REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMATAÇÃO.
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA Marina Alvarenga.
TRABALHOS ACADÊMICOS: apresentação
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
NORMAS DA ABNT.
Ambientação de jogos ABNT.
ESTRUTURA DE TRABALHOS ESCRITOS
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
Professora: Milena Vitelo Pereira de Mattos. Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. É uma.
Estrutura do Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Administração.
X Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS Santos São Paulo 31 de outubro e 1 de novembro de 2016 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES DA X MOSTRA DE.
F ACULDADE UNESC DE C AMPINA G RANDE – PB D EPARTAMENTO DE C ONTABILIDADE Estrutura monográfica.
Fulana da Silva (Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FAHESA/ITPAC) Fulano da Silva (Orientador) (Se.
1. Elementos Pré-Textuais 2. Elementos Textuais 3. Elementos Pós-Textuais TRABALHOS ACADÊMICOS.
Metodologia da pesquisa Profª Liane Carly Hermes Zanella
Fulano (a) da Silva (Acadêmico (a) do Curso Bacharelado em Administração) Professor : Alaércio Aparecido de Oliveira
ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA RESENHA
Orientações para elaboração dos Relatórios das disciplinas das Áreas de Ciências da Natureza e Matemática.
ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS
Regina Horta Serviço de Atendimento ao Usuário
ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA TRABALHOS ESCOLARES
O QUE É UM ARTIGO CIENTÍFICO?
TÍTULO DO PÔSTER EM MAIÚSCULAS, TIPO ARIAL, TAMANHO 52, NEGRITO, COR PRETA E CENTRALIZADO COM NO MÁXIMO 20 (VINTE) PALAVRAS Nome do autor 1 (vinculação);
XXIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIFEI
Nome completo bolsista*, Nome completo orientador
SOBRENOME, Autor 1. , SOBRENOME, Autor 2…
Formatação e referências bibliográficas
Rede Arco Norte Polo de Inovação
27º Simpósio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
I WORKSHOP INTERDISCIPLINARIDADES, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
do primeiro autor. O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1; SOBRENOME, Autor.
TÍTULO DO PÔSTER EM MAIÚSCULAS, TIPO ARIAL, TAMANHO 52, NEGRITO, COR PRETA E CENTRALIZADO COM NO MÁXIMO 20 (VINTE) PALAVRAS Nome do autor 1 (vinculação);
I Mostra de Iniciação científica Colégio Salesiano Sagrado Coração
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA CAPA, FOLHA DE ROSTO E SUMÁRIO
TÍTULO: LETRAS MAIÚSCULAS NA FONTE ARIAL TAMANHO 54 EM NEGRITO CENTRALIZADO Autores: Fonte Arial 40 em Negrito, Centralizado, com Numeração em Sobrescrito.
TAL, Fulano de Instituição TÍTULO DO PÔSTER
NBR 14724/2011 Módulo 4: Estrutura do trabalho acadêmico.
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: DESCOMPLICANDO João Victor Lira Dourado.
VI SEMANA DE ENGENHARIA DO SUDOESTE DA BAHIA
Como fazer uma citação
TÍTULO DO TRABALHO COM LETRAS MAIÚSCULAS, NEGRITO E CENTRALIZADO
COMO se FAZ UMA TESE EM CIÊNCIAS HUMANAS Umberto Eco
FORMA GERAL DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ARTIGOS CIENTÍFICOS APRESENTAÇÃO.
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
Fulano da Silva (Orientador)
Nivelamento de Informática Microsoft Word Formatação Trabalhos ABNT
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE ARIAL OU TIMES, TAMANHO 60, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO E CENTRALIZADO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME,
FORMATAÇÃO.
Modelo para Dissertações e Teses
28º Simpósio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
TÍTULO, CENTRALIZADO, TAMANHO 48, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO, IGUAL AO TÍTULO DO RESUMO SOBRENOME01, Fulano1; SOBRENOME02, Ciclano2; SOBRENOME VOLUNTÁRIO,
Maria Bernardete M. Alves e Marili I. LopesUFSC/2006 Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Maria Bernardete Martins Alves.
Fulano da Silva (Orientador)
FORMATAÇÃO.
CAMPUS XVIII VIII SEMANA ACADÊMICA
SISTEMA DE BIBLIOTECAS
Formatação no Office Word 2016
Semana Internacional de Engenharia e Economia FAHOR – SIEF 2019
RESULTADOS E ANÁLISE DOS RESULTADOS, VERDANA, FONTE 44
COMO FAZER UMA MONOGRAFIA
TÍTULO DO TCC 20xx-x 1. INTRODUÇÃO 4. METODOLOGIA 2. OBJETIVOS GERAIS
Primeiro autor; segundo autor2; x autor3
SISTEMA DE BIBLIOTECAS ARTIGOS TÉCNICOS E/OU CIENTÍFICOS
Comitê de Sustentabilidade
Padronização de Citações e Referências (ABNT 10520:2002 e 6023:2018)
Eduardo Henrique Silva Melo1, Durval Nolasco das Neves Neto1
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
NORMAS EFORMATAÇÃO DE TRABALHOS
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ DIRETORIA GERAL DE BIBLIOTECAS
Transcrição da apresentação:

