RIT DA – Trabalhando em Rede pela Defesa Agropecuária Brasileira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Produção Integrada de Bovinocultura Leiteira Coordenadora de Projetos
Advertisements

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Encontro com professores
Programa SEBRAE-SP Gestão Ambiental
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
COMITÊ DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Lei /11 Habilitação Sanitária de EARPPs
Saúde e Segurança no Trabalho
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Apresentação do Projeto
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA VETERINÁRIA
Financiadora de Estudos e Projetos
Atuação do Banco do Brasil Eng. Agr. Leandro Capuzzo
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária
Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina
O Inova Agro é parte do Plano Inova Empresa
Projeto Extensão Industrial Exportadora
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Oportunidades e desafios para a inovação tecnológica na pós-graduação
Internacionalização de PMEs Brasileiras Evento de Encerramento
Rio de Janeiro – outubro/2005
Projeto Fortalecimento e Melhoria da Gestão da SDA
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária
Projeto ‘Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária’
Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária – RIT DA
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades Sistematização das.
Informativo da Extensão COORDENAÇÃO SETORIAL DE EXTENSÃO - CCB Janeiro 2005 nº 09.
Panorama da Saúde no Brasil
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 COMUNICAÇÃO PARA TT PROJETO OBJETIVOS  identificar os processos e instrumentos de comunicação que estão sendo utilizadas pelo CBP&D/Café para interagir.
Coordenador: Prof. Dr. Evaldo Ferreira Vilela (UFV) Fomento: CNPq e Fundo para o Setor de Agronegócios.
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
Demanda e Capacitação de Recursos Humanos em Biotecnologia
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
26 a 29 de maio de 2010 | Expominas | BH | MG. BH | MG | 2010 Antecedentes 2006: I Conferência Nacional de Defesa Vegetal Projeto Inovação Tecnológica.
Gestão pedagógica em EaD
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
24ª Reunião da COGEF Aracaju, 10 e 11 Ago 2014 Plataforma eleitoral do candidato André Cordeiro Gestão
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Mestrados Profissionais: Questões consideradas relevantes para consolidação.
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos CSA (Paraná) 1999 – Criados 164 CSA intermunicipais Fundamentados nas ULSAV Médicos Veterinários (DEFIS)
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Plataforma de Gestão Agropecuária. O que é a PGA? Plataforma pública informatizada de integração de sistemas, com objetivo de melhorar a qualidade e o.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
L I D E R A S C Dra Magaly Vaz de Souza Presidente Unimed Videira São Paulo, Julho 2015 Programa de Formação de Lideranças Associativas de SC.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Transcrição da apresentação:

RIT DA – Trabalhando em Rede pela Defesa Agropecuária Brasileira Coord.: Prof. Dr. Evaldo F. Vilela (UFV) Proc. 505.157/2007-1

Antecedentes Projeto ‘Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária’: fomentado pelo CNPq e Fundo Setorial para o Agronegócio (CT-Agro) com a proposta de identificar os gargalos do sistema de Defesa Agropecuária no Brasil e propor melhorias através de: inovação tecnológica formação de competências formação de redes sociais

O que é Defesa Agropecuária? A Defesa Agropecuária é uma estrutura constituída de normas e ações que integram sistemas públicos e privados, sob o principio aglutinador da preservação ou melhoria da condição zoofitossanitária, em todo o território nacional, garantindo, assim, a proteção da saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária, além da identidade, qualidade e segurança higiênico-sanitária dos alimentos e demais produtos agropecuários. pfs

Defesa Agropecuária Brasileira Visão sistêmica Decentralização Garantias sanitárias: nacional e internacional Defesa Agropecuária + Saúde Pública = Alimento Seguro Def veg

Defesa Vegetal Pragas Quarentenárias Ausentes (A1) Pragas Quarentenárias Presentes (A2) Pragas Presentes peças

Ambiente IESs ICTs Setor privado Órgãos oficiais

Mapeamento de tecnologias e competências Produto: Diretório de Expertise em Defesa Agropecuária e Mapas Tecnológicos Levantamento de demandas do setor produtivo Produto: Discurso do Sujeito Coletivo Setor Privado: visão e demandas Levantamento de demandas de órgãos de defesa Produto: Discurso do Sujeito Coletivo Órgãos de Defesa: visão e demandas Apoio à elaboração de propostas de MP Produto: Cursos de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária RIT DA – www.inovadefesa.ning.com Webdelphi Workshops de Integração Conferência sobre Defesa Agroécuária

1. Mapeamento de Tecnologias e Competências ICTs 1. Mapeamento de Tecnologias e Competências

21 ICTs visitadas, 152 entrevistas, 220 tecnologias/ competências UFRA (1) CPATU (2) CPATSA (5) Moscamed (1) CNPMF (2) Cenargen (5) UnB (5) UFMG (15) UFV (11) CNPGC (5) CNPGL (4) UFLA (7) CNPDIA (4) UFSCAR (1) Unesp (4) USP Pirass. (3) UEL (9) CNPMA (3) Unicamp (5) CNPF (2) IB (7) IPEN (1) USP (7) CNPSA (4) CNPUV (3) Esalq (8) UFSM (6) UFRGS (13) UFPEL (7)

