Linguagem de Programação C#

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TIPOS ABSTRATOS DE DADOS
Advertisements

Curso de aprofundamento na linguagem C
ABSTRAÇÃO processo de representar um grupo de entidades através de seus atributos comuns feita a abstração, cada entidade particular (instância) do grupo.
Linguagem de Programação I
Introdução à Ciência da Computação Linguagens de Programação.
Paulo Marques Hernâni Pedroso
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
Artur Rauen Luciano Peixoto
Projetos.
Linguagens de programação
Programação Concorrente
1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)
Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos
Alexandre Parra Site: Linguagem Java Alexandre Parra Site:
Curso Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura de Software
Aula 2 Aspectos Preliminares
Uma comparação segundo os princípios da Orientação à Objetos
Introdução ao C# e ao visual studio
A Linguagem de Programação LUA
C# Universidade Federal de Santa Catarina INE5612 – Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos II Filipe S Ghisi, Guilherme Welter, Matheus Porto,
Aula prática 8 Ponteiros Monitoria de Introdução à Programação
Aula prática 13 Orientação a Objetos – C++ Parte 1
Aula prática 8 Ponteiros Monitoria de Introdução à Programação.
Flávia Andrade de Souza Rodrigo Mibielli Peixoto
Conceitos básicos de orientação a objetos
JAVA Linguagem Ambiente de Desenvolvimento
Caio Argolo Luiz Daud Jorge Roberto
Interface Chaimom Antônio da Silva. Interface - Tópicos Definição Objetivos Regras Boas Práticas Implementação.
Aula 3 CoL, atividade Polimorfismo (late binding) Modificador final Modificador abstract Interfaces Herança múltipla Atribuição, Construtores, Destrutores,
Higher Education Statistics in C# Language
Tipos de Dados Paradigmas de Programação
Expressões e Instrução de Atribuição
Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 07.
Classes, Objetos, Atributos e Métodos JAVA
XIV Jornada de Cursos .NET com C# Antônio Júnior Bruno Inojosa.
Professor: Márcio Amador
Ambiente de Execução - Rotinas
Orientação a Objetos Parte I
Programação Orientada à Objetos
Aula 1 - Fundamentos Java SE Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros – Agosto/2009.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 10 Professor: Eduardo Mantovani )
Software Básico Nível ISA Capítulo 5 Mitsuo Takaki
Paradigmas de Linguagens de Programação Aula 2
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani )
Aula prática 14 Orientação a Objetos – C++ Parte 2
Algumas notas sobre a linguagem de programação C
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Módulo I Capítulo 1: Introdução ao curso
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Sistemas de Informação: Estrutura básica dos Sistemas Empresariais.
Back-End Compilação aula-11-back-end.pdf.
Linguagem de programação. Histórico  Concebida em 1993 por Yukihiro Matsumoto  Primeiro livro em inglês saiu em setembro de 2000  Ruby on Rails é lançado.
Treinamento PHP Módulo 2 PHP Avançado Waelson Negreiros
Construtores e Destrutores
GARBAGE COLLECTOR 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA.
LINQ e Entity Framework
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Programação Orientada a Objetos Uma breve introdução GX Aula01 1.
Estrutura de Dados II Alocação Dinâmica. Alocação de memória Ao ser executado, um programa carrega seu código executável para a memória; Uma parte da.
Introdução Sintaxe Básica da Linguagem JAVA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Módulo II Capítulo 1: Orientação a Objetos
Paradigmas das Linguagens de Programação - História
 é uma iniciativa da Microsoft, que visa uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações.  Todo e qualquer código gerado.
Linguagem de Programação
Raniere ferreira do prado
CURSO JAVA BÁSICO Módulo 9 – slide 1 Módulo 10 Threads.
Introdução ao Java Prof. Gustavo Wagner (modificações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Java Básico FATEC-PB  Centro de Informática, UFPE.
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Transcrição da apresentação:

Linguagem de Programação C#

C# Orientada a objetos, fortemente tipada, desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .NET. Sua sintaxe foi baseada no C++, mas inclui varias influências de outras linguagens de programação, como Object Pascal e Java

Linguagem Símbolo do .NET Foi criada praticamente do zero para funcionar na nova plataforma, sem preocupações de compatibilidade com código de legado. O compilador C# foi o primeiro a ser desenvolvido. A maior parte das classes do .NET Framework foram desenvolvidas em C#.

