Aula Prática If669 – Introdução à Programação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Advertisements

Desenvolvimento de aplicativos Orientados a Objetos: Definição e Características THIAGO IDEALI.
Modificadores Marco Antonio. Introdução Em todas as linguagens de programação o acesso a classes/métodos deve seguir algumas regras.
Modelagem Orientada a Objetos
1 Orientação a Objetos: Herança Alcides Calsavara.
Iniciação ao Java – Márcio F. Campos
Refatorações Experiência é aquela coisa maravilhosa que permite que você reconheça um erro tão logo o cometa novamente F.P. Jones.
Laboratório de Java Herança e Agregação (Lab II) Prof. Guido Araújo.
Template Method Intenção: definir o esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando (delegando) a definição de alguns passos desse algoritmo para.
Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos
Linguagem de Programação II
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Classes e objetos Modelagem
Herança e Polimorfismo
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Aula prática 12 Listas Encadeadas
Introdução a programação (if669cc)
PLC – Introdução a POO Java
Linguagens de Programação
Conceitos básicos de orientação a objetos
Programação Orientada à Objetos
if669 - Introdução à Programação
Diagramas de classes rational rose. introdução interação classes atributos, operações associações associação, agregação, composição, generalização, dependência.
Paulo Borba Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco
Programação Orientada à Objetos
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Membro Static.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 4
Orientação a Objetos Parte II
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669). Verificação Dinâmica de Tipos Métodos de superclasses e subclasses: Uso de métodos de subclasses quando se é.
Aula prática 14 Orientação a Objetos – C++ Parte 2
Projeto Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Análise Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Programação Orientada à Objetos
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Orientação a Objetos usando Java
Java Kickstart, day 2 Semelhanças com linguagem C.
Classes Abstratas P. O. O. Prof. Ângela e Grace.
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Construtor é bloco declarado que é chamado no momento em que o Objeto é criado (instanciado). Todas as classes.
Introdução a Banco de Dados
POO II JEAN CARLO MENDES
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669). Roteiro 1.Polimorfismo 2.Superclasses Abstratas 3.Dúvidas 4.Exercício.
Herança e Polimorfismos
Herança e Arquitetura em camadas
Generalização e herança Agregação e composição
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Programação II Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Paradigmas de Programação –Aula 7 Lab 2 Professores: Eduardo Mantovani Fábio Paula Santos.
Herança Modelagem e Programação Orientada a Objetos
Programação II Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Bruno Inojosa MCP .NET Framework
Linguagem II Classes Abstratas Interfaces. Davi Pires Revisão Reuso de código Superclasses e subclasses Composição vs. Herança Construtores.
Herança.
Programação Orientada a Objetos Uma breve introdução GX Aula01 1.
Classes abstratas São classes das quais não se pode instanciar objetos. São classes das quais não se pode instanciar objetos. Seu objetivo é ser herdada.
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Módulo II Capítulo 1: Orientação a Objetos
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Herança. É o compartilhamento de características entre classes com base em um relacionamento hierárquico. – Possibilita a derivação de tipos mais específicos.
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Herança Possibilita a uma classe usar campos ou métodos definidos em outra classe. Assim a classe pai possui.
Aula 04 – Analise de Sistemas Profª Rita de Cassia Gaieski
Engenharia de Software Orientada a Objetos Professor: Guilherme Timóteo Aula 3: – Modelagem de Classes (parte 2)
1. 2 Programação Orientada a Objetos II Prof. Maurício Rodrigues de Morais
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
Herança em Java Curso: Informática Disciplina: Programação Orientada a Objetos Prof. Abrahão Lopes
Herança e Polimorfismo Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Prof. Tiago Massoni (Slides Originais) Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de Informática,
Jean Carlo mendes
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Transcrição da apresentação:

Aula Prática If669 – Introdução à Programação

Herança O que é herança Para que usar? Como usar?

Herança O que é Herança? Suponha que temos uma classe Carro que possui atributos e métodos de um carro comum Imagine agora que surge um carro igual ao primeiro, porém agora com mais funcionalidades  Devemos criar uma classe Carro com os mesmos atributos e métodos da primeira e adicionar os novos

Herança Subclasses e Superclasses Subclasse extends Superclasse As subclasses tem comportamento igual ao da superclasse, ou seja, atributos do tipo da superclasse podem referenciar objetos do tipo das subclasses. O contrário é válido? Objetos das subclasses podem ser usados no lugar de objetos da superclasse? Uso do super para acessar a superclasse

Herança Vantagens Reutilizar o código Extensível Economiza tempo Evita erros Extensível Operações na superclasse podem ser redefinidas

Herança Restrições Usar métodos Get/Set para acessar atributos da superclasse. Será que é possível acessar os atributos diretamente? A subclasse pode chamar um construtor default apenas se a superclasse possuir um. 

Herança Dúvidas?

Exercícios Crie um sistema de gerenciamento para uma padaria. Seu sistema deverá armazenar os produtos em um array, ter os métodos, vender e produzir, além de poder vender os seguintes produtos: Não esqueça de criar métodos para visualizar a movimentação da padaria. Pão Atributos: Preço Data de Fabricação Peso Tipo   Bolo Atributos: Preço Data de Fabricação Data de Validade Peso Sabor Frios Atributos: Preço Data de Validade Peso Tipo  

Exercícios Agora imagine que essa padaria ampliou seus negócios e agora entrega salgadinhos para festas. Faça uma nova classe para gerenciar essa padaria, sabendo que além de vender os salgadinhos na sua filial agora ela possui o método entrega que recebe o endereço do local, a quantidade e o tipo dos salgadinhos e cobra um frete de 5% sobre o preço total. Não se esqueça de criar métodos para visualizar as compras, e um para visualizar as entregas.