Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques dos Anjos Aula 30 Retificação Slides gentilmente cedidos pelo prof. Vitor, com adaptações minhas
Conceito de Retificação Processo de usinagem por abrasão, ou seja usinagem por atrito entre a ferramenta e a peça. Retificar é corrigir irregularidades
Conceito de Retificação
Objetivo da retificação O objetivo principal da retificação é dar um acabamento fino às peças. Reduzir rugosidades ou saliências e rebaixos de superfícies usinadas com máquinas-ferramenta, como furadeira, torno, plaina, fresadora; Dar à superfície da peça a “exatidão” de medidas, atendendo às tolerâncias requeridas; Retificar peças que tenham sido deformadas ligeiramente durante um processo de tratamento térmico
Tipo de retificadoras Retificadora plana Retificadora cilíndrica universal Retificadora sem centro (center less)
Retificadoras Planas Retifica superfícies paralelas, perpendiculares e inclinadas A peça é presa à mesa magnética Mesa desloca-se em movimento retilíneo O avanço é transversal à mesa O movimento de corte é longitudinal à mesa
Retificadoras Planas
Retificadoras Cilíndricas Universal Retifica superfícies cilíndricas externas e internas Retifica faceamento de eixos.
Retificadoras sem centro (center less) Usada em produção em série Rebolo de arraste conduz a peça (avanço) Inclinação do disco de arraste 3 a 5º
Rebolo – Princípio de Funcionamento Ferramenta de corte Superfície abrasiva Grãos óxidos de alumínio, carboneto de silício Minúsculos cavacos Ângulo de ataque negativo
Rebolo - Tipos
Rebolo - Elementos Abrasivo – material que compõe os grãos do rebolo. Granulação – tamanho dos grãos abrasivos Aglomerante – material que une os grãos abrasivos Grau de dureza – resistência do aglomerante Estrutura – porosidade do disco abrasivo.
Rugosidade O grau de irregularidades micrométricas na superfície da peça dependem principalmente da granolometria do rebolo, mas também são influenciadas pelas folgas dos elementos de transmissão, as vibrações e desbalanceamentos.