Surgimento Durante o desenvolvimento da plataforma .NET em 1999, uma equipe de desenvolvimento formada por Anders Hejlsberb e outros profissionais, criaram um linguagem chamada Cool, em 2000 quando o projeto .NET foi apresentado ao público, o nome passou a ser C#. Anders Hejsberb (Desenvolveu também o Turbo Pascal e o Delphi)

História do Nome No principio pensou-se que o nome C#, era um sobreposição de quatro símbolo de +, uma alusão à continuação do C++. Porém, o # se refere ao sinal musical sustenido, pronunciado em inglês sharp. Como não existe no teclado o sustenido, optou-se pelo uso da cerquilha(#) na escrita do nome.

C , C++, C#?! C - Linguagem estruturada, altamente bem implementada, a qual foi usada para desenvolver os SO's mais famosos existentes, como o Unix, Linux e Windows. Essa linguagem é famosa pois permite trabalhar diretamente com os endereços de memória (ponteiros), o que permite que programadores experientes façam programas com um ótimo gerenciamento de memória.

C++ - Linguagem que permite programação estruturada e orientada a objetos, é uma evolução do C. Tem todas as vantagens do C, mas permite a criação de objetos, graças ao novo (não tão novo assim...) paradigma OO. Hoje o Windows como outros softwares da microsoft, é feito em C++.

C# - É a resposta da microsoft ao Java. É todo OO e é linguagem base do .NET, tecnologia da microsoft que bate de frente com o Java.

Melhorias em relação ao C e C++ Ponteiros e aritmética sem checagem só podem ser utilizados em uma modalidade especial chamada modo inseguro (unsafe mode). Normalmente os acessos a objetos são realizados através de referências seguras, as quais não podem ser invalidadas e normalmente as operações aritméticas são checadas contra sobrecarga (overflow). Objetos não são liberados explicitamente, mas através de um processo de coleta de lixo (garbage collector) quando não há referências aos mesmos, previnindo assim referências inválidas. Destrutores não existem. O equivalente mais próximo é a interface Disposable, que juntamente com a construção using block permitem que recursos alocados por um objeto sejam liberados prontamente. Também existem finalizadores, mas como em Java sua execução não é imediata.

Como no Java, não é permitida herança múltipla, mas uma classe pode implementar várias interfaces abstratas. O objetivo principal é simplificar a implementação do ambiente de execução. C# é mais seguro com tipos que C++. As únicas conversões implícitas por default são conversões seguras, tais como ampliação de inteiros e conversões de um tipo derivado para um tipo base. Não existem conversões implícitas entre inteiros e variáveis lógicas ou enumerações. Não existem ponteiros nulos (void pointers) .E qualquer conversão implícita definida pelo usuário deve ser marcada explicitamente, diferentemente dos construtores de cópia de C++.

C# X Java Java não implementa propriedades nem sobrecarga de operadores. Java não implementa um modo inseguro que permita a manipulação de ponteiros e aritmética sem checagem. Java possui exceções checadas, enquanto exceções em C# são não checadas como em C++. Java não implementa o goto como estrutura de controle, mas C# sim. Java utiliza-se de comentários Javadoc para gerar documentação automática a partir de arquivos fonte. C# utiliza comentários baseados em XML para este propósito.

Detalhamento

Detalhamento

Detalhamento

Detalhamento

Detalhamento

Detalhamento

Conclusão C# é um diferencial para o desenvolvedor que pretende ser competitivo no mercado Sua utilização deve ser analisada baseada no nível de complexidade do projeto, assim como outras linguagens de programação. Evitar precipitações de julgamento da sua efetividade baseado em opiniões da polêmica Software Livre X Software privado.

Referências http://www.portaleducacao.com.br/informatic a/artigos/6137/historia-e-caracteristicas-da- linguagem-c http://pt.wikipedia.org/wiki/C%E2%99%AF http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1620/j ava-e-csharpnet-um-breve-e-introdutorio- estudo-comparativo-de-suas-sintaxes-e- convencoes.aspx

FIM