Conforto e as Variáveis Ambientais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I d - Formações vegetais
Advertisements

Os fenômenos atmosféricos
Revisão para os alunos 2º E.M C
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
O MÉTODO CIENTÍFICO O que você acha disso?
Estudo da insolação e o projeto das proteções solares
CLIMA Fatores climáticos Elementos do clima Tipos de clima
Estudo da insolação e o projeto das proteções solares
Clima Urbano PUC.Goiás.ARQ António Manuel Corado Pombo Fernandes
AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.
TEMPO E CLIMA.
TEMPO E CLIMA.
A Minhoca e o Escaravelho
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.
Trabalho elaborado por: Cláudia Santos nº6 Raquel Castro nº15
UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen. UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen.
Bloco de salas de aula, bloco “F”, área 3
AS QUATRO VELAS.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
BIOCLIMATOLOGIA E RECURSOS BIOCLIMÁTICOS
Estudo da insolação e o projeto das proteções solares
CONFORTO TÉRMICO PUC.Goiás Departamento de Artes e Arquitetura
CONFORTO TÉRMICO na Arquitetura e no Urbanismo
RECURSOS BIOCLIMÁTICOS
Estudo da insolação e o projeto das proteções solares
Estudo da insolação e o projeto das proteções solares
As Estações do Ano.
BEM VINDO À ERA DAS COMUNICACÕES SEM LIMITES! a …rrring a.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
a primeira árvore disse:
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Óptica Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lâmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossível.
CONFORTO TÉRMICO COMPORTAMENTO HIGRO-TÉRMICO DO CORPO HUMANO
Clica para continuar.
Ah! Se ao menos me fosse dado ser nada!”
,     .     Letícia Aquele que está esperando uma resposta de Deus deve aprender a olhar com mais insistência para dentro do próprio coração.  A cada manhã.
Elementos do Clima.
AS QUATRO VELAS.
QSH (Benomy, 2011) Questionário de suscetibilidade hipnótica Instruções Você vai receber 10 exercícios através dos quais vai poder obter resultados sobre.
Apresentação oral Como fazer uma boa apresentação ?
Experiências das Três Leis de Newton
A XÍCARA.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Dicas para Apresentações
Propagação(transmissão) do calor
Temperatura Pressão Ventos Umidade Precipitação
Aprendi Clique.
DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO
Questionamentos iniciais:
BIOCLIMATOLOGIA E RECURSOS BIOCLIMÁTICOS
BEM VINDOS À ERA DAS COMUNICACÕES SEM LIMITES! a …rrring a.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Sustentabilidade na Terra
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
Incentivar o educando a criar um desenho, explorando suas habilidade artística utilizando as ferramentas do Paint. Levar o educando a escrever uma frase.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
ENTENDENDO A PROPAGANDA A propaganda nada mais é do que o ato de propagar, anunciar, promover certo produto, marca ou cliente para o consumidor final.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS
BIOCLIMATOLOGIA E RECURSOS BIOCLIMÁTICOS
As Fontes de Energia Olá! Eu sou o Éolo e vou estar aqui contigo para te falar sobre as diferentes fontes de energia que existem no nosso planeta.
Língua Portuguesa Eu chamo-me Verão Interpretação do Texto
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
Economia de Energia PET Elétrica - UFJF. O que é energia? Tudo que existe no universo é uma forma de energia!
Fato Real Esse fato aconteceu comigo,em fevereiro de 2.008, nesse dia tive uma crise forte de labirintite, que pensei que seria o meu fim.
CONFORTO TÉRMICO na arquitetura e urbanismo António Manuel Corado Pombo Fernandes envidraçados 1) Sombra vegetal 2) Quebra-sol 1 2.
Transcrição da apresentação:

Conforto e as Variáveis Ambientais PUC.Goiás – Escola Edgar A. Graeff Arquitetura e Urbanismo Conforto e as Variáveis Ambientais Uma idéia de conforto, um conceito de conforto térmico e as variáveis ambientais Arq. Prof. António Manuel Corado Pombo Fernandes

O que poderia ilustrar a idéia de conforto? Talvez isto? CONFORTO TÉRMICO NA ARQUITETURA E NO URBANISMO O que poderia ilustrar a idéia de conforto? Talvez isto?  “Uma tempestade em aproximação rápida, chuva forte e nenhum lugar para se abrigar. Após dez minutos a roupa está encharcada, os sapatos cantam ao andar. Um vento fresco se soma e aumenta a sensação de frio. Então é confortável chegar a um quarto quente. Colocar roupas secas, aquecer-se junto a uma lareira e beber chá quente. Não estar mais exposto, agora sentir-se bem. O desagradável pôde ser substituído pelo agradável. É isto, para a maioria das pessoas, o significado de conforto.” Wolfgang Marshall: Komfort: athnologische Splitter aus Asien. Werk, Bauen + Wohnen 3, pp. 42-47 (2003), citação à p. 23 do livro: A idéia de conforto, reflexões sobre o ambiente construído, de Aloísio Leoni Schmid. Curitiba: Pacto Ambiental, 2005. (disponível no NDD) Arq. Prof. António Manuel Corado Pombo Fernandes

E uma idéia de conforto térmico? Que tal esta? CONFORTO TÉRMICO NA ARQUITETURA E NO URBANISMO E uma idéia de conforto térmico? Que tal esta? Ando apressado pela calçada. Está quente, o sol alto e escaldante, nenhuma sombra, nenhum vento. A testa úmida, um fio de suor escorre pelo peito... Uma praça, desapresso o passo. Uma árvore, frondosa sombra, um banco... Sento-me. Confortável, muito, muito agradável! Arq. Prof. António Manuel Corado Pombo Fernandes ...que tal este croqui, feito com o mouse, para ilustrar o texto?

