Balanço da energia e massa dos animais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GASTO ENERGÉTICO EM REPOUSO E DURANTE O EXERCÍCIO
Advertisements

PROFº DIÓGENES GANGHIS
DIGESTÃO E ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES
Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos.
Professor: José Queiroz
Fluxos de matéria e energia
TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS.
Conceitos básicos em Ecologia
São todas as características físicas e químicas de um ecossistema
Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
FISIOLOGIA DOS NUTRIENTES
RESPOSTA METABÓLICA NO
11:11 Formulação Matemática dos Processos Ambientais Parte 4: Balanço de calor em Estuários Carlos Ruberto Fragoso Júnior.
EQUAÇÕES Profª Martha.
TMA 01 Misturas Simples Diferenciação entre substâncias Puras e misturas simples Assume-se em geral que em misturas simples não existe reação Termodinamicamente.
Higiene e Segurança no Trabalho
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
A TERMORREGULAÇÃO.
Utilização dos materiais que chegam às células
DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL DEPRODUÇÃO DE UM RECURSO HÍDRICO Para determinar o potencial de produção de um recurso hídrico é preciso conhecer: 1 o ) a vazão.
Termodinâmica Sistema e Vizinhança
Calor e TEMPERATURA.
REACÇÕES QUÍMICAS E BALANÇOS ENERGÉTICOS
Matemática e Hábitos Saudáveis
Departamento de Biologia Disciplina: Físico-Química
Aula 8 Lays Omena - Química.
Face às variações do meio externo, de que modo é que os seres vivos podem manter em equilíbrio o seu meio interno? Trabalho realizado por: Luís Martins.
RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
CNE Ecologia de Ecossistemas
Física Termologia - Calorimetria Ilan Rodrigues.
M ODULO VI – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero.
ECOSSISTEMAS Interação entre fatores bióticos e abióticos
CALORIMETRIA “Em um sistema isolado, as trocas de calor obedecem ao principio de conservação da energia.” “Calor – energia térmica em trânsito, que flui.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
CALORIMETRIA.
CALOR SENSÍVEL  Usado quando há mudança de temperatura  Q = m.c. 
Adaptações ao Ambiente Físico
VERIFIQUE QUAL É A FAIXA DE PESO IDEAL PARA VOCÊ
RESÍDUOS SÓLIDOS DECOMPOSIÇÃO BIOLOGICA
TEGUMENTO DOS VERTEBRADOS
Densidade ou massa volúmica de uma substância
CALORIMETRIA CALOR SENSÍVEL CALOR LATENTE
Organismos e Condições Ambientais
Alimentação e Sistema Digestivo
Necessidades Energéticas
FÍSICA.
Termoquímica Alunos: Jonas Henrique dos Santos
TROCAS DE CALOR E O CALORÍMETRO
1. Um calorímetro contém 200ml de água, e o conjunto está à temperatura de 20°C. Ao ser juntado ao calorímetro 125g de uma liga a 130°C, verificamos que.
Prof. Christian de Pinho Ramos
Calorimetria É a parte da Termologia que estuda a quantidade de calor recebida ou perdida por um corpo.
Balanço energético no organismo
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
Alyson Oliveira Vanessa Cortez 15787
Segurança e Higiene no Trabalho
Termoquímica Professor: Élcio Rogério Barrak
The Challenge of Integrative Physiology D. Noble and C.A.R. Boyd The word “Physiology” written in Chinese characters consists of three characterers: life,
O tegumento dos animais
Utilização dos materiais que chegam às células
O estudo da Energia Térmica Prof.: Bruno Felix
O QUE É METABOLISMO? Toda e qualquer reação química no organismo que gaste energia para produzir ou modificar moléculas. O metabolismo energético, que.
Obesidade e UCP Leonardo Marques da Fonseca. Obesidade Acúmulo excessivo ou anormal de gordura que apresenta risco à saúde. BMI ≥ 30 (OMS, 2011)
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
TERMOLOGIA Professor John Disciplina Física.
Metabolismo da Nutrição
Metabolismo animal.
Metabolismo energético
Transcrição da apresentação:

Balanço da energia e massa dos animais

Introdução Animais homeotérmicos – São os animais que, quando expostos a um ambiente com temperatura variável, são capazes de manter a sua temperatura entre limites estreitos. Animais poiquilotérmicos – São os animais que, quando expostos a um ambiente com temperatura variável, a sua temperatura corporal segue aproximadamente a temperatura ambiental. Animais endotérmicos – São os animais que geram o seu próprio calor, através do metabolismo. Animais ectotérmicos – São os animais que dependem de fontes de calor ambientais para atingirem a sua temperatura corporal. Metabolismo – Em sentido lato, é a soma de todas as reacções químicas que ocorrem num organismo.

Introdução (cont.) Taxa metabólica basal (BMR) – é a taxa estável de energia do metabolismo medida em mamíferos e pássaros em repouso, com stress ambiental mínimo e após a digestão ter parado temporariamente, devido a jejum. Taxa metabólica padrão (SMR) – É a energia do metabolismo dum animal medida em repouso, em jejum e a dada temperatura. Taxa metabólica de campo (FMR) – É a taxa média de utilização de energia metabólica quando um animal se encontra nas suas actividades normais (i.e., desde o repouso à actividade mais extrema). Vias metabólicas Vias anabólicas (e.g., reparação , regeneração. crescimento) Vias catabólicas (e.g., ATP. glucose, lactose)

Energia metabolizável Introdução (cont.) Produção (tecido novo, acumulação de gordura, etc.) Custos de digestão e síntese Metabolismo basal ou metabolismo padrão Custos de actividade (locomoção, comunicação, etc.) Calor Energia química absorvida Energia metabolizável Energia química ingerida Perdas fecais Perdas na urina, secreções, cabelo, etc.

Balanço energético

Balanço energético (cont.) Um dos métodos para a determinação da produção de calor consiste em fazer o balanço da energia. Assim, os animais são colocados numa câmara ambiental a temperatura e humidade controladas, fazendo-se o balanço da energia de acordo com a fórmula seguinte: M = EB ingerida – (EB excretada + EB retida no corpo) = EM –EB retida onde EB é a energia bruta e EM é a energia metabolizável.

Balanço energético (cont.) 

Balanço hídrico

Problemas Problema 1 Numa experiência de curta duração, um galo de 2, 67 kg de peso corporal foi alimentado por uma ração contendo 13,054 MJ de energia metabolizável (EM) por quilograma de ração. O galo ingeriu 155 g de ração por dia e aumentou de peso 63 gramas por dia, sendo a energia bruta 9,79 MJ por kg de carcaça. Calcule a quantidade de água perdida por evaporação pelo animal durante um dia. Considere que a temperatura do animal no início e no fim da experiência é igual, que o animal perde 0,45 MJ / dia nas trocas radiantes, e que as perdas de calor sensível e de calor por condução para o substrato são 0,60 MJ / dia e 0,15 MJ / dia, respectivamente .

Problemas (cont.) Problema 2 Um lagarto com 100 g de peso corporal foi colocado ao sol, sendo a sua temperatura média inicial de 20 ºC. Os ganhos médios por radiação são 200 W m-2, e as perdas médias por evaporação da água, advecção e condução totalizam 100 W m-2. Determine a taxa de aumento da temperatura do lagarto sabendo que a sua área corporal é de 200 cm2 e o calor metabólico produzido é 0,04 W.

Calorímetro de Lavoisier

Problemas (cont.) Problema 3 Uma cobaia fêmea adulta foi colocada num calorímetro de Lavoisier (ver figura abaixo), tendo derretido 250 g de gelo e libertado, pela respiração e transpiração, 30 g de água durante um dia. Calcule: a. Qual a quantidade de calor metabólico produzido pela cobaia? b. Se a cobaia começar a mover-se, aumenta ou diminui a produção água a partir do gelo? c. Para uma cobaia do mesmo tamanho, mas mais velha a produção água a partir do gelo é maior ou menor? d. Se a cobaia fosse gestante, embora com o mesmo peso, o que aconteceria ao seu metabolismo?