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Formato Os textos devem ser apresentados em papel branco ou reciclado, formato A4 (21 cm x 29,7 cm). Em cores preta, exceto as ilustrações. Recomenda-se, para digitação, a utilização de alinhamento justificado e fonte times new roman ou arial (Convenção) com tamanho 12. Em relação ao tamanho tem como exceção as citações diretas com mais de 3 linhas, números das páginas, notas de rodapé, fontes das ilustrações, das tabelas e quadros que devem ser digitadas com o tamanho 10.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Espacejamento Todo o texto deve ser digitado com espaço entre linhas de 1,5, exceto as citações diretas com mais de 3 linhas, notas de rodapé, referências, fontes das ilustrações e das tabelas, natureza do trabalho, nome da instituição que devem ser separadas por espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por uma linha com espaçamento simples. Os títulos das seções e subseções devem ser separados do texto que sucede e precede por uma linha com espaçamento de 1,5.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Margem As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm. Parágrafo O texto do parágrafo deve estar com a alinhamento justificado e a primeira linha com deslocamento de 1,5 cm (convenção). Notas de rodapé Anotações colocadas na parte inferior da página e separadas do texto por um filete horizontal de 5cm aproximadamente, iniciado na margem esquerda.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Indicativo de seção O indicativo numérico de uma seção precede seu título sem ponto, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. As seções primárias começam em uma nova página. Títulos sem indicativo numérico Os títulos, sem indicativo numérico, errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice, anexo e índice devem ficar centralizados , em negrito e com as letras maiúsculas.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Alíneas É possível que você faça usos de alíneas no texto. O trecho que antecede deve terminar com dois pontos; elas devem ser ordenadas por letras minúsculas seguidas de parênteses; com recuo de 1 cm na margem esquerda. A primeira letra do texto aparece em minúscula. Ao final da alínea termina com ; (ponto e vírgula), exceto a última que é finalizada com . (ponto). Ex.: O projeto ECT-ano 2000 teve os seguintes objetivos: fornecer a diretoria da empresa uma visão idealizada da organização para o ano 2000; estabelecer um plano estratégico abrangendo a década de 90, contendo as linhas de ação necessárias à caracterização do objetivo anterior.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Alíneas Em caso de necessidade a alínea pode ser dividida em subalíneas e devem começar por hífen (-) e abaixo da primeira letra do texto da alínea.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Paginação Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, no canto superior direito da folha (anverso). Quando o trabalho for digitado em anverso e verso, a numeração das páginas deve ser colocada no anverso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Sumário É a enumeração das principais divisões do trabalho com os seus respectivos números de páginas. Sendo apresentando no corpo do texto com a mesma grafia e formatação. 1 INTRODUÇÃO (Seção primária: Letras maiúsculas e negrito) 1.1 OBJETIVOS (Seção secundária: Letras maiúsculas e sem negrito) 1.1.1 Objetivo Geral (Seção terciária: Apenas as primeiras letras das palavras em maiúsculas e sem negrito) 1.1.1.1 Objetivo específico (Seção quartenária: Apenas a primeira letra da primeira palavra em maiúscula e sem negrito) 1.1.1.1.1 meta (Seção quinária: Letras minúsculas e sem negrito)

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Quadro Os quadros contêm informações textuais e numéricas e aparecem com os quatro lados fechados. Ex.: Quadro 1 – Áreas destinadas para leitura, estudos e acesso a informação Fonte: Universidade de Uberaba. Biblioteca Central (2004, p.8)

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Tabela As tabelas contêm geralmente informações numéricas e são utilizadas para representar dados estatísticos. Elas aparecem com as laterais verticais abertas. Ex.:

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Tabela Obs.: Em caso de tabela grande pode-se optar por: deixá-la isolada numa outra página; apresentá-la na posição horizontal; as tabelas de altura excessiva que não couberem em uma só página, podem ser continuadas nas páginas seguintes. Neste caso, a tabela interrompida não é delimitada por traço horizontal na parte inferior e, após a expressão “continua”, o cabeçalho é repetido no princípio da página seguinte.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Figura Compreende as imagens visuais extensivas ao texto. Figura 3 – RNA de propagação para frente de sinais Fonte: Carvalho (1998)

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Apêndice e Anexo Elemento opcional. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quando esgotadas as 26 letras do alfabeto.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Apêndice e Anexo Ex. de apêndice: APÊNDICE A - Avaliação numérica de células inflamatórias APÊNDICE B - Avaliação numérica de células musculares dobradas Ex. de anexo: ANEXO A – Representação gráfica de contagem de células inflamatórias

CITAÇÃO É a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. Tipos de citações: Direta; Indireta; Citação da citação.

CITAÇÃO DIRETA Composição: Nome, ano, página. Ex.: (LIMA, 1978, p. 10) ou Segundo Lima (1978, p. 10) Regras: Citação com até três linhas  Delimita por aspas. Caso a transcrição comece com letras minúsculas as aspas ficam antes do ponto, caso comece com letras maiúsculas as aspas ficam depois do ponto. Citação com mais de três linhas  Começa na linha seguinte, sem aspas, margem esquerda 4 cm, tamanho 10, fonte Times News Roman ou Arial, com espaço simples. Evitar citações longas (até 8 linhas)

CITAÇÃO INDIRETA Composição: Nome, ano, página. Ex.: (LIMA, 1978), (LIMA, 1978, p. 10) ou Segundo Lima (1978, p. 10) Regras: O número da página é opcional; Não é delimitada por aspas e não tem formatação especial.

CITAÇÃO DA CITAÇÃO Composição: Nome do autor da obra original, nome do autor consultado, ano, página. Ex.: Segundo Silva (1983, citado por ABREU, 1999, p. 3), afirma ... [o que segue pode ser uma citação direta ou indireta] Regras: No lugar da palavra citado por pode ser usada a palavra apud. Ex.: Fulano de tal apud beltrano (1999, p.20), afirma ... Na referência bibliográfica deve informar apenas o nome do autor da obra que teve acesso.