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Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani )

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Apresentação em tema: "Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani )"— Transcrição da apresentação:

1 Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani (eduardo.mantovani@aes.edu.br )

2 Processo de inicialização de um software Após escrever um software baseado em uma linguagem orientada a objetos, como esse software poderá iniciar a sua execução? A resposta é: com a utilização de um método ESTÁTICO! Por quê? Métodos estáticos são métodos de classe, não precisam de objetos para serem executados. Quantos objetos existem instanciados em seu software antes dele iniciar a sua execução? Como poderia ser executado um método dinâmico?

3 O método main Uma forma comum entre as linguagens para a iniciar a execução de um software é a utilização de um método principal no software Assim como em C/C++/C#, a linguagem Java tem um método principal cujo nome é main (do inglês, equivale a principal em português) O método main precisa existir em pelo menos uma classe de todo software escrito em Java Esse método tem uma sintaxe especial fixa, conforme apresentado a seguir: public static void main(String args[]) {... }

4 Detalhando a sintaxe do método main public static void main(String args[]) public: o método será invocado “de fora”, precisa ser de visibilidade pública static: o método será invocado antes de qualquer objeto ser instanciado, precisa ser um método “de classe” void: não há nenhum retorno previsto para o método main args[]: é um vetor de argumentos passados na linha de comando, junto com a execução do software. O primeiro elemento do vetor é o próprio nome da classe, os demais são parâmetros passados junto com o nome da classe

5 Invocando o método main Para invocar o método main de uma classe a partir do sistema operacional, deve ser invocada também a máquina virtual java. A sintaxe básica é a seguinte (a partir da linha de comando) java Teste No exemplo, a classe que tem o método main implementado é chamada Teste É importante que a classe esteja devidamente compilada A execução é case-sensitive, ou seja, maiúsculas e minúsculas fazem diferença

6 O que deve ser colocado no método main? O método main é o ponto de partida para a execução do software Neste método coloca-se, geralmente, a criação do primeiro objeto do sistema, que irá dar origem aos demais É usual que o método main apenas crie um objeto da própria classe da qual pertence A partir disso, a classe irá instanciar os objetos básicos para o funcionamento do sistema e também que formarão a interface com o usuário

7 Pacotes de classes Pacotes (ou packages) são mecanismos para agrupar classes que têm algo em comum Classes que compõe um mesmo sistema Classes que fazem parte de uma biblioteca Classes que fazem parte de um determinado assunto de uma biblioteca maior Etc... As classes que compõe um pacote já estão previamente compiladas e prontas para uso

8 Pacotes em Java Um arquivo de pacote em Java tem a extensão.jar A estrutura de um arquivo.jar é similar à de um arquivo.zip renomeado A árvore de pastas que pode existir dentro de um arquivo.jar é utilizada para a organização das classes que compõe o pacote Um pacote também pode ter um ponto de partida para iniciar a execução de um software (método main), que estará em uma classe específica dentro do próprio pacote Comentários e exemplos podem ser vistos em http://cs.fit.edu/~ryan/java/language/jar.html http://cs.fit.edu/~ryan/java/language/jar.html

9 Pacote em Java – Utilização das classes Quando utilizados pacotes externos, esses devem ser “importados” para que suas classes se tornem disponíveis a outra determinada classe que precisa utilizá-las A sintaxe para importação de pacotes/classes é a seguinte (sempre colocado no início da classe, antes da própria declaração da mesma): import pacote.*;// importa todas as classes do pacote import pacote.pasta.*; // importa apenas as classes da pasta import pacote.pasta.classe; // importa apenas a classe especificada

10 Java API – Application Program Interface Interface de programação Java Pacote de classes disponíveis juntamente com o ambiente de execução (Runtime) da JVM (Java Virtual Machine) O programador Java pode contar com as diversas classes da API para que não seja necessário desenvolver classes para processos comuns (estruturas de dados, acesso a arquivos, acesso à rede, interface gráfica, etc...) Está disponível no arquivo C:\Program Files\Java\jre1.6.0_02\lib\rt.jar (a pasta descrita como jre1.6.0_02 neste caminho pode ser diferente em computadores com diferentes versões da JVM)

11 Java API – Pastas de classes A API java é subdividida em diversas pastas de classes que ajudam na organização das classes por assunto a que se referem Algumas pastas são subdivididas em mais sub- pastas para refinamento da organização Todas as classes estão documentadas online em um documento conhecido como Java Docs, que pode ser acessado pelo endereço http://java.sun.com/javase/6/docs/api/ http://java.sun.com/javase/6/docs/api/ Em português: http://download.java.net/jdk/jdk-api- localizations/jdk5-api-pt- br/builds/latest/html/pt_BR/api/http://download.java.net/jdk/jdk-api- localizations/jdk5-api-pt- br/builds/latest/html/pt_BR/api/

12 Java API – Exemplos de pacotes java.lang – Pacote básico com as classes fundamentais da linguagem (Object, String, Exceptions, etc...) java.util – Utilitários e estruturas de dados (Listas, filas, hashes, timers, etc...) java.math – Funções matemáticas java.io – Classes com a finalidade de acessar dispositivos de entrada e saída (disco / teclado / display / etc...) java.awt / javax.swing – Interface gráfica


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