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Introdução a Banco de Dados

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Apresentação em tema: "Introdução a Banco de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Banco de Dados
Ferramentas Computacionais FACIN/PUCRS

2 O que é um Banco de Dados (BD)?
A informação pode ser classificada, pesquisada e atualizada. Mais de uma informação pode ser organizada em um conjunto. Banco de Dados (BD) é o nome mais comum para um conjunto de informações organizadas (ou estruturadas). A organização do BD deve possibilitar a recuperação de informação de acordo com diferentes necessidades e não sofrer alterações ao longo do tempo. A organização deve ser baseada em um modelo pré-definido e que facilite a compreensão da estrutura dos dados (modelo de dados). Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

3 Como planejar um Banco de Dados?
Perguntas Norteadoras... Quais dados eu desejo armazenar, e qual é a melhor maneira de organizá-los? Isso determina as tabelas que você precisará. Quais as ações de entrada de dados? Isso determina os formulários de que você precisará. Quais informações eu quero saber? Essa resposta indica que relatórios e consultas você desejará. Material da professora Beatriz Franciosi, baseado em Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

4 ? ? ? Exemplo de Planejamento de BD
Pensando alto... E se eu quiser organizar minha biblioteca pessoal... Quais dados eu desejo armazenar, e qual é a melhor maneira de organizá-los? Isso determina as tabelas que você precisará. Quais as ações de entrada de dados? Isso determina os formulários de que você precisará. Quais informações eu quero saber? Essa resposta indica que relatórios e consultas você desejará. ? ? ?

5 Modelo de Entidade e Relacionamento
Conceitos Principais entidades atributos relacionamentos restrições sobre relacionamentos visão estática e estrutural dos dados Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

6 Modelo de Entidade e Relacionamento
Entidades representam pessoas ou objetos que existem no mundo real, e sobre as quais queremos guardar informações exemplos: funcionário, obra, máquina, aluno representação: nome da entidade Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

7 Modelo de Entidade e Relacionamento
Atributos representam características ou informações das entidades ou dos relacionamentos exemplos para entidades: funcionário: nome, matrícula, data de admissão, número da carteira profissional obra: responsável, data de início, custo previsto máquina: material, tipo, responsável, custo aluno: nome, matrícula, curso, situação Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

8 Modelo de Entidade e Relacionamento
Relacionamentos fato ou acontecimento que liga dois objetos do mundo real (ou duas entidades do modelo) representação: nome Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

9 Modelo de Entidade e Relacionamento
Diagrama (utilizado para) Interagir com o usuário Definir depósitos permanentes de dados Focalizar relacionamentos entre entidades, tabelas ou arquivos Cliente Compra Livro Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

10 Modelo de Entidade e Relacionamento
Exemplos Trata Médico Paciente Cobra Curso possui Professor ministra Disciplinas Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

11 Planejando meu BD Voltando ao minha biblioteca... E se eu quiser organizar os empréstimos que faço dos meus livros? O que terei mais que armazenar? Quais dados eu desejo armazenar, e qual é a melhor maneira de organizá-los? Isso determina as tabelas que você precisará. Quais as ações de entrada de dados? Isso determina os formulários de que você precisará. Quais informações eu quero saber? Essa resposta indica que relatórios e consultas você desejará. ? ? ?

12 Não esqueçam dos empréstimos
Planejando meu BD Voltando ao minha biblioteca... E quais são... As entidades necessárias? Os atributos necessários? Os relacionamentos necessários? E como fica o diagrama de entidade-relacionamento? Não esqueçam dos empréstimos ? ? ? ?

13 [Tabelas – Formulários – Relatórios– Consultas]
Sistemas Gerenciadores de BD Como funcionam? Em um sistema de gerenciamento de BD, como o Access, por exemplo, geralmente é possível armazenar informações (tabelas), realizar consultas e imprimir relatórios. E, através deles é possível criar formulários para a entrada de dados facilitando o preenchimento de tabelas. [Tabelas – Formulários – Relatórios– Consultas] Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

14 Sistemas Gerenciadores de BD
Como as partes se juntam? Embora você crie tabelas, relatórios, formulários e consultas em etapas separadas, elas estão todas relacionadas. As tabelas são a parte de todas as atividades, todos os outros objetos se referem aos dados da tabela: os relatórios resumem e organizam os dados da tabela; os formulários ajudam a inserir as informações na tabela; as consultas ajudam a localizar informações na tabela. Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