Dez minutinhos, ok? Mãos à obra, coisa rápida, vapt-vupt, certo? CONFORTO TÉRMICO NA ARQUITETURA E NO URBANISMO Bem, agora uma pausa na minha fala e vcs vão trabalhar, ok? Cada um pegue uma folha de papel e escreva duas ou três linhas criando/descrevendo uma situação simples que dê uma versão sua da sensação de conforto ou desconforto térmico! Por favor, não compliquem, uma frase ou duas que toque no assunto, que dê a sua idéia sobre o assunto. Dez minutinhos, ok? Mãos à obra, coisa rápida, vapt-vupt, certo? Daqui a pouco vou “convocar” dois ou três de vcs pra ler pra nós seu recado, beleza? A aula continua depois! Arq. Prof. António Manuel Corado Pombo Fernandes

... temperatura! ... Temperatura do .... ... ar, certo? CONFORTO TÉRMICO NA ARQUITETURA E NO URBANISMO OK, então, vamos continuar! Apresentamos a idéia ou conceito de conforto térmico, vcs complementaram: quem não fez fica devendo para si mesmo! Acho que todos sabem que a sensação térmica é percebida pelo tato, pela pele, certo? Mas, o que influencia essa tal sensação térmica? Quais as variáveis? Obviamente que o próprio nome – térmica – nos indica a primeira e mais importante variável ambiental que nos faz sentir calor ou frio e que é a... ... temperatura! ... Temperatura do .... ... ar, certo? É essa, então, a primeira e principal variável: temperatura do ar! Arq. Prof. António Manuel Corado Pombo Fernandes

... Velocidade do ar! Certo? Uma segunda das variáveis. CONFORTO TÉRMICO NA ARQUITETURA E NO URBANISMO Mas não é a única: se vc estiver sentindo calor e se abanar com um leque, sua sensação de calor vai diminuir sem ter diminuido a temperatura do ar, vc concorda? Então... Qual a variável ambiental que mudou? Foi a ... ... Velocidade do ar! Certo? Uma segunda das variáveis. ... das variáveis? Mas há mais? Caramba, mais quantas? Vamos lá, paciência, sem ela vc não caminha com segurança, com aprendizagem efetiva! Qual seria a terceira? Ela também é uma característica do ar como as duas primeiras? ... sim! E qual será? Arq. Prof. António Manuel Corado Pombo Fernandes

... Umidade, certo? A umidade do ar! CONFORTO TÉRMICO NA ARQUITETURA E NO URBANISMO Vc já ouviu falar de clima seco e clima úmido, certo? Goiânia, p. ex., tem uma época seca (no meio do ano) e uma época úmida, época de chuvas, ok? Então... a terceira variável seria a... ... Umidade, certo? A umidade do ar! Com umidade mais elevada a sensação térmica de calor piora pois a pele perde menos calor por evaporação: o ar mais úmido dificulta a evaporação que resfria a pele e o corpo! Bem, agora falta só mais uma pois são 4 as variáveis ambientais que interferem na sensação térmica. Uma dica: é a única que nada tem a ver com o ar! Arq. Prof. António Manuel Corado Pombo Fernandes

... A radiação emitida pelas superfícies que olham para o corpo! CONFORTO TÉRMICO NA ARQUITETURA E NO URBANISMO Outra dica: vc sente calor, um certo mormaço, quando passa perto da frente de um carro (onde está o motor) que acabou de estacionar e ainda está bem quente; pois é, daí podemos deduzir a quarta e última variável... ... A radiação emitida pelas superfícies que olham para o corpo! A radiação constitui-se por ondas eletromagnéticas que carregam energia e quando atingem qualquer coisa, o seu corpo, uma parede, p. ex., se transformam em calor. Assim a Terra é aquecida pelo sol; assim uma lareira aquece as pessoas em climas frios! Aí estão as quatro variáveis ambientais que, em conjunto, determinam a sensação térmica que o corpo humano percebe! Arq. Prof. António Manuel Corado Pombo Fernandes

Temperatura do ar = termo (ou térmico, se ficar no final); CONFORTO TÉRMICO NA ARQUITETURA E NO URBANISMO Ora, então, a palavra térmico deveria ser, digamos assim, ampliada, afinal a sensação não depende apenas da temperatura! Vamos fazer uma brincadeira para nos ajudar a não esquecer disso? Vamos lá! Vamos construir uma palavra, na verdade um “palavrão”, ao juntar as 4 variáveis, em qualquer ordem; neste sentido vamos usar os seguintes termos para simplificar: Temperatura do ar = termo (ou térmico, se ficar no final); Umidade do ar = higro (prefixo grego, hidro é de água, certo?); Velocidade do ar = eólico (sinônimo de vento); Radiação = radia (apenas uma abreviatura). Em vez da folha de papel e o lápis vamos para o quadro esperando que um, dois ou três de vcs me deem combinatórias diferentes dos quatro termos anteriores, vamos lá! Arq. Prof. António Manuel Corado Pombo Fernandes