«A minha alma partiu-se como um vazo vazio»

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MELHOR É DAR DO QUE RECEBER COMO JESUS, ASSIM QUERO SER
Advertisements

Fernando Pessoa.
Fernando Pessoa.
Escola Estadual Dr Marthinho Marques.
Fernando Pessoa.
Escola Estadual Dr. Martinho Marques
Álvaro de campos Biografia:
EU PRECISO APRENDER UM POUCO AQUI
Assim é a Vida....
A Lógica de Einstein.
Profetiza Ez. 37.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
O ESPELHO Uma história de Amor.
BORDADOS DA VIDA.
Álvaro de Campos.
A BORBOLETA AZUL.
APOIO AOS ESQUECIDOS.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
Amor... Respeito... e Liberdade !
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
PRESENÇA FORTE EM MIM, EU POSSO DIZER: HABITAS AQUI PORQUE ESCRAVO EU FUI E HOJE EU SOU MAIS LIVRE AOS TEUS PÉS SENTIDO NA VIDA A MINH'ALMA ENCONTROU TUA.
Lógica de Einstein.
Deus imenso “Vida Reluz”
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
O Quebra-Cabeças e a Vida.
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
e vejo pedaços que me lembram fatos onde eu tinha certeza que não iria resistir, onde eu queria mesmo era morrer, sumir:.. Dos meus problemas fiz um.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Venho, Senhor, ao Teu Jardim para reaprender a plantar. Um dia me ensinaste que todas as boas sementes germinam e me deste a terra do meu coração para.
A XÍCARA.
FERNANDO PESSOA & Heterônimos.
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Aos dez, aprendi que era possível estar-se apaixonado por quatro raparigas ao mesmo tempo. Aos nove anos aprendi que a minha professora apenas me interrogava.
Essa é a Mel. Faz sete anos que eu a ganhei. Mestiço de Labrador, doce, companheira. Onde quer que eu fosse, lá estava ela ao meu lado.
Autor desconhecido Formatado por Leonil
A LÓGICA DE EINSTEIN.
A vitória em Cristo nos traz a paz...
É LOUCURA MUITO MINHA, SENHOR, ESPERAR QUE O TEU AMOR DEPOIS DE TODOS OS DESMANDOS ME ACEITE COMO SOU. É LOUCURA MUITO MINHA, SENHOR, ESPERAR COM TERNO.
CAMPANHA DE JEJUM “MORIÁ DA PROVISÃO”
Deixei de contar meus anos
OS QUE NUNCA PARTEM Silvana Duboc.
Gotas de Crystal Vamos falar de gente, de pessoas... Existe, acaso, algo mais espetacular do que gente? Pessoas são um presente.
quando não tinha NADA pra merendar.
SIM. É CLARO QUE VOU LHE DESEJAR UM FELIZ NATAL...
Dê 01 minuto de atenção para Santa Terezinha
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
O hoje e o amanhã.
História de amor.
EDIÇÃO VERÃO 2009 / /12/200915/01/ /12/200922/01/ /01/201029/01/2010 AGENDA: (3ª EDIÇÃO)
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
ESTÁ FALTANDO UMA FLOR NO JARDIM DO MEU CORAÇÃO HÁ UM VAZIO EM MIM SEI QUE FOI DEUS QUEM TE COLHEU E TE LEVOU PRA ENFEITAR UM JARDIM QUE EXISTE NO CÉU.
Quatro velas estavam queimando calmamente. O ambiente estava tão silencioso que podia-se ouvir o diálogo entre elas. O ambiente estava tão silencioso.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
SAUDADES QUE NÃO PASSA.
AS VEZES NO SILÊNCIO DA NOITE...
ETERNIDADE.
( Filme Cidade dos Anjos )
Se você quiser me contar seus segredos! Progressão Automática.
INVENTÁRIO ESPIRITUAL Parte 2
“Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”. (João 9- 3)
Você é Especial.
Transcrição da apresentação:

«A minha alma partiu-se como um vazo vazio» Álvaro de Campos «A minha alma partiu-se como um vazo vazio»

O Heterónimo Álvaro de Campos Álvaro de Campos (1890 - 1935) é um dos mais conhecidos heterónimos de Fernando Pessoa. Foi descrito biograficamente por Pessoa: "Nasceu em Tavira, teve uma educação vulgar de Liceu; depois foi mandado para a Escócia estudar engenharia, primeiro mecânica e depois naval. Numas férias fez a viagem ao Oriente de onde resultou o Opiário. Agora está aqui em Lisboa em inactividade."

O POEMA Apontamento A minha alma partiu-se como um vaso vazio. Caiu pela escada excessivamente abaixo. Caiu das mãos da criada descuidada. Caiu, fez-se em mais pedaços do que havia loiça no vaso. Asneira? Impossível? Sei lá! Tenho mais sensações do que tinha quando me sentia eu. Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir. Fiz barulho na queda como um vaso que se partia. Os deuses que há debruçam-se do parapeito da escada. E fitam os cacos que a criada deles fez de mim. Não se zanguem com ela. São tolerantes com ela. O que era eu um vaso vazio? Olham os cacos absurdamente conscientes, Mas conscientes de si mesmos, não conscientes deles. Olham e sorriem. Sorriem tolerantes à criada involuntária. Alastra a grande escadaria atapetada de estrelas. Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros. A minha obra? A minha alma principal? A minha vida? Um caco. E os deuses olham-no especialmente, pois não sabem por que ficou ali. Álvaro de Campos, 1929

Campos revela a natureza múltipla da sua alma. Campos não tem por hábito ser tão racional como Pessoa, porque é por natureza emocional, dramático. E neste poema Campos diz-nos (ou talvez seja Pessoa através de Campos) que se sente múltiplo "A minha alma partiu-se como um vaso vazio. / Caiu pela escada excessivamente abaixo". A alma partida é a desmultiplicação do eu de Pessoa em vários eus (os heterónimos). Mas é uma desmultiplicação que não resultou: "partiu-se como um vaso vazio"; e o processo dessa desmultiplicação foi demasiado doloroso e irreversível (a alma "caiu pela escada excessivamente abaixo"). essa multiplicidade o faz sentir perdido ele próprio sentia que o tinham literalmente deixado cair pelas escadas, ele e a sua alma, para se partir em demasiados pedaços, tornando impossível que alguém (ou algo) os reunisse novamente na unidade tão desejada