REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Advertisements

As origens do mundo atual
A GEOGRAFIA DO PODER.
A Rússia e a CEI 1 - Área: 17,1 milhões de Km2 2 - Limites Geográficos
1 - Características gerais:
GUERRA FRIA.
ESLOVÊNIA.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
GEOPOLÍTICA ESTUDA AS RELAÇOES DE PODER QUE SE DÃO NO ESPAÇO
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
O Mundo Socialista.
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Países socialistas: URSS e China
Áreas Mundiais de Interesse Europa e CEI. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA Área: km² Forma: Mista 48 países Lim E: Montes Urais e Mar Cáspio, Cáucaso.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Península Balcânica.
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
Guerra Fria Guerra Fria
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
REVOLUÇÃO RUSSA
GUERRA FRIA ORDEM BIPOLAR
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
A crise no mundo socialista
O fim do império e o surgimento da URSS
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Bósnia-Herzegovina e Kosovo
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
O MUNDO ENTRE GUERRAS Capítulo 1 2° EM - Conecte.
União Européia: Sonho ou Realidade
Federação da Rússia.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 53- p.471
Revisão 7ª série.
Sistemas econômicos Capitalismo: Socialismo:
CEI/BALCÃS/EUROPA/BLOCOS
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
Consequências da Segunda Guerra Mundial
Atividade sobre a Economia Europeia
Revolução Russa.
CRISE NA UCRÂNIA Prof. GROTH.
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE
Capitalismo versus Comunismo
CEI – RÚSSIA E UCRÂNIA PROFª JULIANA AMARAL.
Revisão Percursos 13 ao 16.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado
NOVA ORDEM MUNDIAL.
O mundo dividido na era da Globalização
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A Guerra da Bósnia-Herzegovina
Rússia: território e poder econômico.. Kremlin: sede do governo Soviético / Russo   Território Russo: conexão entre Ásia, Europa e América (Alasca).
A desintegração do bloco soviético e a nova ordem mundial
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Rússia e Europa Oriental
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
Geopolíticas Asiáticas
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO PROF José Victor

Socialismo SISTEMA SOCIOECONÔMICO BASEADO NUMA ECONOMIA PLANIFICADA EM QUE, TEORICAMENTE, NÃO HÁ CLASSES SOCIAIS, POIS AS EMPRESAS EM GERAL FORAM NACIONALIZADAS OU ESTATIZADAS

URSS Sovcoses: fazendas estatais em que o camponês torna-se um assalariado do Estado (minoria). Colcoses: cooperativas de produção, onde o camponês recebe pequena parcela de terra, que ele pode explorar para si. DEU ERRADO!!! Ênfase na produção industrial militar e aeroespacial, criou prejuízo nos setores civis.

Guerra Fria: Conflito ideológico militar entre EUA - capitalismo e URSS - socialismo. Ordem da Guerra Fria: mundo bipolar Nova Ordem Mundial: multipolaridade dos blocos econômicos.

Otan x Pacto de Varsóvia A Otan, aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos, foi constituída em 1949 como resposta ao bloqueio da cidade de Berlim, implementado em 1948 por Stálin. Para fazer frente à Otan, a extinta União Soviética constituiu o Pacto de Varsóvia, a aliança militar oriental sob sua liderança.

Crise econômica (Fim do socialismo) As economias nacionais tornam-se interdependentes, e as fronteiras são muito menos efetivas porque os fluxos já não são apenas de mercadorias físicas, mas cada vez mais de capitais que se deslocam pelas redes de comunicações. Aspectos da crise russa: -a instabilidade política que não favorece os investimentos de capital; -o fim das antigas garantias sociais e o crescimento da inflação, levando ao desemprego e ao agravamento da pobreza - a ausência de controle estatal, que leva ao aumento da economia informal, a problemas de abastecimento e à proliferação do crime organizado, aumentando a insegurança da população - o controle precário do arsenal nuclear, constituindo uma ameaça geopolítica Após a decadência do socialismo e o fim da URSS, os países do leste europeu só possuíam uma alternativa que era adotar a economia de mercado( capitalismo).

Rússia Principal Vegetação: Floresta de Taiga; seu aproveitamento é na indústria de papel e celulose. Cerca de 25% do território russo está situado na zona polar, o que cria sérios problemas de ocupação de espaço. O sudoeste da Rússia e as repúblicas situadas nas proximidades dos mares Negro, Cáspio e Aral apresentam climas semi-áridos.

Regiões Separatistas: Chechênia, na região do Cáucaso, sendo uma das áreas de oposição aos russos, os quais já conquistaram várias cidades e enfrentam a resistência de guerrilheiros abrigados nas montanhas. Muitos dos problemas políticos vividos hoje nas ex-repúblicas soviéticas decorrem da política de expansão das populações, a consequência política que pode ser identificada é o ressentimento contra as minorias russas

Chechênia Importância: Áreas de produção e transporte de petróleo e gás das importantes jazidas da região; posição geográfica estratégica entre o "mundo-russo" e o Oriente Médio; implicações geopolíticas da religião islâmica.

CEI (Comunidade dos Estados Independentes) Países se reagrupam em torno da Rússia, que ainda mantém a liderança econômica e geopolítica sobre a região, mesmo com o fim da Guerra Fria.

Iugoslávia A - Eslovênia; B - Croácia; C - Bósnia; D -Iugoslávia formada pelas repúblicas da Sérvia e Montenegro e territórios autônomos de Kosovo e Voivodina.

Por que a Iugoslávia se fragmentou Por que a Iugoslávia se fragmentou? Território marcado por grande diversidade étnico-religiosa, unificado pela força do seu líder, o marechal Tito. Com sua morte, as disputas pelo poder se agravaram. Associando-se às crises econômicas, o resultado foi a fragmentação de território. Importância desses países: A Península Balcânica forma um conjunto de países de importância secundária por seus aspectos naturais e socioeconômicos, haja visto a lentidão da intervenção européia na guerra da Bósnia.

Bósnia Convivência historicamente difícil entre muçulmanos bósnios, ortodoxos sérvios e católicos croatas e eslovênios Rivalidades étnicas, religiosas, históricas, culturais e territoriais entre os povos da antiga Iugoslávia.