Link para descritivo da tecnologia Espaço para comentários e sugestões do usuário, permite interação com pesquisador

Órgãos oficiais Setor privado 2. Levantamento de visão e demandas do setor produtivo e órgãos de defesa agropecuária

Levantamento de Visão e Demandas O que há de bom? O que há de ruim? Como envolver a sociedade? Que tecnologias são demandadas? Como o Brasil está se saindo lá fora?

Árvore de Problemas Definição de Objetivos Estratégicos Faltam agrotóxicos para a cultura. Árvore de Problemas Definição de Objetivos Estratégicos O registro é demorado demais. Faltam técnicos na área de registro.

Demandas (Exemplos) Sistema para gestão de serviços Sistemas de inteligência (para diagnose, por exemplo) GTA e GTV eletrônico CFO e PTV eletrônico Informatização dos processos Sistemas de rastreabilidade Bancos de dados intercomunicantes Redes de informação TI 60% Agrotóxicos: novas moléculas, tecnologias de aplicação Melhoramento de plantas e Biotecnologia Sistemas de diagnóstico Métodos alternativos para controle de pragas: feromônios, inimigos naturais Epidemiologia Agregação de valor a sementes Nanotecnologia Tecnológicas 52% 40% Não TI 48% Infraestrutura Arcabouço legal Capacitação técnica Certificação Articulação entre setor privado euniversidades Não Tecnológicas

Mestrados Profissionais IESs Mestrados Profissionais

MPs UFRA AGED Univasf UNEB UFRB IDAF ADAB UnB UESC UFG UFES Agrodefesa UFV UFU Unioeste UFMG UFPR UFLA USP UDESC UCS IES OEDSA UERGS UFRGS

MPs UFRA: MP em Defesa Sanitária Vegetal, com ênfase em Culturas de Relevância Econômica para a Amazônia UFRB: MP em Defesa Agropecuária UFES: MP em Engenharia de Produção aplicada à Defesa Agropecuária UFV: MP em Defesa Sanitária Vegetal UEL: MP em Medicina Aviária, Gestão e Empreendedorismo das cadeias produtivas avícolas UFMG + UnB: MP em Defesa Agropecuária UFPR: Defesa Sanitária Animal

Nível superior (>90%) Todas UFs Aprox. 1500 membros 38 anos Nível superior (>90%) Todas UFs Estudante Setor ICT Outros Privado IES OEDSA MAPA

CONF

Coordenação Evaldo F. Vilela evaldovilela@gmail.com Altino Rodrigues Neto altino@ima.mg.gov.br Inácio Kroetz inacio.kroetz@agricultura.gov.br Coordenação

Propiciar um espaço de integração dos agentes do sistema brasileiro de defesa agropecuária: órgãos de defesa agropecuária, setor empresarial, produtores, universidades e instituições de pesquisa e extensionistas Objetivo

Público-Alvo Fiscais Agropecuários Pesquisadores Docentes e pós-graduandos Empresários do Agronegócio Produtores Rurais Agroindustriais Exportadores e importadores Extensionistas Representantes de órgãos de fomento à pesquisa e pós-graduação Representantes de entidades de classe Número esperado de participantes: 1.200 Público-Alvo

Workshops de integração (Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária) Encontro dos Pesquisadores e Mostra de Tecnologias do Edital N. 064/2008 SDA/MAPA/CNPq Workshop FAO Reunião do Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária Encontro dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária Palestras e Cursos Mostra de TI para o Agronegócio Componentes

Produtos Fundamentos de Defesa Agropecuária Livro texto destinado a estudantes de Graduação e Pós-graduação Cenários e tendências para a Defesa Agropecuária no Brasil Livro oriundo dos Workshops de Integração na qual se apresentará uma visão de futuro com base nos pareceres de painelistas sobre os artigos apresentados Diretório Brasileiro de Expertise em Defesa Agropecuária Catálogo de tecnologias e competências, oriundo da Prospecção Tecnológica e do Edital 064/2008 (online e impresso) Produtos FIM

Resultado esperado do projeto

Resultado esperado Órgãos Oficiais ICTs IESs Setor Privado

Prof. Dr. Evaldo F. Vilela (Coordenador) Contato e informações Prof. Dr. Evaldo F. Vilela (Coordenador) Universidade Federal de Viçosa E-mail: evaldovilela@gmail.com Dra. Regina L. Sugayama (Consultora) Agropec Pesquisa, Extensão e Consultoria E-mail: regina.sugayama@agropec.agr.br Skype: rsugayama