O Observatório Yerkes Por: Carlos Henrique Belloni Mourão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Telescópios: da Luneta de Galileu Galilei ao Telescópio Hubble.
Advertisements

A MAIOR LUNETA DO MUNDO Reapresentada por : Diego “Moicano” Gonçalves.
A ESCALA DO UNIVERSO Por: Eder Martioli Qual é o tamanho do Universo?
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Instituto Dom Luiz Jorge Miguel Miranda
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Estrutura e formação do Universo.
* Histórico => Doada por Leon Cap ( 1927 ); => Alypio Leme de Oliveira ( Observatório de São Paulo ); => IAG; => Grubb - Parsons ( Dublin - Irlanda.
Setor de Astronomia – Observatório - CDCC
Projetos Gemini e SOAR Sílvia Ribeiro Calbo Telescópios Gemini O que é o projeto Gemini? 2,5% O que é o projeto Gemini? Consórcio Internacional envolvendo.
Abertura do Setor de Astronomia - CDCC. Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro.
Abertura do Setor de Astronomia - CDCC
Observatório do CDCC - USP/SC
Abertura do Setor de Astronomia - CDCC
Astronomia no Brasil Introdução Órgãos astronômicos brasileiros Navegadores Portugueses orientação pelas estrelas.
O Laboratório Nacional de Astrofísica Abrindo novas fronteiras para o Brasil Por Sílvia Ribeiro Calbo.
Sessão Astronomia Especial PARTE III - III.
Observatório do CDCC - USP/SC
POSIÇÃO ASTRONÔMICA DO BRASIL (NOTA DE AULA) Prof. Carlos Magno
ESTA É A VIA LÁCTEA NOSSA CIDADE, ONDE MORAMOS
A profissão de astrônomo
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Os Telescópios Gemini.
TELESCOPIOS GEMINI E SOAR
Prof. Ednilson Oliveira
Provas de Concursos Anteriores
Galileu Galilei.
A ponte da Baía de Hangzhou [China ]
As Maravilhosas Pontes da China By : E. Cheong.
Escola Básica 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Imagens virtuais do novo Centro Administrativo de Minas Gerais
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Apresentação do minicurso Introdução à Astronomia
Aglomerados de Estrelas e a Formação da Via Láctea
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
Sir Isaac Newton ( ) A Natureza e as leis da Natureza
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 12.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Apresentação do minicurso Introdução à Astronomia
À DESCOBERTA DO UNIVERSO
ESPECTROSCOPIA O universo em cores
CLIQUE NO BOTÃO INICIAR e cruze os braços INICIAR.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Ciências Físico-Químicas
1.1. Como se tornou possível
Chubaka Producciones Inc. apresenta :.
Abundância de elementos químicos nas estrelas - primeiro PhD pelos trabalhos no observatório de Harvard (1925). Otto Struve : “seu.
Ele é antes de todas as coisas, e Nele subsistem
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Astronomia Instrumentos e Técnicas de Observação NMAPAA – Núcleo Madeirense da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores Marco Joaquim.
Imagem de fundo: céu de São Carlos na data de fundação do observatório Dietrich Schiel (10/04/86, 20:00 TL) crédito: Stellarium Centro de Divulgação da.
Observatório do CDCC - USP/SC. Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.
Observatório do CDCC - USP/SC. Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.
INSTRUMENTOS ASTRONÔMICOS RODRIGO DIAS TÁRSIA SÉRGIO VIEIRA.
Os Grandes Instrumentos Século XX Fases da astronomia no século XX nascimento da astronomia contemporânea radio astronomia.
Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo.
A bertura do Setor de Astronomia - CDCC. Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro.
Observatório do CDCC - USP/SC
Uma história escrita pela Luz Palestrante: Jéssica Cristina Ramos –
Imagem de fundo: céu de São Carlos na data de fundação do observatório Dietrich Schiel (10/04/86, 20:00 TL) crédito: Stellarium Centro de Divulgação da.
Imagem de fundo: céu de São Carlos na data de fundação do observatório Dietrich Schiel (10/04/86, 20:00 TL) crédito: Stellarium Centro de Divulgação da.
Imagem de fundo: céu de São Carlos na data de fundação do observatório Dietrich Schiel (10/04/86, 20:00 TL) crédito: Stellarium Centro de Divulgação da.
Transcrição da apresentação:

O Observatório Yerkes Por: Carlos Henrique Belloni Mourão

IntroduçãoIntrodução Inaugurado em outubro de Inaugurado em outubro de Abriga o maior refrator já construído. Abriga o maior refrator já construído. Williams Bay, Wisconsin, EUA. Williams Bay, Wisconsin, EUA. 58 metros acima do lago Geneva e 334 metros acima do mar. 58 metros acima do lago Geneva e 334 metros acima do mar. Latitude 42° 34.2 N. Latitude 42° 34.2 N. Longitude -88° 33.4 W. Longitude -88° 33.4 W. Inaugurado em outubro de Inaugurado em outubro de Abriga o maior refrator já construído. Abriga o maior refrator já construído. Williams Bay, Wisconsin, EUA. Williams Bay, Wisconsin, EUA. 58 metros acima do lago Geneva e 334 metros acima do mar. 58 metros acima do lago Geneva e 334 metros acima do mar. Latitude 42° 34.2 N. Latitude 42° 34.2 N. Longitude -88° 33.4 W. Longitude -88° 33.4 W.

