Estrutura Interna da Terra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
A Dinâmica da Crosta Terrestre
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
A EVOLUÇÃO TERRESTRE E SUAS ERAS GEOLOGICAS
As formas de relevo Prof. Neno
Sistema Terra – Dinâmica da Litosfera
Colégio Marista Patos de Minas
A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
RELEVO.
Introdução aos Materiais de Engenharia
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
BRASIL:CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO NATURAL
MINERAIS E ROCHAS.
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
Estrutura Geológica e Relevo
Estrutura Geológica e geológica
- A litosfera - Constituição - Caracterização - Utilização
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Uso do subsolo- recursos minerais orgânicos e inorgânicos
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
Professora: Emanuelle Grace
Professora Fernanda Landim
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Estrutura Interna da Terra
Da superfície ao centro da Terra
Prof. Márcia. CAMADAS DA TERRA  1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida.  2. Crosta terrestre: camada mais.
Relevo e estrutura geológica
Rochas.
Trabalho realizado por: Catarina Silvestre Nº2 Inês Santos Nº7 Inês Nunes Nº9 Catarina Silvestre Nº2.
Estruturas Geológicas
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Capítulo 7 – Estrutura geológica
As plataformas ou crátons correspondem aos
O que é Relevo? Professor Jefferson.
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Relembrando a litosfera
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Geologia: Evolução da Terra e Fenômenos Geológicos
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Centro de Ensino Superior do Amapá
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 05.
Conheces o ciclo das rochas?
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Capítulo 11: Minerais e Rochas: panorama mundial
Geografia Luan, Samuel e Anderson Turma:201.  Os estudos sobre as camadas geológicas da terra são fundados a partir de perfurações da costa terrestre,
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
ESTRUTURA GEOLÓGICA A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Solos e Rochas.
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Estrutura geológica – o conjunto de diferentes rochas de um lugar e os vários processos geológicos sofridos por elas dão aos terrenos desse lugar uma.
Características Gerais
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Integrado em.
ESTRUTURA GEOLÓGICA A Geologia e a geomorfologia reconhecem três domínios estruturas ou macroformas estruturais do relevo terrestre: os crátons ou áreas.
Dinâmica Geológica e formas da Litosfera
Deriva Continental Prof.: Alexandre Lima. A Formação da Terra resulta do resfriamento do magma.
Estrutura geológica no Brasil
TIPOS DE ROCHAS.
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA. As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes.
Transcrição da apresentação:

Estrutura Interna da Terra Professor: João Cláudio Alcantara dos Santos

Apesar das datações auxiliarem no entendimento da geosfera, as limitações ainda são expressivas a maior perfuração conseguiu atingir 13 km, sendo que a profundidade do planeta e de 6.000km.

A estrutura da Terra está dividida da seguinte forma: Litosfera: parte superficial da crosta terrestre, onde encontram as jazidas de minerais exploradas pelo homem. É dividida em sial (crosta continental) e sima (crosta oceânica). Manto: existem o manto superior e inferior- estende-se desde 30 km de profundidade até aproximadamente 3000 km. No manto ocorrem as correntes de convecção responsáveis pela movimentação das placas tectônicas. Núcleo: com cerca de 12000 km de profundidade é dividido em externo e interna- a parte externa é liquida e a interna sólida composta por ferro e niquel. Essa composição junto ao movimento de rotação formam o campo magnetico da Terra.

Rochas, minerais e estruturas geológicas Minerais: elementos ou compostos químicos de composição definida, arranjo próprio, cristalizados e formados naturalmente por processos geológicos inorgânicos. Dentre as suas propriedades enquadra-se: cor, brilho, densidade, dureza, magnetismo dentre outros.

Rochas: podem ser entendidas como um agregados de minerais Rochas: podem ser entendidas como um agregados de minerais. Existem três tipos de rochas: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.

Rochas magmáticas ou ígneas: são originadas do resfriamento e cristalização do magma. Intrusivas: quando o resfriamento ocorre no interior da crosta. Ex: granito Extrusivas: quando o resfriamento ocorre no exterior da crosta. Ex: basalto

Rochas Metamórficas: são formadas por transformações físicas / químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à humidade da terra. São o produto da transformação/ciclo de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde às condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Ex: marmore, quartzo.

Rochas sedimentares: rochas formadas pelos agentes do intemperismo (calor, vento, chuvas, organismos) que se depositam em depressões e planícies. Provem de rochas pré-existentes. EX: arenito, calcário.

Estruturas Geológicas A idade de formação da crosta, os tipos de rochas e a dinâmica tectônica definem o tipo de estrutura em um local da crosta. Escudos cristalinos ou maciços antigos: dobramentos mais antigos, formados na era Pré-Cambriana. (rochas magmáticas), ricos em metais. Bacias sedimentares: correspondem a áreas de acúmulos de sedimentos. Suas origens podem ser paleozoica, mesozoica ou cenozoica, as bacias podem apresentam planícies, planaltos com coberturas sedimentar. Dobramentos modernos: correspondem as cadeias montanhosas que se formaram no período Terciário da Era Cenozoica, a partir de movimentos tectônicos. Ex: Andes Alpes.

Recursos minerais orgânicos e inorgânicos Os recursos minerais são fundamentais para a sociedade, na medida em que subsidia o desenvolvimento tecnológico .Orgânicos: designam o petróleo, o carvão, gás natural, derivam da decomposição, no tempo geológico, de animais e vegetais. Inorgânicos: designam o outro, a prata, o estanho, níquel, que se originam da consolidação do magma.

Jazidas mundiais minerais (Ferro) O ferro tem larga aplicação mundial, como na construção civil, indústria automotiva e eletrodomésticos e siderúrgicas. Até 1970, os paises europeus eram os grande produtores, a partir de então transformaram em importadores. Os grandes centros de produção atual são: China, Brasil, Austrália e Índia.

Estanho O estanho proveniente da cassiterita, mineral também abundante no Brasil. Está associado a produção de chapas de aço e ligas metálicas, muito utilizada na fabricação de latas de alimentos e bebidas.

Manganês O manganês é um mineral considerado estratégico na economia mundial devido ao seu amplo uso industrial e comercial. Possui desigual distribuição geográfica, 7 países juntos correspondem a 98% dos depósitos mundiais. É muito utilizado na junção de ligas de alumínio e no mercado de pilhas.