Facturação de Energia Reactiva PdE Carrapatelo Avaliação e aplicação do Despacho nº 7253/2010 e do RRD.

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Transcrição da apresentação:

Facturação de Energia Reactiva PdE Carrapatelo Avaliação e aplicação do Despacho nº 7253/2010 e do RRD

Direcção de Despacho e Condução 1 PdE Carrapatelo Caracterização da rede 60 kV ligada em configuração normal PdE Carrapatelo: 120,4 MW de limite de potência de injecção por parte do PE Areda/Montemuro ligado directamente ao barramento de 60 kV do injector. Valores de injecção deste PRE não entram para o efeitos de movimento de energia REN EDP neste PdE. Consumos (situação de ponta) na SE EDP D: 28 MW Após futura entrada em exploração da Ln 60 kV PC Cabril – Carrapatelo (REN): + 44,7 MW de PRE passarão a estar ligados ao PdE Carrapatelo. Linha Particular PRE MT: Total = 7,4 MW tg = 0,4 (120,4 MW)

Direcção de Despacho e Condução 2 PdE Carrapatelo – Facturação HFV : Não se tem registado facturação nos período HFV neste PdE, claramente influenciado pelo facto de os valores de injecção do PE Arada/Montemuro não estarem a ser contabilizados para efeitos de movimento de energia REN EDP neste PdE. Com a transferência dos PE do PC Cabril, será previsível a facturação de energia reactiva neste PdE. HV : Facturação todos os meses, atendendo a injecções sistemáticas por parte da BC na SE Marco de Canaveses. Verificam-se períodos esporádicos de injecção de energia reactiva por parte do PE Arada/Montemuro associados a consumo de energia activa. Este padrão de consumo entra para efeitos de movimento de energia REN EDP neste PdE.

Direcção de Despacho e Condução 3 PdE Bodiosa – Baterias de Condensadores (SE AT/MT)

Direcção de Despacho e Condução 4 PdE Carrapatelo – Automatismo. Limitações O automatismo disponível na subestação de Marco de Canaveses apenas possibilita a colocação em serviço ou fora de serviço do controlo de abertura automática e fecho do disjuntor de cabeceira, em horas previamente definidas localmente/directamente na BD da URTA (a BD tem essa informação estática e sempre igual).

Direcção de Despacho e Condução 5 PdE Carrapatelo – Perfil anual P (MWh) e Q (Mvarh) Avaliação anual de Janeiro a Dezembro de 2010.

Direcção de Despacho e Condução 6 PdE Carrapatelo – Facturação anual esperada HV: 4,96 HFV: 29,2 k nº 7253/2010 ( Aplicação DP nº 7253/2010 (Integração diária e tg φ 0,3 BC operacionais e gestão de 2010) HV: 4,96 HFV: 9,5 k nº 7253/2010 ( Aplicação DP nº 7253/2010 (Integração diária e tg φ 0,3 BC operacionais e implementação de função de automatismo de CHBC)

Direcção de Despacho e Condução 7 HV: 4,96 HFV: 6,6 k nº 7253/2010 ( Aplicação DP nº 7253/2010 (Integração diária e tg φ 0,3 BC operacionais, acrescento de uma BC de 3.4Mvar e gestão de 2010) HV: 4,96 HFV: 36,98 nº 7253/2010 Aplicação DP nº 7253/2010 (Integração diária e tg φ 0,3 BC operacionais, acrescento de uma BC de 3.4Mvar e implementação de função de automatismo de CHBC) PdE Carrapatelo – Facturação anual esperada (Mais uma BC 3,4 Mvar)

Direcção de Despacho e Condução 8 PdE Carrapatelo - Identificação de problemas nº 7253/2010, e com as BC actualmente disponíveis verificar-se-á um défice de cerca de 29.2 k anuais na Energia Reactiva em HFV produzida na Rede de Distribuição. o Apenas com a aplicação do DP nº 7253/2010, e com as BC actualmente disponíveis verificar-se-á um défice de cerca de 29.2 k anuais na Energia Reactiva em HFV produzida na Rede de Distribuição. o A limitação existente nos automatismos de controlo horário relativamente à adopção de dois períodos horários representa um défice de 20k anuais na Energia Reactiva em HFV produzida na Rede de Distribuição.

Direcção de Despacho e Condução 9 PdE Carrapatelo - Definição Horários BC Foram definidos Horários, considerando todas as BC operacionais, bem como a possibilidade de implementação de dois períodos horários na função de automatismo. Horários BC:

Direcção de Despacho e Condução 10 PdE Carrapatelo. Recomendações. o Implementação da função de automatismo de CHBC com dois períodos para a SE Marco de Canaveses, garantindo um controlo mais ajustado, particularmente aos sábados em que existem dois períodos distintos de HFV. o Dotar a SE Marco de Canaveses de Bateria de Condensadores no semi- barramento I e respectiva função de automatismo de CHBC. Instalando a função de automatismo de CHBC a factura irá reduzir 20K anuais, mas vai-se verificar durante vários meses que tg 0,3. Em ordem a manter tg φ 0,3 recomenda-se também a instalação de mais um escalão de BC de 3.4 Mvar no semi-barramento 1.

Direcção de Despacho e Condução 11 PdE Carrapatelo. Instalação de automatismo CHBC Perfil da tg φ na SE Marco Canaveses apenas aplicando Despacho nº 7253/2010. Perfil da tg φ na SE Marco Canaveses com automatismo CHBC.

Direcção de Despacho e Condução 12 PdE Carrapatelo. Instalação de Nova BC na SE Marco Canaveses Perfil da tg φ na SE Marco Canaveses considerando a instalação de um escalão de 3.4Mvar e sem automatismo CHBC Perfil da tg φ na SE Marco Canaveses considerando a instalação de um escalão de 3.4Mvar comautomatismo CHBC