Charles Tyson Yerkes Dono de uma frota de bondes em Chicago. Dono de uma frota de bondes em Chicago. Gostava das ciências. Gostava das ciências. Financiou a construção do Observatório. Financiou a construção do Observatório. Dono de uma frota de bondes em Chicago. Dono de uma frota de bondes em Chicago. Gostava das ciências. Gostava das ciências. Financiou a construção do Observatório. Financiou a construção do Observatório.

George Ellery Hale Fascinado pela Astronomia Fascinado pela Astronomia Membro da Universidade de Chicago Membro da Universidade de Chicago Mentor intelectual do Observatório Mentor intelectual do Observatório Pesquisas solares no Yerkes Pesquisas solares no Yerkes Fascinado pela Astronomia Fascinado pela Astronomia Membro da Universidade de Chicago Membro da Universidade de Chicago Mentor intelectual do Observatório Mentor intelectual do Observatório Pesquisas solares no Yerkes Pesquisas solares no Yerkes

O Observatório Yerkes Três cúpulas principais Três cúpulas principais –Refrator de 40 in (1,02m) –Refletor de 41 in (1,04m) –Refletor de 24 in (0,61m) Três cúpulas principais Três cúpulas principais –Refrator de 40 in (1,02m) –Refletor de 41 in (1,04m) –Refletor de 24 in (0,61m)

ConstruçãoConstrução Levou 2 anos para ser construído. Levou 2 anos para ser construído. Domo principal Domo principal –27 metros –120 Toneladas Levou 2 anos para ser construído. Levou 2 anos para ser construído. Domo principal Domo principal –27 metros –120 Toneladas

DetalhesDetalhes Nota-se o cuidado com os detalhes da arquitetura do prédio. Nota-se o cuidado com os detalhes da arquitetura do prédio.

A maior luneta do mundo O tubo tem 19m e pesa 6 toneladas. O tubo tem 19m e pesa 6 toneladas. O piso tem 22m de diâmetro e é móvel. O piso tem 22m de diâmetro e é móvel. O tubo tem 19m e pesa 6 toneladas. O tubo tem 19m e pesa 6 toneladas. O piso tem 22m de diâmetro e é móvel. O piso tem 22m de diâmetro e é móvel.

A maior luneta do mundo O piso caiu apenas uma vez, em maio de O piso caiu apenas uma vez, em maio de A montagem inteira pesa 20 toneladas A montagem inteira pesa 20 toneladas O piso caiu apenas uma vez, em maio de O piso caiu apenas uma vez, em maio de A montagem inteira pesa 20 toneladas A montagem inteira pesa 20 toneladas

Durante a construção Por volta de 1890 o refrator já estava quase pronto. Por volta de 1890 o refrator já estava quase pronto. As lentes de 1,02m foram feitas na França e polidas por Alvan Clark. As lentes de 1,02m foram feitas na França e polidas por Alvan Clark. Após terminado o Domo em 1896 foi iniciada a montagem do Refrator. Após terminado o Domo em 1896 foi iniciada a montagem do Refrator. Em 1897 o Observatório Yerkes foi Comissionado. Em 1897 o Observatório Yerkes foi Comissionado. Por volta de 1890 o refrator já estava quase pronto. Por volta de 1890 o refrator já estava quase pronto. As lentes de 1,02m foram feitas na França e polidas por Alvan Clark. As lentes de 1,02m foram feitas na França e polidas por Alvan Clark. Após terminado o Domo em 1896 foi iniciada a montagem do Refrator. Após terminado o Domo em 1896 foi iniciada a montagem do Refrator. Em 1897 o Observatório Yerkes foi Comissionado. Em 1897 o Observatório Yerkes foi Comissionado.

Outro Grande Telescópio Além da luneta de 1,02m há ainda o refletor de 1,04m. Além da luneta de 1,02m há ainda o refletor de 1,04m. Nele são estudados fundamentos de óptica adaptativa. Nele são estudados fundamentos de óptica adaptativa. Além da luneta de 1,02m há ainda o refletor de 1,04m. Além da luneta de 1,02m há ainda o refletor de 1,04m. Nele são estudados fundamentos de óptica adaptativa. Nele são estudados fundamentos de óptica adaptativa.

História da Ciência Vários Astrônomos famosos usaram o Yerkes para realizar suas descobertas. Vários Astrônomos famosos usaram o Yerkes para realizar suas descobertas. Espectrômetro de Morgan –Edward Barnard estudou a Via Láctea. –Otto Struve avaliou a química das estrelas. –Gerard Kuiper fez estudos planetários. –Subrahmanyan Chandrasekhar estudou a evolução estelar (Prêmio Nobel em 1983). –William Morgan definiu que a Via Láctea é espiralada. Micrômetro de Barnard

O Yerkes Hoje São feitas pesquisas em óptica com o 41in. São feitas pesquisas em óptica com o 41in. Estuda-se o movimento das estrelas com o refrator 40in. Estuda-se o movimento das estrelas com o refrator 40in. Realizam-se visitas e observação pública com outros telescópios menores. Realizam-se visitas e observação pública com outros telescópios menores. São feitas pesquisas em óptica com o 41in. São feitas pesquisas em óptica com o 41in. Estuda-se o movimento das estrelas com o refrator 40in. Estuda-se o movimento das estrelas com o refrator 40in. Realizam-se visitas e observação pública com outros telescópios menores. Realizam-se visitas e observação pública com outros telescópios menores.

FIMFIM