15 Tabelas Tecnicamente, você só precisa de uma tabela.
Mas quanto maior a quantidade de informação na tabela mais difícil será sua recuperação (ou localização). Se as informações forem armazenadas em mais de uma tabela então é necessário criar um relacionamento entre elas (modelo entidade relacionamento). Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

16 Tabelas Exemplo: Banco de Dados que registra pedidos de clientes.
(Tabelas deste BD) Clientes Tipos de Clientes Métodos de Entrega Vendedores Pedidos Produtos Detalhes do Pedido Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

17 Planejando meu BD Como seriam as tabelas da minha biblioteca? Que dados necessito para cada uma delas? ? ? Lembrem das entidades... ?

18 Tabelas Planejar as tabelas antes de criar o BD é importante.
É difícil mudar a estrutura de uma tabela depois que ela estiver preenchida com dados (mas não impossível). Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

19 Normalizando o BD Normalização dos dados torna as tabelas o mais eficientes e compactas possíveis, para eliminar a possibilidade de confusão e erro. Algumas regras determinam o modo como um BD deve armazenar suas tabelas. Estas são as regras de normalização de dados. Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

20 Normalizando o BD Evite informações repetidas
Suponha que você queira manter informações de contato sobre seus clientes juntamente com um registro de cada transação que eles efetuarem. Se você mantivesse tudo em uma tabela, teria que repetir o nome completo do cliente, o endereço e o número de telefone toda vez que incluísse uma nova transação. Também teria que mudar o endereço em cada registro de transação para esse cliente. Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

21 Normalizando o BD Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

22 Normalizando o BD Organizando a tabela...
Atribuir a cada cliente um número de código. Incluir o número de código em uma tabela contendo nomes e endereços. Usar número de código como um vínculo em uma tabela separada que contenha as transações. Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

23 Normalizando o BD Tabela de Clientes Tabela de Pedidos
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24 Normalizando o BD Evite dados redundantes
Suponha que você queira acompanhar quais funcionários freqüentam certas aulas de treinamento. Existem muitos funcionários e muitas aulas. Utilizando uma única tabela (tabela de Pessoal) organizada da seguinte forma: Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

25 Normalizando o BD Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

26 Normalizando o BD E se um funcionário tiver mais de uma aula? Você teria de incluir uma linha duplicada na tabela para relacioná-lo e depois teria o problema descrito anteriormente: vários registros com entradas de campo praticamente idênticas. E se o único funcionário que assistiu a uma determinada aula sair da empresa? Quando você excluir o registro desse funcionário, apagará também as informações sobre as horas de crédito da aula. Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

27 Normalizando o BD Organizando a tabela ...
Utilizar tabelas separadas para Funcionários, Aulas e Treinamento Realizado Tabela Funcionários Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

28 Normalizando o BD Tabela Aulas Tabela Treinamento
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29 Conclusões (1/2) Uma boa organização de tabela se resume a alguns princípios simples: Cada tabela deve ter um tema, por exemplo, Informações de Contato de Funcionários ou Transações do Cliente. NÃO tente incluir mais de um tema por tabela. Se você descobrir que poderá acabar repetindo dados em uma tabela no futuro, como armazenar o número de telefone do cliente em cada transação de compra, planeje inserir as informações que serão repetidas em sua própria tabela. Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

30 Conclusões (2/2) Se você quiser preservar uma lista de informações de referência (como os nomes e horas de crédito das aulas), coloque-as em sua própria tabela. Sempre que possível, use números de código, pois ajudarão a vincular as tabelas mais tarde e evitarão erros de digitação, que surgem com a entrada de longas seqüências de textos (como nomes) repetidas vezes. Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff

31 Planejando meu BD Vamos normalizar nossas tabelas da biblioteca? ? ? ?

32 Exercícios (1/2) Uma escola deseja guardar informações no seu BD sobre seus professores, as disciplinas que a escola ministra bem como a relação dos professores com as disciplinas no ano letivo. Elabore as tabelas necessárias para armazenar estas informações. Procure observar as regras de normalização. Coloque nas tabelas os campos que julgar necessários. ** tente fazer o modelo de Entidade-Relacionamento das mesmas ** Material das professoras Beatriz Franciosi, Miriam Sayão, Adriana Beiler e Elisa Boff


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