsn 2011/12. Diários reais  São diários que registam emoções, observações, reflexões, contam episódios sentidos ou vividos.
Coesão e Coerência Remissão textual. Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre.
Professor: Marcel Matias. Quando o enunciador precisa citar, em seu discurso, um texto (falado ou escrito) de autoria de outro enunciador, pode recorrer.
Marcelo Bruder concurseiroalerta.com.br
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Determinantes e pronomes possessivos
Funções sintáticas Porto Editora.
Baixe arquivos: LÍNGUA PORTUGUESA: Pronomes (volume 1) e Colocação pronominal (volume 3) Prof. Nelson Guerra Baixe arquivos:
Verbo Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: Ação (correr); Estado.
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Classes de Palavras Classes abertas (constituídas por um número ilimitado de palavras): Nomes Verbos Classes fechadas (constituídas por um número limitado.
Classes de palavras: o advérbio
OS TEMPOS COMPOSTOS Os tempos compostos resultam da conjugação de um verbo auxiliar, normalmente o verbo TER e, raramente, o verbo Haver, com o particípio.
Verbo È a classe de palavras que se flexiona em pessoa, numero, tempo, modo e voz. Pode indicar entre outros processos. Ação(correr) Estado(ficar) Fenômeno(chover)
Prof. Zaine Santos - Escola Villare
Classes de palavras: o pronome e o determinante
Karen paladines castro
O que é advérbio Os "Advérbios" são palavras que indicam as circunstâncias em que os fatos acontecem. Podem indicar tempo (hoje, quando), modo (rapidamente,
SANDRA DINIZ COSTA DISCURSOS DIRETO E INDIRETO.
Como Memorizar a GRAMÁTICA da Os onze tipos de Advérbios
TIPOS DE DISCURSOS.
REDAÇÃO – Da palavra ao texto
É a palavra que substitui o nome.
TIPOS DE DISCURSOS.
Prof.: Benedito Salazar Sousa
CARTA ARGUMENTATIVA É o tipo de carta que tem por finalidade persuadir o interlocutor e, para alcançar esse objetivo, precisa de argumentos convincentes.
TIPOS DE DISCURSOS.
PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA
1.º teste 8.º A 16 outubro 8.ºB 18 outubro
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Ou um estado.
Funções sintáticas.
Classes de palavras Aulas 5 e 6 – Alfa 01 – Pág. 195
VERBOS Verbos – são palavras variáveis que exprimem acções, estados ou processos, representados no tempo.
O advérbio e a construção de sentido no texto
DISCURSODIRETO, DISCURSOINDIRETO E DISCURSOINDIRETOLIVRE ***************************
Unidade 2 – Literatura Popular e Tradicional
Ou um estado.
TIPOS DE DISCURSOS.
Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.
Pronomes anotações.
Classes de palavras: o verbo
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Transcrição da apresentação:

DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO

O leitor pode conhecer as palavras e os pensamentos das personagens pela sua própria voz ou através do narrador, que reproduz essas palavras ou pensamentos. Assim, num texto narrativo, podemos conhecer as falas das personagens de forma direta ou de forma indireta.

Discurso direto As personagens falam diretamente umas com as outras, em diálogo. Cada fala constitui um parágrafo, introduzido por um travessão. Ontem faltei às aulas.ã

As personagens não falam diretamente, mas através de um narrador. Discurso indireto As personagens não falam diretamente, mas através de um narrador. Estive com a Inês e ela disse-me que no dia anterior tinha faltado às aulas..

Como verificaste, a passagem de uma fala do discurso direto para o discurso indireto obriga a certas alterações:

No discurso direto as falas são introduzidas por parágrafo e travessão (as aspas podem substituir o travessão). Já no discurso indireto, o narrador introduz a fala da personagem por um verbo declarativo, seguido de “que” ou “se”.

Recorda alguns verbos que introduzem o discurso direto:

No discurso direto é a própria personagem que fala, por isso, usa-se as 1ª e 2ª pessoas gramaticais (nos verbos, pronomes pessoais, pronomes e determinantes possessivos). No discurso indireto usa-se a 3ª pessoa gramatical (nos verbos, pronomes pessoais, pronomes e determinantes possessivos).

Recorda as restantes alterações:

Discurso direto Discurso indireto Tempos e modos: Presente Pretérito perfeito Futuro do Indicativo Futuro do Conjuntivo Imperativo Pretérito imperfeito Pretérito mais-que-perfeito Condicional Pretérito imperfeito do Conjuntivo Conjuntivo Demonstrativos: Este, esta, isto, … Esse, essa, isso, … Aquele, aquela, aquilo, … Vocativo Desaparece ou passa a complemento indireto.

Discurso direto Discurso indireto Advérbios: Tempo: agora, já, hoje, ontem, amanhã, logo Lugar: aqui, cá Tempo: então, naquele momento, logo, imediatamente, naquele dia, no dia anterior, na véspera, no dia seguinte, depois Lugar: ali, além, acolá, lá