Otimização por Colônia de Formigas (ACO)

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Transcrição da apresentação:

Otimização por Colônia de Formigas (ACO) Inspiração Biológica Proposto por Dorigo e Gambardella em 1997 ACO (Ant Colony Optimization) Principal aplicação no PCV Programação do algoritmo

Inspiração Biológica Metaheurística baseada em uma população de formigas Relação com o comportamento na busca de alimento ou deslocamento. Muitas espécies de formigas são quase cegas A comunicação é através de feromônios (usado para criar caminhos – trilhas de formigas)

Ao caminhar, as formigas depositam no chão o feromônio, formando, uma trilha Através do olfato, as formigas escolhem, conforme a probabilidade, o caminho com maior feromônio Esta trilha auxilia a formiga a encontrar o alimento e a volta ao formigueiro, além de ajudar as outras formigas a encontrar o alimento

O experimento da ponte binária Experimento realizado por Denebourg et al., 1990, para estudar o comportamento forrageiro das formigas

As formigas convergem para um dos caminhos com igual probabilidade No início, as formigas são deixadas livres para escolher o caminho. Não há feromônio ainda As formigas convergem para um dos caminhos com igual probabilidade Devido a flutuações, uma das pontes terá mais feromônio e atrairá as formigas com maior probabilidade ou

Usando pontes de tamanhos diferentes, as formigas convergem para a ponte mais curta A ponte curta é percorrida em menos tempo, fazendo com que mais formigas atravessem ela. Logo, mais feromônio é depositado As formigas escolhem, com maior probabilidade a ponte mais curta (com mais feromônio)

Rota das formigas ao encontrarem um alimento

Formigas encontram um obstáculo

Rota final das formigas após um certo tempo

Método da Colônia de Formigas Formigas artificiais são heurísticas construtivas Soluções contruídas de forma probabilística utilizando duas informações A trilha de feromônios (artificial) – muda dinamicamente durante a execução do programa A informação heurística específica do problema a ser resolvido

Ant System Proposto por Marco Dorigo e colaboradores (DORIGO et al., 1991) O Ant System é o primeiro algoritmo que surgiu inspirado em colônia de formigas. Peculiaridades do ambiente das formigas utilizadas: –Ao tomar um caminho a formiga deixa no mesmo uma certa quantidade de feromônio; –Uma formiga escolhe determinado caminho de acordo com uma funçãoprobabilística envolvendo a distância deste caminhoe a quantidade de feromôniopresente neste; –As formigas lembramos pontos por onde já passaram e não retornam a estes pontos até que tenham chegado à fonte de alimento.

ACO aplicado ao PCV Matriz de distâncias Cidades do PCV

Cada formiga irá construir uma solução movendo-se de uma cidade para outra. No início, cada formiga é colocada em uma cidade diferente (ou colocada aleatoriamente)

Começando de uma cidade i, a formiga move-se escolhendo probabilisticamente a cidade vizinha j (entre os vizinhos factíveis)

Probabilidade de Transição A probabilidade da formiga k que está na cidade i de escolher a cidade j é dada pela regra onde: ij é o feromônio associado à aresta (i, j)  e  são parâmetros para determinar a influência do feromônio e da informação heurística Njk é a vizinhança factível da formiga k (isto é, o conjunto de cidades ainda não visitadas pela formiga k).

Informação heurística do PCV Associada a aresta (i, j) existe uma valor heurístico ij dado por ij = 1/dij que representa a atratividade da formiga visitar a cidade i depois de visitar a cidade j O valor ij é inversamente proporcinal a distância dij entre as cidades i e j A partir de uma cidade i, a escolha da cidade candidata j é feita de acordo com a probabilidade de transição, com idéia similar à escolha por roleta de algoritmos genéticos

Exemplo Considere o PCV dado abaixo pela matriz de distâncias,  =  =  = 0,5, e a matriz de feromônios iniciais: Encontre soluções para o PCV considerando a matriz de probabilidades. aco

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 4

Término da Primeira Iteração

Algoritmo Coloque cada formiga em uma cidade aleatória Para t = 1 até o número de iterações Para k = 1 até m (nº de formigas) Enquanto a formiga k não construir a viagem Sk Selecione a próxima cidade pela regra da probabilidade Fim Calcule a distância Lk da viagem Sk Se Lk < L* então S* = Sk, L* = Lk Atualize os feromônios Retornar S*

Atualização do Feromônio No feromônio ij associado a aresta (i, j) ocorrem dois eventos: 1. Evaporação evita que o feromônio acumulado cresça indefinidamente permite esquecer pobres decisões do passado de busca permite soluções diferentes 2. Depósito de feromônio de todas as formigas que passaram sobre (i, j)

Depois que todas as formigas contruíram suas viagens, o feromônio é atualizado ijk é a quantidade de feromônio que a formiga k deposita sobre a aresta (i, j): ijk = Q/Lk quando a aresta (i, j) pertence Sk ijk = 0 em caso contrário onde Q é uma constante { evaporação depósito onde 0 <   1 é a taxa de evaporação de feromônio

Critérios de parada Número máximo de iterações Estagnação ou convergência Situação na qual todas as formigas seguem sempre o mesmo percurso A estagnação é causado pelo excessivo crescimento de feromônio nas arestas de uma viagem sub-ótima

Estagnação Apesar da natureza estocástica do algoritmo, uma forte concentração de feromônio nas arestas força a formiga a fazer sempre o mesmo percurso Distribuição de feromônio no inicio da busca Distribuição de feromônio após 100 iterações

As formigas artificiais possuem movimentação discreta, sendo que seus movimentos consistem em origens e destinos discretos Existe, nas formigas artificiais, um estado interno ou memória, para que não haja sobreposição de movimentos O depósito de feromônio no mundo artificial ocorre com base na qualidade da solução encontrada, diferentemente do mundo real, onde formigas depositam feromônio sob demanda. Aproximação para o modelo computacional: formigas deixam o feromônio em cada arco visitado após chegar ao destino (na vida real as formigas deixam o feromônio

Resultados parciais em um PCV Solução encontrada Solução ótima

Adição da busca local HIBRIDIZAÇÃO