Sophia de Mello breyner Andresen.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho sobre Sophia De Mello Breyner Andresen
Advertisements

O Mundo dasFadas FADA: Uma fada é uma divindade da natureza, associada especialmente às árvores, aos bosques, às águas das fontes e às flores dos jardins.
O mundo de Sophia Língua Portuguesa Manuela Monteiro Ano 2004/05
Sophia de Mello Breyner Andresen
ASPECTOS FORMAIS DA OBRA SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
SOPHIA DE MELLO BREYNER
Sophia de Mello Breyner
O Que Vês Na Imagem?.. Que História Haverá por detrás desta capa?.
José Rodrigues Migueis
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância.
Madre Teresa de Calcutá
Escola Secundária da Ramada Sophia de Mello Breyner
Marcos Vinicius da Cruz de Mello Moraes
Luís Vaz de Camões.
Escola Secundária de Cantanhede Língua Portuguesa
Maria Teresa Maia Gonzalez
Ua de Joana Ana Luís Melo Nº1 Elsa Oliveira Nº8 Fábio Margarido Nº9.
Autobiografia/Biografia
António Torrado 1.
DIA DA POESIA.
CRÓNICA De Lobo Antunes
“A Racionalidade Irracional” Jose Saramago
ENCONTROS COM ESCRITORES
CONCURSO LER E SABER.
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
Ruy Belo.
Amália Rodrigues Apresentação oral Trabalho de:
Sophia de Mello Breyner Andresen
Literatura Portuguesa um património mundial
Dobras da Leitura começou em abril de 2000, com 4 diferentes “dobras” de conteúdos: Eixo 3. Valorização da leitura e comunicação.
Hortônimo e Heterônimos
Biografia de António Torrado
A lua de Joana.
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
Rosa minha irmã rosa Trabalho realizado por: madalena- 8º D
José Vital Branco Malhoa
Escola Básica 2, 3 Soeiro Pereira Gomes
Eu sou poeta.
Ruptura e Inovação Na Literatura
Por: Lucas Jose borba continentino
INTRODUÇÃO AO LIVRO GUERREIROS DA VIDA
Eu sou uma poetisa.
Revisão Autores Nordestinos.
Eu sou o poeta.
Matilde Rosa Araújo nasceu e viveu em Lisboa. Foi professora da disciplina de Português e formadora de professores. Foi autora de mais de 40 livros (contos.
Alice Vieira Alice Vieira nasceu em 20 de Março de 1943 em Lisboa. É escritora e jornalista, licenciada em Filologia Germânica pela faculdade de letras.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Uma viagem ao tempo dos castelos
Sophia de Mello Breyner Andresen Pág. (79 e 80)
Agrupamento de Escolas
Rubens Alves Escrever e ler são formas de fazer amor. O escritor não escreve com intenç ões didático – pedagógicas. Ele escreve para produzir prazer. Para.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Arcadismo Principais datas Publicação das Obras Poéticas, Cláudio Manuel da Costa;
 Nome completo: Matilde Rosa Lopes de Araújo  Data e local de nascimento: 20 de junho de 1921 em Lisboa  Data e local de morte: 6 de julho de
Sophia de Mello Breyner Andresen “Quando eu morrer voltarei para buscar Os instantes que não vivi junto do mar”
MATILDE ROSA ARAÚJO BIOGRAFIA. Matilde Rosa Araújo Matilde Rosa Lopes de Araújo Nasceu em Lisboa em 20 de junho de 1921 Morreu em Lisboa em 6 de julho.
O CAVALEIRO DA DINAMARCA, S OPHIA DE M ELLO B REYNER A NDERSEN Biblioteca Escolar – 2009 Agrupamento de Escolas da Sertã.
 Nasceu no Porto em Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas Criada na velha aristocracia portuense, educada nos valores tradicionais.
Biografia Matilde Rosa Lopes de Araújo foi uma escritora e pedagoga portuguesa. Nasceu em Lisboa, no ano de Licenciou-se em Filosofia Românica pela.
A Menina do Mar De Sophia de Mello Breyner Andresen Texto adaptado.
Sofia de Melo Breyner Andresen nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919 e faleceu em Lisboa a 2 de Julho de Foi uma das mais importantes poetisas.
Sophia de Mello Breyner Andresen Sophia de Mello Breyner Andresen é uma escritora que se dedica a livros infantis !!!
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 EPALF 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR UMA BIBLIOGRAFIA COM CORRECÇÃO.
Trabalho de pesquisa sobre a autora Matilde Rosa Araújo Margarida Lopes Ferreira.
MATILDE ROSA ARAÚJO. Matilde Rosa Araújo Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em Licenciou-se em filologia romântica pela faculdade de letras da.
Sophia de Mello Breyner Andresen.  Sophia de Mello Breyner nasce a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia.
De origem dinamarquesa pelo lado paterno. O seu bisavô, Jan Heinrich Andresen, desembarcou um dia no Porto e nunca mais abandonou esta região, tendo.
Sophia de Mello Breyner Andresen Porque Porque os outros se mascaram mas tu não Porque os outros usam a virtude Para comprar o que não tem perdão. Porque.
S OPHIA DE M ELLO B REYNER A NDRESEN. BIOGRAFIA Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu na cidade do Porto, em 1919, viveu em Lisboa, onde estudou e tirou.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Transcrição da apresentação:

Sophia de Mello breyner Andresen. Biografia Sophia de Mello breyner Andresen.

Biografia Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu na cidade do Porto, em 1919, no seio de uma família aristocrática, e aí viveu até aos dez anos, altura em que se mudou para Lisboa. De origem dinamarquesa por parte do pai, a sua educação decorreu num ambiente católico e culturalmente privilegiado que influenciou a sua personalidade.

Frequentou o curso de Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em consonância com o seu fascínio pelo mundo grego (que a levou igualmente a viajar pela Grécia e por toda a região mediterrânica), não tendo chegado a concluí-lo.

O ambiente da sua infância reflecte-se em imagens e ambientes presentes na sua obra, sobretudo nos livros para crianças. Os verões passados na praia da Granja e os jardins da casa da família ressurgem em evocações do mar ou de espaços de paz e amplitude.

Sophia de Mello Breyner Andresen é considerada uma das poetisas e escritoras de livros para crianças mais importantes da Literatura Portuguesa. Possui uma obra vastíssima, que inclui, contos e obras poéticas. Os seus livros relatam as vivências da autora durante a infância. Por exemplo, para escrever A Floresta a autora inspirou-se na quinta da avó onde costumava passar férias enquanto criança

Alguns prémios e homenagens que a poetisa recebeu: 1964 - Grande Prémio de Poesia pela Sociedade Portuguesa de Escritores pelo seu livro «Canto sexto» 1977 - Prémio Teixeira de Pascoais pelo livro «O nome das coisas» 1981 - Grau de Grã Oficial da Ordem de Santiago e Espada 1984 - Prémio da Crítica pela Associação Internacional de Críticos Literários 1987 - Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique 1994 - Associação Portuguesa de Escritores outorga-lhe o Prémio 50 anos de Vida Literária 1998 - Grã Cruz da Ordem de Santiago e Espada 1999 - Prémio Camões 2000 - O Movimento Democrático das Mulheres Portugueses entregou-lhe a Distinção de Honra 2003 - Prémio Rainha Sofia de Espanha Última Actualização ( Terça, 30 Agosto 2005 )

Em 1999 Sophia de Mello Breyner Andresen recebeu o Prémio Camões, sobre o qual muito se falou e escreveu na altura.

A escritora morreu! Sophia de Mello Breyner faleceu, aos 84 anos, no dia 2 de Julho de 2004 no Hospital da Cruz Vermelha.

Primeiro livro que escreveu ! O primeiro livro que a escritora escreveu foi, um livro de poesia!

Algumas obras que publicou: Livro Sexto, 1962; O Rapaz de Bronze, 1965; O Cavaleiro da Dinamarca, 1964; Geografia, 1967; A Floresta, 1968; Dual,1972; Nome das Coisas, 1977; Musa, 1994; etc. Poesia, 1944; Dia do Mar, 1947; Oral, 1950; No Tempo Dividido, 1954; A Fada Oriana, 1958; Mar Novo, 1958; A Menina do Mar, 1958;

A Floresta! Leiam-no que é muito giro!!! Eu aconselho a todos os jovens a ler este livro. Porque já o li e achei muito interessante ! Leiam-no que é muito giro!!!

Separador ………….

Trabalho elaborado por: Márcia Filipa Pepe Ferreira. 7ºD Nº 16