EUCARISTIA (1ª PARTE).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
que tira o pecado do mundo
Advertisements

A Oração.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
RVA – Artigos: 32 e 33 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 29 Subsídio
ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS!.
ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS!.
Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
Eucaristia Igreja – Assembleia de Baptizados
A EUCARISTIA COMUNIDADES SÃO SEBASTIÃO E SÃO PEDRO
A EUCARISTIA O MISTÉRIO DA FÉ O MAIOR DOS MILAGRES.
Oração Eucarística IV Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida.
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
traz à Igreja novo vigor!
28/03/2010 CULTO DE CELEBRAÇÃO.
A CEIA.
IGREJA COM PROPÓSITO ETERNO
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Jesus chama os apóstolos...
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
CREIO NO ESPÍRITO SANTO
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
EUCARISTIA (2ª PARTE).
SACRAMENTO DO BATISMO (2ª PARTE)
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
Igreja-Mãe.
CELEBRAÇÃO DA RESSURREIÇÃO
Cristo Ressuscitou. Aleluia!!!.
A Presença Real de Jesus
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
Culto à Virgem Maria.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
Como orientar as Catequeses da Fé?
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA RESSURREIÇÃO I
INSTRUÇÕES BÍBLICAS “EM MEMORIA DE MIM”.
DIOCESE DE GUARULHOS Paróquia Santa Luzia
Paróquia São Pedro e São Paulo – Telêmaco Borba
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Sacrosanctum Concilium
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
IGREJAS EM CHAMAS PARA REAVIVAMENTO A GRANDE NECESSIDADE DA IGREJA HOJE É DE UM REAVIVAMENTO DA PRIMITIVA PIEDADE CRISTÃ.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
Sacerdócio e Eucaristia estão intimamente ligados.
Pentecostes Vem Espírito Santo.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo
BATISMO CEIA.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
ESTUDO DOS SACRAMENTOS
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
ECCLESIA DE EUCHARISTIA- JOÃO PAULO II
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
Papa Bento XVI “Sacramentum Veritatis” Da relação entre a Eucaristia e os restantes dos sacramentos juntamente com o significado escatológico.
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA MISSÃO
Transcrição da apresentação:

EUCARISTIA (1ª PARTE)

EUCARISTIA – PÃO PARA A VIDA DO MUNDO EUCARISTIA: FONTE E ÁPICE   Para iniciarmos nossa reflexão sobre este sacramento que é fonte e ápice dos outros vamos pegar o texto de: 1Cor 11,23-27. A Eucaristia é fonte é ápice de toda vida cristã o que quer dizer FONTE (De onde nasce, de onde brota) e ÁPICE (Ponto alto, clímax, Cume).

Ao afirmar que é fonte e ápice, o Concílio Vaticano II evidencia a existência de atividades cristãs e eclesiais que antecedem e que seguem a celebração eucarística.

Nascido da água e do Espírito Santo (cf Nascido da água e do Espírito Santo (cf. Jo 3,5), o cristão tem necessidade de ser continuamente alimentado. A fé, a esperança e a caridade, virtudes conferidas pelo batismo, mais do que “forças” (vitus) identificam a presença do Espírito, o mesmo que transforma o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Jesus, entregues em alimento para a vida do mundo.

“Se verdadeiramente a Eucaristia é fonte e ápice da vida e da missão da Igreja, temos de concluir antes de mais que o caminho de iniciação cristã tem como ponto de referência tornar possível o acesso a tal sacramento. A propósito, devemos interrogar-nos — como sugeriram os padres sinodais — se as nossas comunidades cristãs têm suficiente noção do vínculo estreito que há entre Batismo, Confirmação e Eucaristia; de fato, é preciso não esquecer jamais que somos batizados e crismados em ordem à Eucaristia

. Este dado implica o compromisso de favorecer na ação pastoral uma compreensão mais unitária do percurso de iniciação cristã. O sacramento do Batismo, pelo qual somos configurados a Cristo, incorporados na Igreja e feitos filhos de Deus, constitui a porta de acesso a todos os sacramentos; através dele, somos inseridos no único corpo de Cristo (1Cor 12, 13), povo sacerdotal.

Mas é a participação no sacrifício eucarístico que aperfeiçoa, em nós, o que recebemos no Batismo. Também os dons do Espírito são concedidos para a edificação do corpo de Cristo (1Cor 12) e o crescimento do testemunho evangélico no mundo. Portanto, a santíssima Eucaristia leva à plenitude a iniciação cristã e coloca-se como centro e termo de toda a vida sacramental.”

A Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã A Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a Santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa.

A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja é ela mesma, a Eucaristia as significa e as realiza. Nela está o clímax tanto da ação pela qual, em Cristo, Deus santifica o mundo, quanto o culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por ele, ao Pai.

Com a Celebração Eucarística já nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos (Cf. 1Cor 15,28). Em suma a palavra, Eucaristia é o resumo de nossa fé: “Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma a nossa maneira de pensar” já disse Santo Irineu de Lião na sua obra “Contra os Hereges”.

“O batizado, ao fazer memória do sacrifício de Cristo, aprende a oferece-lo e, seguindo a dinâmica da oferenda pascal, vê-se como membro do corpo de Cristo e compreende que sua vida só tem sentido quando se associa ao sacrifício de Cristo e igualmente se oferece com Cristo ao Pai, fazendo de sua vida uma perfeita oferenda”.

Para terminarmos este tópico podemos nos perguntar: o que quis Cristo Jesus significar quando reuniu seus discípulos na ceia de despedida e deu-lhes a comer pão e beber vinho, dizendo-lhes que eram seu corpo e seu sangue, e dizendo-lhes que eram seu corpo e seu sangue, e recomendando-lhes que celebrassem aquilo em sua memória?

O que entenderam eles? Quais eram as categorias mentais da primeira comunidade cristã- todos eles judeus – para avaliar este gesto sacramental e o encargo de transmiti-lo às comunidades seguintes?

A cada missa que participamos fazemos memória deste sacramento que é FONTE E ÁPICE de toda vida na Igreja e o atualizamos. Não fazemos uma outra missa, mas prolongamos aquela última ceia pois ela foge do tempo terreno e entra no tempo eterno onde não há começo e nem fim. A Ceia foi só uma prolongado por nós a cada missa, onde nosso tempo se une ao tempo eterno. A nova e eterna aliança na pessoa de Jesus Cristo, o Cordeiro imolado

PERGUNTAS: A) Participar da eucaristia é um privilégio?; B) A eucaristia é fonte e ápice da vida cristã?; C) A comunhão com Cristo edifica a Igreja?; D) A eucaristia é sacramento de unidade que constrói unidade? E) A eucaristia é alimento que dá vida ao mundo?

CITAÇÕES BÍBLICAS COMPLEMENTARES: COMO SE CHAMA O SACRAMENTO DA EUCARISTIA: EUCARISTIA – Lc 22,19; 1Cor 11,24; Mt 26,26; Mc 4,22. CEIA DO SENHOR – 1Cor 11,20. FRAÇÃO DO PÃO – Mt 14,19; Mt 15,36; Mc 8,6.19; Mt 26,26; 1Cor, 11,24; Lc 24,13-35; At 2,42.46; At 20,7.11; 1Cor 11, 16-17. ASSEMBLÉIA EUCARÍSTICA – 1Cor 11,17-34. SANTO SACRIFÍCIO – Hb 13,15; Sl 116,13.17; 1Pd 2,5; Ml 1,11. COMUNHÃO – 1Cor 10,16-17.

EUCARISTIA (1ª PARTE)